O WebP é um formato de arquivo desenvolvido pela Google, oferecendo taxa de compressão de imagens mais alta, com compressão tipo lossless (sem perdas) ou lossy (com perdas) .
A primeira reduz o tamanho em até 26%, se comparado ao png. A segunda, a redução é da ordem de 25% - 34%, idem ao jpg.
O principal benefício do WebP é produzir arquivos com a mesma qualidade de imagem em um arquivo menor. E pode ser usado para animação, perfis ICC, metadados XMP e Exif. Também suporta transparência, além de outros recursos.
Quais navegadores suportam o WebP?
O Google Chrome suporta WebP nativo com perdas, sem perdas e de animação, desde que você esteja usando as versões mais recentes.
Firefox, Opera e Microsoft Edge também oferecem suporte a todos esses formatos. Não há suporte WebP para o aposentado Internet Explorer. O Safari 14 também o suporta, para dispositivos Mac e iOS.
Pale Moon, um navegador popular de código aberto derivado da Mozilla, bem como o navegador Google Chrome para Android, suportam formatos WebP com e sem perdas.
O WebP pegou e ganhou popularidade por várias razões. Além das taxas de compactação maiores, que ocupam menos largura de banda, ela é entregue apenas quando o navegador suporta, ao contrário dos outros formatos.
O WebP não é mais limitado pelo sistema operacional e está disponível no Linux e no macOS.
Tamanhos de imagem menores aceleram os tempos de carregamento de páginas da Web. Se você está buscando a otimização máxima do seu site, um arquivo WebP é uma das melhores ferramentas disponíveis para você.