Você conhece o framework, para python, Reportlab? Ele é ótimo para diagramar arquivos diversos

Amigos Dev’s, atualmente, meu hobby é escrever sobre tecnologia que me surpreende para poder ajudar outros Dev’s.

E por isso venho divulgar e pedir críticas sobre meu artigo:

https://medium.com/@maciel.ferro/fazendo-um-documento-pdf-com-o-reportlab-ea59e4bf3d3d

No artigo argumentativo e informativo, ensino como criar uma ficha de clientes simples e como exporta-la para o clássico PDF.

2 curtidas

Vou ver. Eu sempre quis fazer isso para fazer uma coletânea de imagens com textos, como se fosse uma apresentação no PowerPoint.

Será fantástico se consegui fazer isso.

Valeu pela dica.

1 curtida

Eu até consegui colocar imagens, mas fica muito difícil explicar… Espero que consiga implementar ao seu projeto e se precisar de alguma ajuda pode me chamar.

Notei um problema técnico no artigo, nos blocos de código as aspas simples (') foram trocadas por aspas “elegantes” () que dão erros ao copiar e colar:

    SimpleDocTemplate(’test.pdf’,pagesize=A4,title=test.pdf),author=’your name here’,creator="your name here or project",subject=f"Customer File",keywords=f’Client’,producer=’Project is using: Reportlab Library’)
                      ^
SyntaxError: invalid character '’' (U+2019)

No fim do artigo também apareceu uma variável self que não é declarada em nenhum lugar código. Quem é familiar com o OOP do Python sabe que isso é um sinal de que você criou uma classe para gerar o documento, mas quem não é e esbarra com seu artigo se pergunta de onde ela veio.

1 curtida

Cara, obrigado. Mas não lembro de ter criado uma classe ou função, contudo, lembro que a versão do Reportlab que usei necessita do self.

Contudo, irei arrumar o artigo, muito obrigado pela crítica. Mas você poderia me fazer um favor? Se possível poderia comentar isso lá na plataforma do artigo? É que assim passa retorno do público.