VLC Player: 20 anos de história

VideoLAN o famoso VLC celebra seu aniversário de 20 anos

O projeto VideoLAN e a organização sem fins lucrativos VideoLAN divulgaram em seu site oficial uma nota comemorativa, celebrando o 20º aniversário do projeto de código aberto.

O VLC originalmente começou como um projeto da associação de estudantes Via Centrale Réseaux ainda em 2000, mas o seu verdadeiro lançamento para o mundo foi em 1º de fevereiro de 2001, o diretor da École Centrale Paris, Sr. Gourisse, permitiu que todos os componentes do VideoLAN tivessem seu códigos liberados sob a GNU GPL.

Hoje, o VLC media player é usado regularmente por centenas de milhões de usuários e foi baixado mais de 3,5 bilhões de vezes ao longo dos anos. O VLC está disponível para Windows, macOS, Linux, Android (incluindo versões TV e Auto), iOS (e AppleTV), OS / 2 e BSD.

O VLC é um das soluções mais completas no segmento, suportando muitos métodos de compressão de áudio, vídeo e formatos de arquivo, incluindo DVD-Vídeo, CD de vídeo e protocolos de streaming. Ele é capaz de transmitir mídia em redes de computadores e transcodificar arquivos multimídia.

Segundo informações do comunicado, estão sendo planejados diversos eventos comemorativos online e também, um evento presencial para o segundo semestre (se a pandemia permitir). O VLC é onipresente nas distribuições Linux, sendo bastante raro não encontrar alguma versão dele nos repositórios das principais distribuições disponíveis atualmente.

Você tem alguma história curiosa com o VLC? Ele é seu player de mídia padrão? Vamos bater um papo sobre ele nos comentários.

Links

https://www.videolan.org/press/videolan-20.html

10 Curtidas

Parabéns VLC!! :heart_eyes: :partying_face:

3 Curtidas

Parabéns ao Projeto VLC :pray: :clap: :birthday:

Uma curiosidade, Por que um cone de transito?

2 Curtidas

Caraca, achei que o VLC tinha sido criado nos anos 90!

De qualquer forma, parabéns pelo aniversário! Ele é o melhor reprodutor de mídias, até mesmo tem suporte pra placa de captura, coisa que eu não esperaria em outro reprodutor.

3 Curtidas

E havia uma lenda de que o VLC para Windows era um malware… assim como o Chromium (esse sim real, não o navegador, mas os spywares o usavam como meio de zoar com o pc do usuário com sites como o Hao123)

4 Curtidas

O pior é que tem YouTuber que fala isso até hoje, e de uma forma não irônica :rofl:

4 Curtidas

Segundo informações encontradas em diversos site e que eu não consegui confirmar em nenhuma fonte oficial:

“Certo dia, uma galera da VIA (um grupo de networking para estudantes com vários clubes, dentre eles o VideoLAN) apareceu bêbada com um cone. Eles, então, começaram uma coleção de cones (que hoje é bem impressionante, devo dizer). Algum tempo depois, o projeto começou, e eles decidiram usar o cone como logo.”

Sendo um projeto iniciado por estudantes universitários, eu não duvido muito que isso ao menos parcialmente verdade. :wink: O link mais próximo das fontes oficiais que eu encontrei foi este aqui.

:vulcan_salute:

4 Curtidas

Esse é um dos projetos que eu admiro bastante. Parabéns pra eles!!!

3 Curtidas

Feliz Aniversário VLC!

1 Curtida

Uma das maiores histórias de sucesso Open Source.

2 Curtidas

Pra saber se um programa OpenSource é popular basta olhar se ele está instalado nos computadores das escolas kkkk

2 Curtidas

Ou se ele é até mais popular que programas pagos e está presente até em computadores de gente que odeia Linux e afins.

2 Curtidas

O melhor é quando tem gente assim que adora o VLC e usa para ver seus filmes piratas kk

2 Curtidas

VLC consegue realizar uma união sinistra…

Usuários de Windows :handshake: Usuários de Linux :handshake: Usuários de MacOS

1 Curtida

VLC :handshake: All Operating Systems