VideoLAN o famoso VLC celebra seu aniversário de 20 anos
O projeto VideoLAN e a organização sem fins lucrativos VideoLAN divulgaram em seu site oficial uma nota comemorativa, celebrando o 20º aniversário do projeto de código aberto.
O VLC originalmente começou como um projeto da associação de estudantes Via Centrale Réseaux ainda em 2000, mas o seu verdadeiro lançamento para o mundo foi em 1º de fevereiro de 2001, o diretor da École Centrale Paris, Sr. Gourisse, permitiu que todos os componentes do VideoLAN tivessem seu códigos liberados sob a GNU GPL.
Hoje, o VLC media player é usado regularmente por centenas de milhões de usuários e foi baixado mais de 3,5 bilhões de vezes ao longo dos anos. O VLC está disponível para Windows, macOS, Linux, Android (incluindo versões TV e Auto), iOS (e AppleTV), OS / 2 e BSD.
O VLC é um das soluções mais completas no segmento, suportando muitos métodos de compressão de áudio, vídeo e formatos de arquivo, incluindo DVD-Vídeo, CD de vídeo e protocolos de streaming. Ele é capaz de transmitir mídia em redes de computadores e transcodificar arquivos multimídia.
Segundo informações do comunicado, estão sendo planejados diversos eventos comemorativos online e também, um evento presencial para o segundo semestre (se a pandemia permitir). O VLC é onipresente nas distribuições Linux, sendo bastante raro não encontrar alguma versão dele nos repositórios das principais distribuições disponíveis atualmente.
Você tem alguma história curiosa com o VLC? Ele é seu player de mídia padrão? Vamos bater um papo sobre ele nos comentários.
Caraca, achei que o VLC tinha sido criado nos anos 90!
De qualquer forma, parabéns pelo aniversário! Ele é o melhor reprodutor de mídias, até mesmo tem suporte pra placa de captura, coisa que eu não esperaria em outro reprodutor.
E havia uma lenda de que o VLC para Windows era um malware… assim como o Chromium (esse sim real, não o navegador, mas os spywares o usavam como meio de zoar com o pc do usuário com sites como o Hao123)
Segundo informações encontradas em diversos site e que eu não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial:
“Certo dia, uma galera da VIA (um grupo de networking para estudantes com vários clubes, dentre eles o VideoLAN) apareceu bêbada com um cone. Eles, então, começaram uma coleção de cones (que hoje é bem impressionante, devo dizer). Algum tempo depois, o projeto começou, e eles decidiram usar o cone como logo.”
Sendo um projeto iniciado por estudantes universitários, eu não duvido muito que isso ao menos parcialmente verdade. O link mais próximo das fontes oficiais que eu encontrei foi este aqui.