Você está pronto para o Debian 13? - Diocast

Entre o conforto das distribuições prontas e o desafio de aprender com o Debian 13, onde você se encontra?

7 curtidas

O Raul tocou num ponto chave aí, eu setei um notebook pra minha esposa com Debian justamente por isso, ela só usa pra trabalho com texto e navegação, o Debian é perfeito pra isso. Deixei ele bem redondo e familiar com KDE, deixei o user dela sem sudo pra não correr o risco de quebrar algo e ensinei a instalar pelo flatpak usando a loja. É sucesso garantido. Raramente preciso fazer algo.

8 curtidas

Debian 13!!! :laughing:

Bom, gostei tanto do Debian 13 que acabei passando meu setup principal pra ele também. Finalmente o ancião ubuntu 22.04 foi substituido hehe.

3 curtidas

Oi pessoal, jâ tem um tempo que não instalo o debian.

Vocês sabem se o debian tem um auto-update?

Vou instalar em uma vm para ver como está.

1 curtida

Eu uso meu computador nos mesmos termos, basicamente para escrever e gerenciar tarefas. Meu notebook é mais antigo e não exige nada muito atualizado, e os apps que uso também são simples, como calendário, tarefas, edição de texto. O app mais ‘especializado’ que eu uso é o Obsidian, que instalo via flatpak rsrs
Então o Debian parece perfeito para mim, é instalar e não se preocupar mais. Porém, minha barreira sempre justamente a parte do instalar/configurar, a começar pelo site do Debian que é muito confuso. Estou seguindo as dicas que o Edson deu no vídeo sobre o Debian e acho que finalmente vou migrar.

4 curtidas

O Debian é bem tranquilo de instalar, geralmente é só escolher a opção netinstall (precisa estar conectado a internet na hora da instalação) no site e usar o instalador gráfico, é bem fácil e intuitivo de fazer, só ir lendo o que está escrito na tela e ir escolhendo as opções. Até particionamento hoje em dia ele faz tudo automatico pra bastante caso, até separar diferentes partições, LVM, encriptação etc.

1 curtida

É uma boa pergunta, eu geralmente uso cronn ou faço manualmente mesmo, nunca procurei saber. Acho que depende da DE que tu usa, como estou usando o i3 ele fica bem barebones, aí acabo resolvendo bastante coisa pelo terminal. Tô tentando sair um pouco do gnome hehe.

Aqui adicionei o pacote, quero ver se funciona. Vou testar..

Depois coloco o nome aqui. No momento não lembro.

Editado.

O nome é unattended-upgrades

2 curtidas

Segui um tutorial do Raul e instalei no boxes, e tb fiz as alterações que foram ensinadas no video do debian para habilitar repositorios, instalar drivers e etc.
Em princípio está tudo funcionando sem problemas nos meus testes.
A única coisa que não funcionou é que eu costumo copiar um esquema de cores pro libadwaita e colocar em ./config/gtk-4.0/gtk.css, mas o Debian não está lendo e mantém as cores padrão.
Não que isso seja um grande problema, é obvio, eu só prefiro deixar as janelas menos brancas no light mode pra ficar mais confortável.

1 curtida

Esse é um ponto crucial. Em qualquer distro. :wink: :grin:

Uma boa parte dos problemas que aparecem aqui no fórum é por falta disso. :grinning_face:

2 curtidas

Por aqui funcionando tudo como deveria! =P

1 curtida

Tentando descobrir se é melhor começar do zero ou fazer o upgrade.

Eu , como já tinha o Debian 12 mesmo , resolvi fazer o upgrade e se desse errado , instalaria do zero. No meu caso deu errado mesmo e fiz um instalação limpa,fazendo a partição manual, por que ele cria uma swap muito grande no meu caso (20GB RAM / 13GB SWAP). Até agora tudo ok.

Pois é, são tantos procedimentos para upgrade, que estou achando melhor partir do zero.

Tenta

sudo apt update
    sudo apt upgrade
    sudo apt full-upgrade
    sudo apt --purge autoremove
1 curtida

Eu atualizei o notebook da minha esposa do 12 pro 13 bem tranquilo, só segui a cartilha do próprio Debian e fui fazendo, tomando todo o cuidado. Claro que tu pode meter o louco e atualizar de cara, se não tiver nada que corre o risco de quebrar tipo repositórios de terceiros ou compilados próprios, esse tipo de coisa. Por isso que é bom usar quase tudo por flatpak que nessas horas é só meter o full-upgrade e partir pro abraço.

2 curtidas

O grande problema hoje em dia é a preguiça, ou falta de interesse (tô sendo meio malvado vai, essa lógica da internet atual praticamente te obriga a ter pouca atenção), de ler as coisas. Essa economia da atenção já alienou tanto a galera que qualquer texto de 10 linhas se torna insuportável e as vezes até impossível de ler. Ainda mais agora com essas pragas de IA sumarizando tudo.

De fato, ler um pouco resolveria 99% dos problemas. O próprio Debian, até o Arch, que é pintado como “difícil”, se resolve tranquilamente lendo a própria documentação do site.

3 curtidas