Resolvi abrir esse tópico porque percebi que as discussões sobre virtualização Linux no Windows estão bastante desatualizadas.
Atualmente uso o ZorinOS, especialmente pela interface e facilidade no uso do terminal, já que trabalho com desenvolvimento. Porém, devido à necessidade profissional, ainda preciso manter o Windows por causa do Adobe Illustrator e Photoshop, pois recebo projetos em formatos específicos e preciso usar bastante a GPU nas edições gráficas.
Dessa forma, decidi que seria melhor virtualizar o ZorinOS (Linux) dentro do Windows, ao invés do contrário, já que meu uso gráfico intensivo fica restrito ao Windows, enquanto no Linux o uso da GPU será menos exigente (Docker, IDEs, compilação etc.).
Minha principal dúvida é sobre desempenho:
Há muita diferença prática entre VMware e VirtualBox em desempenho?
Alguém com experiência semelhante poderia compartilhar impressões ou recomendações?
Boa noite rapaz.
Agora fiquei curioso, antigamente os emuladores de sistemas operacionais eram lentos, os de agora são rápidos como se tivesse numa máquina real ?
Nunca usei VMware, mas por esses dias estive pesquisando a respeito e me deparei com o seguinte:
Eles estão largando o código proprietário VMware em favor do KVM, e fazendo o mesmo no Windows. Ou seja, vão usar o mecanismo nativo do sistema. Não sei qual é a situação do VirtualBox.
Vmware é anos luz mais rápido e responsivo que o virtualbox para virtualizar distros linux, virtualbox não vale nem a pena fazer uma pesquisa no google para achar a página de download.
Essa nova versão do Virtual Box 7 que testei recentemente estava com vários bugs na parte de rede e na passagem de parâmetros do processador para o hospedeiro, VMware funciona muito bem.
Deixe eu explicar..
Um exemplo:
Você tem o linux instalado no PC real e o windows no virtual, você trabalha com o CorelDraw do windows que está instalado no virtual. O desempenho é o mesmo ? Dá pra trabalhar assim ?
Lembrando que o sistema virtual tem o arranque parecido como se estivesse instalado no HD convencional. Pelo menos nas versões antigas, não sei os de agora.
Essa é a minha dúvida.
Já usei os dois, e da pra falar que o VirtualBox é mais lento. Sei que não é o objetivo do tópico, mas o VMware é mais compatível com distros antigas.
Por exemplo: nunca consegui fazer nenhuma versão do Kurumin iniciar no VirtualBox. Já no VMware, eu consigo.
Mas por outro lado, o VirtualBox parece suportar mais tipos de formatos de discos virtuais. Talvez eu esteja falando besteira, mas é a minha impressão.