Vmware vs virtualbox

Olá, pessoal!

Resolvi abrir esse tópico porque percebi que as discussões sobre virtualização Linux no Windows estão bastante desatualizadas.

Atualmente uso o ZorinOS, especialmente pela interface e facilidade no uso do terminal, já que trabalho com desenvolvimento. Porém, devido à necessidade profissional, ainda preciso manter o Windows por causa do Adobe Illustrator e Photoshop, pois recebo projetos em formatos específicos e preciso usar bastante a GPU nas edições gráficas.

Dessa forma, decidi que seria melhor virtualizar o ZorinOS (Linux) dentro do Windows, ao invés do contrário, já que meu uso gráfico intensivo fica restrito ao Windows, enquanto no Linux o uso da GPU será menos exigente (Docker, IDEs, compilação etc.).

Minha principal dúvida é sobre desempenho:

• Há muita diferença prática entre VMware e VirtualBox em desempenho?
  • Alguém com experiência semelhante poderia compartilhar impressões ou recomendações?

Meu hardware atual:

• CPU: AMD Ryzen 5600X
  • RAM: 32GB 3200MHz
  • GPU: NVIDIA RTX 3060 Ti 8GB
  • SSD: 1TB NVMe
1 curtida

Boa noite rapaz.
Agora fiquei curioso, antigamente os emuladores de sistemas operacionais eram lentos, os de agora são rápidos como se tivesse numa máquina real ?

Nunca usei VMware, mas por esses dias estive pesquisando a respeito e me deparei com o seguinte:

Eles estão largando o código proprietário VMware em favor do KVM, e fazendo o mesmo no Windows. Ou seja, vão usar o mecanismo nativo do sistema. Não sei qual é a situação do VirtualBox.

Vmware é anos luz mais rápido e responsivo que o virtualbox para virtualizar distros linux, virtualbox não vale nem a pena fazer uma pesquisa no google para achar a página de download.

2 curtidas

Pra virtualizar qualquer coisa**
Mas as questões de requisitos ainda dão um ponto de uso no virtualbox

Essa nova versão do Virtual Box 7 que testei recentemente estava com vários bugs na parte de rede e na passagem de parâmetros do processador para o hospedeiro, VMware funciona muito bem.

não como se fosse uma real, mas acho que estão melhores. principalmente os baseados no qemu

Deixe eu explicar..
Um exemplo:
Você tem o linux instalado no PC real e o windows no virtual, você trabalha com o CorelDraw do windows que está instalado no virtual. O desempenho é o mesmo ? Dá pra trabalhar assim ?

Lembrando que o sistema virtual tem o arranque parecido como se estivesse instalado no HD convencional. Pelo menos nas versões antigas, não sei os de agora.
Essa é a minha dúvida.

Já usei os dois, e da pra falar que o VirtualBox é mais lento. Sei que não é o objetivo do tópico, mas o VMware é mais compatível com distros antigas.

Por exemplo: nunca consegui fazer nenhuma versão do Kurumin iniciar no VirtualBox. Já no VMware, eu consigo.

Mas por outro lado, o VirtualBox parece suportar mais tipos de formatos de discos virtuais. Talvez eu esteja falando besteira, mas é a minha impressão.