Boa tarde!
Pessoal, alguém sabe me indicar algum tutorial para fazer aquela configuração para ver a velocidade real de leitura/escrita nas transferências USB?
Aqui no Kubuntu 22.04, quando copio um arquivo grande para o pendrive (ou muitos arquivos pequenos), ele mostra uma cópia super rápida, em poucos segundos, até uns 99% do total aprox. mas levam muitos minutos para que a cópia de fato seja concluída.
Gostaria de modificar isso, para visualizar os MiB/s real e evitar acidentes (no caso de outro usuário puxar o pendrive antes de terminar cópia e corromper).
→ Alguns anos atrás fiz essa configuração mas parece que o tutorial que utilizei se perdeu com o fim do site que segui.
Não sei se é bem isso que o vídeo abaixo mostra, que estas a procurar, mas se for talvez os procedimentos mostrados, estejam diferentes atualmente… E não possuo mais o KDE, para ter absoluta certeza, mesmo assim segue o vídeo…
Por fim caso o vídeo não lhe for útil, o @frc_kde possa te ajudar…
Existem várias formas, a mais simples é limitar o cache do sistema, para induzir o kernel a não mover todo o seu arquivo para RAM, modificando os parâmetros de kernel correspondentes:
Isso vai limitar o seu dirty_bytes a 128MB e o dirty_background_bytes a 256MB.
A maioria das soluções (incluindo essa) tem efeitos colaterais, se eu fosse você não tentaria tornar essa mudança permanente.
A melhor solução seria encontrar um programa de transferência de arquivos que implemente um cache em userspace, a maioria não faz isso, e os que fazem não fazem bem.
Eu cheguei a programar um por diversão um tempo atrás, mas cobre apenas o caso de uso mais simples, transferência de um arquivo, sem nenhuma funcionalidade extra. Um programa de transferência de dados robusto com um cache em userspace que funcione bem para diversos casos de uso não é trivial.
O vídeo deve ter sido feito com uma versão antiga do KDE, não existem as opções mostradas, e pelo painel de configurações do sistema elas também não aparecem. De qualquer modo obrigado pela ajuda.
Infelizmente não funcionou. Mesmo depois de ter reiniciado o pc. Abri o arquivo proc/sys/vm/dirty_bytes mas o parâmetro que vc me passou não foi para ele. Tentando editar como root em modo gráfico ele mostra uma mensagem de erro.
corrigi lá em cima também. Você pode verificar com
cat /proc/sys/vm/dirty_background_bytes
Essas alterações não sobrevivem ao reboot. E pode ser que você tenha que reduzir ainda mais esses valores, considerando o tamanho do arquivo, para induzir o kernel a mandar pedaços menores ainda para a RAM.
Eu recomendo dar uma testada em todos os programas que você usa. Vários programas usam o cache do kernel, esses valores podem provocar engasgos em tarefas sensíveis a latência, programas como OBS, firefox, chrome, etc.