VLC não executa arquivo a partir de disco extra

Bom dia!

Acompanho os conteúdos do Dio há um bom tempo, mas passei a utilizar Linux no meu SO padrão há pouco. Estou aprendendo muitas coisas novas, pois mesmo no Windows, não era um usuário muito sofisticado, que entendia o funcionamento do SO de fato.

A questão que estou enfrentando é a seguinte: o meu Ubuntu 20.04 está instalado em um SSD e adicionei ao equipamento um HD de 1 TB. Como utilizava-o no windows, copiei o conteúdo para um HD externo para formatá-lo em ext4. Feito isso, copiei os arquivos de volta pra ele e acessei normalmente pelo diretório ‘media’ (salvo o engano). Só que eu reparei que ele não montava automaticamente. Toda vez, para ele ficar visível, eu tinha que procurá-lo e abrir. Pesquisei na internet e encontrei uma forma de definir no fstab um local padrão para montagem e ficou do jeito que eu queria: uma pasta data no diretório / onde eu conseguia visualizar sempre o conteúdo do meu disco extra. Agora, tentei abrir uns arquivos .mp4 e não consegui, pois acredito que o app videos não tem os codecs necessários. Então baixei o VLC e tentei executar tais arquivos que estão no meu HD. Só que a pasta em que o disco é montado simplesmente não é listada na busca do Ctrl+O do VLC. Explorando o diretório e tentando abrir o arquivo com o VLC, o seguinte erro é retornado:

“Your input can’t be opened:
VLC is unable to open the MRL ‘caminho_do_meu_arquivo’. Check the log for details.”

Será que fiz algo de errado na edição do fstab ou não é possível executar a partir de um diretório dessa natureza mesmo?

No fstab, inseri uma linha com o conteúdo: /dev/sda1 /data ext4 defaults 0 0

Para abrir o arquivo, tive que copiar para a pasta Videos.

Obrigado!

1 curtida

Olá @hrsJesus :wave:t2:

O procedimento no fstab parece estar correto. Pode ser que o disco extra não esteja com as permissões necessárias, então o VLC retorna esta mensagem que não pode abrir o MRL (Media Resource Locator). :ghost: chmod 777 :skull: :skull_and_crossbones: Brincadeiras a parte, melhor não usar este comando. Vamos fazer o seguinte:

Eu não tenho um VM do Ubuntu para simular os passos mas, você consegue acesar as permissões clicando com o botão direito do mouse no seu disco extra ir em propriedades e depois permissões e mudar tudo para criar e deletar arquivos? Se sim, então depois de alterar todas as permissões, reinicia o computador e testa o VLC. Caso o contrário, então teremos de dar as permissões por Terminal.

1 curtida

E mais uma: o VLC está em flatpak, snap ou a versão do repositório?

2 curtidas

@Rodrigo_Chile, instalei pelo snap.

1 curtida

Ah, bem pode ser isso, o Snap tem dificuldades de acessar outras partições, é feito pra isso. Sugiro instalar a versão do repositório (deb)

2 curtidas

@RuKsu, vou tentar esse passo a passo. Como o disco não está sendo montado mais no diretório /media, eu mudei as permissões no diretório /data e reinicie, mas continua não abrindo nem aparecendo no explorador do Ctrl+O

image

1 curtida

@Rodrigo_Chile, eu até ia instalar via apt, mas quando visualizei no apt search que a versão não era a mais atual, fui no site do VLC e vi a instrução para instalação via snap e fiz. Mas vou tentar essa deb.

Atualizando, a versão que aparece no site é 3.0.12 e a do repositório é a 3.0.9.2. Fiz pelo repositório e funcionou, então vou ficar com essa mesmo. Acredito que se tivesse baixado o .deb no site, também daria para ter a 3.0.12. Essa do repositório atualiza quando eu executar sudo apt update && sudo apt upgrade e o repositório tiver sido atualizado?

Valeu!!

1 curtida

Olha, quando a Canonical colocar a mais recente no repositório deles, atualizará.
Quanto a tua outra partição, eu pensei em fazer outro tipo de montagem que ia facilitar um tanto tua vida… entretanto, se assim funcionou pra vc, tá bem!

2 curtidas

@Rodrigo_Chile, pode sugerir. Gostaria de entender melhor, sim. Me explique melhor, por favor, como essa alteração facilitaria minha vida.

2 curtidas

Isso mesmo, melhor mesmo usar o .deb pois a estrutura do Ubuntu é Debian based então atualmente melhor preferir sempre que possível pelos .deb :pray:t2:

1 curtida

A ideia é usar o Gnome Discos para montar essa partição automaticamente quando o disco é iniciado - podendo, inclusive, usar um nome que não “mnt/media/sopa-de-letrinhas”.

No meu setup, eu uso um SSD com três sistemas e um HD de 500 GB para montar o D: do Windows (em NTFS) e as duas /home de cada distro.

No caso aqui, a primeira coisa seria desfazer as alterações que vc fez já no fstab e deixar o Gnome Discos fazê-las pra vc.

Aí edita as opções de montagem:

Desse jeito que eu monto a partição /home da segunda distro, o Garuda, na primeira distro, o Manjaro:

Inclusive, é possível simplesmente montar essa sua partição como home nesse esquema (desde que seja ext4):

Daí é criar atalhos no Nautilus e nos apps usando o caminho que o Discos atribuiu

Espero ter me feito entender… qq dúvida, é só falar

PS: Sobre Snaps, prefira os Flatpaks (caso precise) e instale o Flatseal, é um poderoso gerenciador de permissões para Flatpaks. Ainda não vi nada igual para Snaps

2 curtidas

Depois eu vou explorar essa proposta e dou um retorno. Muito obrigado!!

1 curtida

Você poderia ter feito a edição das configurações de montagem do seu disco através da ferramenta “Discos” presente no Ubuntu.

Quando a questão do VLC, provavelmente você instalou através da Snap Store né. Ocorre que por padrão, os aplicativos no formato de pacotes Snap não tem acesso a todos os arquivos do computador, ficando limitado a pasta do usuário que está executado o programa ou, somente a pasta específica do programa. Em alguns casos, como o Snap do Firefox, só há acesso à pasta Downloads.

Você pode abrir a Snap Store, procurar por VLC e clicar em PERMISSÕES, nela você vai ativar o acesso a discos removíveis e a todo o sistema de arquivos, assim quando o VLC for executado novamente ele poderá acessar os arquivos em todas as pastas do computador.

1 curtida

@Rodrigo_Zimmermann, vou buscar entender melhor a ferramenta Discos. Antes de editar o fstab seguindo a dica que achem em um site, fiz a formatação por lá, mas não tinha tido o problema da montagem ainda e quando fui pesquisar por solução, esqueci de dar uma olhada lá de novo, pra ver se achava uma luz. Na verdade, sinceramente eu até demorei um pouco a achar a solução porque não entendia muito bem o problema. Só o que eu queria era saber se dava para aparecer no explorador como Windows ou aprender como seria a forma Linux de lidar melhor com o disco extra.

A instalação do VLC, eu só vi no site o comando e executei (sudo snap install vlc) e constatei que instalou a versão que o site indicava ser a corrente. Não sabia que se tratava de limites de permissão, mas cuidei que tivesse configurado mal o disco no fstab.

Muito obrigado pelos esclarecimentos todos!!

2 curtidas

Realmente você instalou o VLC em Snap, e por padrão não há acesso a discos removíveis.

Se quiser que o VLC enxergue os discos removíveis, terá que ir até a Snap Store, localizar o VLC e então clicar em PERMISSÕES e habilitar “removable-media”, ou ainda usar o terminal para digitar o comando:
$ sudo snap vlc:removable-media :removavle-media

Outra alternativa é instalar o VLC através do APT:
$ sudo apt install vlc

O APT obtém os pacotes de softwares diretamente dos repositórios online do Ubuntu, lá tem mais de 60.000 pacotes disponíveis. Para visualizar os pacotes disponíveis instale o programa Synaptic.

2 curtidas