Você é um acumulador de lixo virtual? O que cada um tem feito para gerenciar/lidar melhor com seus arquivos locais nos HDs?

Somos 2 então! Huahuahuahuahuahua!!!
Não há comentários que eu possa dar, porque sempre nas minhas pastas “finais” ficam um pouco zoneadas.
As únicas pastas que posso citar são as de documentos fiscais e boletos, pois estas são pastas que tem de ter uma duração dos arquivos de pelo menos 5 anos. E mesmo assim dentro desta “organização” eu tenho os mesmos arquivos em XML, PDF e compactados, ou seja, arquivos em triplo.
Minhas pastas de trabalhos de designer, até que são organizadas, mas dentro das pastas de cada um dos projetos tem umas dúzias de arquivos, pois costumo salvar uma cópia do arquivo a cada mudança ficando coisas do tipo “Arq1, Arq2, Arq3” que são sequências dos mesmos projetos! rs

1 curtida

Olá @rasolar

Esta atitude que você tem relação a pasta Downloads, de guardar as coisas rapidamente em seu devido lugar ou deletar o inútil, é muito importante para não acumular itens desnecessários ao longo dos anos.

Também nos trouxe um ponto interessante: não guardar tudo, mas guardar coisas que possamos ter dificuldade de encontrar depois.

Sobre a pasta /Meus Projetos/Abandonados entendi perfeitamente. Apesar do nome escolhido, a pasta se refere a projetos “pausados” ou “parados” por um tempo. É muito diferente de lixo e está de acordo com nossa vida: tem períodos que estamos mais envolvidos com algo, outras coisas “pausamos” e continuamos depois. Não é lixo, são algo como “esforços de projetos em desenvolvimento”.

Sobre a referência que fez da situação de desorganização em que a pessoa não se encontra em meio aos arquivos, fico feliz de que você não se permite chegar neste ponto. Certamente, este é o sonho de muitos.

Grato pela participação!

1 curtida

Oi @Ana

Ao ler o que você escreveu pude lembrar de algo que percebo ser muito importante para contribuir na questão da acumulação digital, que é o seguinte: A velocidade com que baixamos arquivos ou produzimos eles é mais rápida do que a velocidade em que conseguimos, durante nossa rotina, dedicarmos esforços para a organização deles. Afinal, o acesso a baixar um arquivo está a uns poucos links. Criar, produzir arquivos demanda um pouco mais de esforço, porém organizar exige mais. Ainda mais se deixar acumular ao longo de anos.

Isso é bem simples de perceber. Não importa a realidade: quem está na faculdade, quem está trabalhando, tem um negócio, etc. O volume de arquivos que recebemos produzidos por outros ou o que a gente também produz é grande. Organizar arquivos digitais em geral não costuma estar associado a nossa principal atividade financeira e outras demandas importantes da vida (família, etc). Pronto: Cenário perfeito para acumular. Perceba as exceções que ocorrem em geral na vida das pessoas, muita gente mantém bem organizada suas pasta de faculdade, as pastas relacionadas com seu trabalho, a parte de contabilidade e questões financeiras (nota fiscal, prestação de contas, etc), por estar de certo modo associado ou com sua vida financeira ou a aspectos importantes de sua vida no momento. Principalmente se envolve compromisso e responsabilidades com outras pessoas ou instituições. O resto vai ficando para o dia que der, o “dia do nunca”, vai virando lixo digital, por falta de tempo ou prioridade.

Gostei do modo como você relata sobre o processo que faz na pasta Downloads e no processamento de arquivos e renomear pastas para se organizar digitalmente. Neste processo elimina o inútil e preserva e organiza o que considera importante. Também gosto de ter um tempo na semana (sua dica dos 15 min) para processar potenciais arquivos que se acumulam.

Grato por sua contribuição.

1 curtida

Na verdade é mais pra “abandonado” mesmo, mas admito que – em umas raras vezes – já resgatei alguns projetos dessa pasta. Mas, via de regra, tudo que está aí dentro não será mais tocado por mim.

É que eu simplifiquei meu esquema de pastas. Ainda tenho a pasta /Meus Projetos/Na gaveta onde aí sim guardo os projetos pausados ou que mexo pouco.

Não deleto os projetos da pasta /Meus Projetos/Abandonados porque anos (ou muitos meses) depois posso me arrepender de tê-los descartado ou por pura nostalgia de rever os projetos inacabados de quando eu era adolescente.

Olá @thespation

Os frequentadores daqui gostam de organizar comunidades, associações... kkk. Questão de acumular lixo virtual já independe de sistema operacional. Além disso, SDA se diferencia por já ser estilo de vida, quase uma condecoração para alguns, algo de status... Brincadeira...kkk.

Sobre o tema principal da postagem (lixo virtual):
Realmente, hoje em dia utilizar serviços em nuvem como backup (ainda mais por estarem “localizados” longe da sua mídia local) tem sido um recurso interessante.

Para o caso de programas e outros arquivos que se tornam obsoletos rápido, realmente, gravar em CD ou DVD acaba sendo inapropriado mesmo.

Grato pela participação.

1 curtida

@DenisCampos ,

Em sua manifestação percebe-se o quanto serviços e soluções que surgem ao longo dos anos em informática/na internet mudam a relação que temos com os arquivos e com a informação.

Soluções como NAS, os serviços de armazenagem em nuvem e serviços de entretenimento diversos realmente mudam nossa relação com arquivos, livros, músicas, vídeos e todo tipo de conteúdo, sejam de criação própria ou de terceiros.

Aliás, percebo que estes serviços vão criando sua própria forma de organização e disponibilização dos materiais. Alguns hábitos que temos de organizar e lidar com nossos arquivos locais por vezes são influências adquiridas por usar estes diversos serviços.

Por fim, ter acesso a todos os arquivos já indexados e organizados, em uma busca na “caixa de pesquisa” é algo muito atrativo para as pessoas… as faz poupar tempo, mesmo em meio a um ambiente com muitos arquivos. Não é a toa que a maioria dos serviços de nuvem e entretenimento e até gerenciadores de arquivos dos sistemas operacionais, algo que não pode faltar é o ícone ou caixa de pesquisa.

Grato por sua contribuição.

Olá @Dio e @Diolinux ,

Grato por sua colaboração em vídeo com o tema da postagem: Você é um acumulador de lixo virtual/digital?

Gostei das suas sugestões de softwares, para identificarmos os arquivos que ocupam mais espaço em nossas mídias de armazenamento, etc. Uma das perguntas mais importantes que vejo foi a que você fez em certo ponto do vídeo: “Você realmente precisa deles (dos arquivos)?”

Se sim, se precisa dos arquivos, não tem problema nenhum, gerencie, organize, guarde. Importante também é revisar e fazer a mesma pergunta alguns anos depois: nossa percepção sobre algo pode mudar ao longo dos anos. Se ainda precisa, guarde. Se já não precisa daqueles arquivos, cabe a pergunta: O que ainda estão fazendo no seu pc/celular? Já não seria a hora de deletá-los? Usar serviços de nuvem entre outros recursos de softwares locais, nos ajudam muito organizar nossos arquivos e ter uma boa vida digital, como você nos sugeriu.

Para mim, um dos fatores que leva muitas pessoas ao acúmulo de lixo digital, é a falta de disponibilidade ou prioridade de tempo para se livrar do lixo diante de outras prioridades da vida, já que na vida digital o acúmulo de arquivos é muito mais “fácil”, estando a poucos links (principalmente quando não é você que produz o arquivo). Se desfazer de algo já exige uma certa análise, baixar nem sempre exige análise, pois pode-se “baixar para ver depois”. Apego a arquivos também favorece o acúmulo.

Enfim, não existe “receita de bolo”, “receita universal” para lidar com o lixo virtual/digital. Na essência cada um é que vai definir o que é lixo ou não. Afinal, arquivos antigos podem ser textos, planilhas, fotos que representam memórias, algo que não se quer ou se pode deletar, ou pode ser simplesmente lixo. A questão de acumular lixo virtual ou não, como tantas outras coisas relacionadas com o ser humano, diz mais respeito a hábitos/comportamentos e disponibilidade de tempo para liberar mais espaço digital, se preciso for é claro.

Mas de vez em quando, sempre me vem a pergunta: "Você é um acumulador de lixo virtual/digital?
A partir daí é hora de pensar e agir a respeito…

OBS: Dionatan, grato a você, as pessoas que trabalham contigo e aos membros do fórum, por todo o conhecimento compartilhado sobre tantos temas do mundo digital e sistemas operacionais. Tenho te acompanhado faz um bom tempo e durante estes anos tenho e sigo aprendendo sobre Linux e tantos outros temas da nossa vida digital.

Desejo que este ambiente criado pelo Diolinux seja sempre um local favorável tanto ao aprendizado, quanto exemplo de interação respeitosa e um bom uso da internet. Grato!

3 curtidas

Sou uma pessoa com um apego muito estranho aos meus bytes organizados de maneira única para determinados fins (ou se preferir: arquivos). Tenho vários backups (o que seria equivalente a um armazem na vida real) onde guardo músicas, mangás, livros, pdf’s, apostilas, videos, ISO’s (emuladores de todos os tipos) e outros tipos de entretenimento em hd’s externos espalhados em minha casa que coleciono desde 2012. Quase nunca uso, mas não sei pq é muito importante pra mim guardar coisas que temo perder, pois vários links destas que eu guardo já inexistem e possuo um grande medo de perder minhas tralhas. Enfim, só que falar da minha vivência e empatia quanto ao tema e como o material virtual tem sido cada vez mais importante e significativo em nossas vidas. Abraços

2 curtidas

cara eu tenho toc em ver sistemas bagunçados … tem q ta tudo na sua estante organizado e limpo(parecido ctg) exceto que procuro deixar apenas 1 versão antiga daquela tal coisa por preucação. e não guardo nada em home de sistemas (tanto linux/win). cada partição tem um fim denominado.

1 curtida

Não mesmo.
Tudo que eu quero/preciso usar por um longo período vai pra pastar de Documentos, tudo que eu preciso vai pra pasta do MEGA (que sincroniza com a nuvem) e tudo que eu quero brincar deixo na pasta de Downloads e já vai embora ali mesmo (minha pasta de Downloads é minha “quarentena” praticamente e tudo que eu baixo ou transfiro pro PC vão ou eu mando pra pasta Downloads pra depois fazer o que eu queria com os arquivos).

As vezes eu sou tão paranóico com isso que eu limpo a pasta de cache do gerenciador de pacotes (yay -Sc --noconfirm && yay -Rsn --noconfirm $(yay -Qtdq)) e faço um rm -rf ~/.*

2 curtidas

kkk desse jeito…

Eu que diga, tenho atualmente ao redor de 23 TB de informação e continuando…
pior que pela minha profissão eu preciso de tudo. é horrivel a sensação de sempre ter cada vez menos espaço em disco e ter que comprar novos HD’s antigamente de 1TB, depois de 2TB, agora de 8TB