Você ainda tem privacidade?

Confira o post completo no blog: Você ainda tem privacidade? - Diolinux

Vivemos em um mundo moderno, onde sempre estamos conectados a internet e muitas das vezes não nos damos conta do quanto estamos expostos e acabamos perdendo nossa privacidade no processo.

5 curtidas

Acho que dá para abstrair mais um pouco, no texto deste tópico, só para deixar ainda mais encorpado:

https://plus.diolinux.com.br/t/evitando-a-botnet-impossivel/20604

3 curtidas

Querendo ou não viver, fazer um trabalho reconhecido, etc… Exigem algum nível de imagem pública, uma coisa é privacidade, outra é viver na paranóia de não querer existir na internet e não deixar um rastro da sua personalidade.

2 curtidas

Entendo como os dados dos usuários geram receita para as empresas, mas opinião própria é que essas empresas deveriam ter uma opção para o usuário pagar uma mensalidade em favor da privacidade ou não ver anúncios. Um exemplo é o youtube premium, onde através de uma mensalidade não precisa mais ficar vendo os anúncios.

Esses dias eu estava lendo sobre a história do zipmail no wikipedia, onde o objetivo do e-mail grátis era conhecer e ter acesso a uma grande base de usuários. Isso lá nos anos 90! Por conta disso que eu acho que o objetivo das empresas não é tanto ganhar dinheiro vendendo o serviço em si, mas sim minerando os dados e hábitos dos usuários que vale muito mais do que o preço do serviço.

Procurei por diversos serviços de e-mail, quase todos deixam claro nos termos de uso que vão coletar os dados do usuário (até aí normal porque é realmente necessário) e usar para publicidade ou repassar para empresas parceiras (aí eu acho inaceitável). No final o jeito mais barato de ter um e-mail que não seja alvo de mineração de dados é criar seu próprio servidor e assinar um email (R$40 do dominio + 60,00 do host por ano). Talvez eu esteja descobrindo um nicho de mercado ainda não explorado! O email pessoal privativo brasileiro, pois os emails privativos do exterior tem preços “baratos em dolar e euro” que são proibitivos pro brasileiro. Quem vai pagar R$ 100,00 por mês se um webhost de email custa 100 por ano?

Voltando ao post do blog, é uma troca privacidade/comodidade… Esses dias fiz o download de todos meus e-mails do google e importei pro thunderbird. Agora eu sou responsável por cuidar desses dados, backup etc… Perdi a facilidade de pesquisar um email de qualquer lugar do planeta, agora eu preciso estar na minha máquina para fazer essa pesquisa (dica: a pesquisa do thunderbird é tão boa quando a do google pra achar emails). Porém eu deixei de ser o cara que viajava tanto e essa facilidade deixou de ser interessante… Por consequência também não preciso mais receber notificações de email no celular, e consegui deslogar minha conta google do celular (o e-mail era o que mais me prendia)

Como bem falado, o smartphone é a versão moderna da teletelas. Então eu acho que ele é o ponto fraco da privacidade dos tempos atuais. Ele é o “rastreador de humanos” em tempo real. Resolvi dar uma olhada no contrato das operadoras de telefonia e respeita bastante a privacidade. Por exemplo os dados coletados por eles não podem ser passados para outras empresas e divulgados apenas por força de decisão judicial. Embora eles saibam onde eu estou através da triangulação do sinal do celular, eles não podem passar isso a terceiros. O ponto fraco acaba sendo exatamente o smartphone, onde um aplicativo que tenha acesso a essa informação pode passar a localização tanto pelo GPS quanto pela coleta das antenas ativas (entre outras dezenas de métodos!).

Muitos dirão que isso é bom porque você recebe publicidade daquilo que se interessa ao invés de anúncios aleatórios. Meu ponto filosófico são as perguntas: Como eu sei que eu quero algo por minha vontade? Como eu sei que essa vontade não foi inserida em mim? A ciência já sabe que o ser humano é sugestionável, que tem comportamento de manada. Então cada decisão demanda um esforço extra para analisar essa vontade, principalmente nos tempos atuais onde somos bombardeados por sugestões o tempo todo e ainda por cima concordamos com isso pelos termos de uso! Quero a pizza porque me deu vontade, ou porque vi anúncios de pizzas apetitosas? (olha lá vc já está pensando numa pizza agora!!! Clique aqui e compre agora!) No fim a decisão é sempre pessoal e não podemos responsabilizar outras pessoas por nossas escolhas, então cabe a cada um ser senhor das próprias vontades, e não mais um humano robotizado que está sendo manipulado pelas sugestões.

7 curtidas

Eu estava formulando um pensamento mas, acabou que sendo anulado pois, na minha opinião esta resposta seria a solução deste tópico! Excelente explicação @Deleterium :pray:

3 curtidas

A resposta é não: