Você já pode testar o Vanilla OS 2

Oito meses após o lançamento do primeiro Vanilla OS, naquele tempo baseado no Ubuntu, agora você pode testar como está ficando o Vanilla OS 2, baseado no Debian.

O sistema imutável oferece uma experiência mais próxima de um GNOME puro, com um gestor de pacotes que utiliza contêineres de outras distros populares, como o próprio Ubuntu, Arch Linux, Fedora e Alpine, para permitir que o usuário instale aplicativos de todos esses sistemas, isoladamente.

Ainda em pré-alfa, o Vanilla OS 2 não se encontra em seu estado final, mas além de já estar rebaseado, agora é construído via Vib Images, ferramenta própria para a criação de imagens de contêineres. Temos mais novidades:

  • O particionamento agora permite ao usuário dividir pastas do sistema, como “boot” e “var” entre unidades de armazenamento diferentes;
  • Há uma nova página no instalador para a configuração de rede, com uma conferência de conexão aprimorada;
  • Foi adicionada a funcionalidade de recuperação de uma instalação pela imagem do sistema;
  • Suporte à criptografia da partição /var;
  • Foram resolvidos vários bugs de validação;
  • Há uma nova interface gráfica para o repositório APX.

Contudo, os desenvolvedores alertam que estão trabalhando para corrigir o tempo de instalação, que por hora pode ser muito longo, então, se for testar, não estranhe a demora. Aliás, essa é apenas uma preview do sistema, que ainda se encontra instável, inadequado para produção.

Relembre a primeira edição do Vanilla OS, ainda baseado no Ubuntu:

2 curtidas