VLC não executa arquivo a partir de disco extra

Bom dia!

Acompanho os conteúdos do Dio há um bom tempo, mas passei a utilizar Linux no meu SO padrão há pouco. Estou aprendendo muitas coisas novas, pois mesmo no Windows, não era um usuário muito sofisticado, que entendia o funcionamento do SO de fato.

A questão que estou enfrentando é a seguinte: o meu Ubuntu 20.04 está instalado em um SSD e adicionei ao equipamento um HD de 1 TB. Como utilizava-o no windows, copiei o conteúdo para um HD externo para formatá-lo em ext4. Feito isso, copiei os arquivos de volta pra ele e acessei normalmente pelo diretório ‘media’ (salvo o engano). Só que eu reparei que ele não montava automaticamente. Toda vez, para ele ficar visível, eu tinha que procurá-lo e abrir. Pesquisei na internet e encontrei uma forma de definir no fstab um local padrão para montagem e ficou do jeito que eu queria: uma pasta data no diretório / onde eu conseguia visualizar sempre o conteúdo do meu disco extra. Agora, tentei abrir uns arquivos .mp4 e não consegui, pois acredito que o app videos não tem os codecs necessários. Então baixei o VLC e tentei executar tais arquivos que estão no meu HD. Só que a pasta em que o disco é montado simplesmente não é listada na busca do Ctrl+O do VLC. Explorando o diretório e tentando abrir o arquivo com o VLC, o seguinte erro é retornado:

“Your input can’t be opened:
VLC is unable to open the MRL ‘caminho_do_meu_arquivo’. Check the log for details.”

Será que fiz algo de errado na edição do fstab ou não é possível executar a partir de um diretório dessa natureza mesmo?

No fstab, inseri uma linha com o conteúdo: /dev/sda1 /data ext4 defaults 0 0

Para abrir o arquivo, tive que copiar para a pasta Videos.

Obrigado!

1 curtida

Olá @hrsJesus :wave:t2: