VMWare ou Virtualbox?

Bom dia;

Na época que tinha Mac, usava para virtualizar o VMWare Fusion, sempre foi ótimo, muito bem integrado ao sistema, já tinha usado ele em Windows também, até então sem críticas.

Quando vim para o Linux, usei muito o VirtualBox, o qual já havia testado no Mac, porém sempre foi mais lento em relação ao VMWare. Atualmente nem tenho ele mais no PC, venho usando o GnomeBox, porém vez ou outra, ele dá umas travadas, principalmente se alguma distro com interface KDE.

Também percebo que ele é muito limitado em recursos e configurações. Com o VMWare Workstation PRO gratuito agora, estou pensando em retornar ao VMWare, gostaria da opinião de vocês, se usam, qual usam e por quê optaram por este.

Eu uso os dois. O VMware, gosto dele po desempenho dele, que é realmente muito bom. Além do VMware ser mais compatível do que o VirtualBox no que tange a Distros antigas.

E o VirtualBox, uso para coisas mais específicas. Como na instalação de máquinas virtuais em VHD no Windows, já que ele é compatível com vários formatos de disco. Além de achar o VirtualBox mais simples de configurar.

Mas no geral, acho o VMware melhor e o VirtualBox mais simples.

2 curtidas

gosto do kvm

2 curtidas

mais um voto para o vmware

1 curtida

Qualquer um que te atenda. Softwares são ferramentas, e não time de futebol.

2 curtidas

Concordo contigo, minha experiência pode ser diferente de outras e isso por N motivos, como eu mesmo mencionei, vejo muita gente gostando do Gnome Box, porém para mim não está servindo, por esse motivo já estou usando o VMWare, o tópico aqui é mais para saber a opinião e uso de outras pessoas. Compartilhar opiniões e experiências mesmo.

exatamente como diz o @rapoelho:

Mas no geral, acho o VMware melhor e o VirtualBox mais simples.

o uso do VMware para emular MAC OS e o VitualBox para emular Windows/Linux/Android.

VMware pra mim é a melhor opção, mais estável

Dependendo do seu computador o VMWare pode ter um desempenho melhor. Porém, o VirtualBox é mais direto ao ponto sem perder configurações mais profundas.

1 curtida

gosto do VMWare Workstation que é free. O VirtualBox também é muito bom. Não senti diferença fora normal de nenhuma das duas.

1 curtida

Uso QEMU/KVM com Virt-Manager. Tem um desempenho excepcional e não quebra por causa de atualização de kernel. Só instalar e configurar uma única vez.

4 curtidas

Então eu recentemente instalei o VMWare Workstation mesmo e migrei minhas VMs para lá. Deu um pau no Gnome Box que vinha utilizando e achei o desempenho melhor que o VirtualBox Tanto que removi estes do meu SO.

Ainda não utilizei, mas vlw a dica, vou deixar anotado para fazer uns testes. Não quebrar em update é ótimo. Meu VirutalBox já quebrou bonito em um update de versão do Ubuntu.

1 curtida

Também uso QEMU/KVM com Virt-Manager.

Funciona muito bem.

3 curtidas

Olá,

Há muitos anos usei bastante o VMware, lá na época em que ainda tinha uma versão gratuita. Não lembro direito como era, mas acho que depois passou a exigir cadastro e a licença vinha por e-mail. E, por ser gratuito, se não me engano tinha só o Player, que basicamente servia para rodar máquinas virtuais já prontas, sem muita liberdade para criar e configurar tudo do zero.

Depois fui para o VirtualBox, que no começo achei muito bom. Só que, com o tempo, comecei a achar ele meio pesado e meio chato de instalar em algumas situações, principalmente no Linux. Às vezes precisava instalar um monte de coisa, compilar módulo, mexer com DKMS e por aí vai.

Quando conheci o Virt-Manager, já curti de cara. Além de ter a Red Hat por trás, achei o desempenho muito bom, consome poucos recursos e a ferramenta bem mais robusta e configurável. No meu uso, foi a que mais me agradou até hoje.

Depois de instalado para conferir se o seu sistema Linux atende aos requisitos necessários para rodar o virt-manager (QEMU/KVM) redondinho, use o comando:

virt-host-validate

A saída será algo assim:

Quem sabe compensa fazer um teste com o virt-manager heim! :laughing:

Abrass! :penguin:

3 curtidas

Muito obrigado por compartilhar estas dicas e comandos, vou testar com certeza. Sempre bom conhecer novas ferramentas. O VM é sensacional quando falamos em servidores, ja trabalhei em empresa que usava ele. Porém depois da compra da Broadcom ta só indo ladeira abaixo, não me surpreende se daqui alguns anos ele simplesmente desaparecer.
O que sustenta ele é que a base coorporativa ainda é muito grande e os custos de migração muitas empresas ainda preferem ficar ali, porém acho que isso é questão de tempo.

1 curtida

Na minha opnião esse é o melhor para o linux.

2 curtidas

se vc ja tem experiência com o vmware, eu iria nele pela melhor performance… mas se vc quiser mais simplicidade, virtualbox

2 curtidas

Como eu mencionei, eu atualmente estou usando o VMWare e o desempenho está muito bom. Fiquei tentado e acho que vou testar sim o QEMU/KVM com Virt-Manager.

3 curtidas