Visualizar espaço em Disco no Linux

Fala galera!
Beleza?

Alguém ai sabe uma forma mais ¨visual¨ de ver o espaço em disco utilizado no Linux, Tal como é no windows, por exemplo?

Usei essa imagem acima como exemplo, para entenderem do que estou falando kkk

Eu uso o POP_OS. e aqui no nautilus eu preciso ir na pasta > click direito > propriedades
para ver o espaço livre.

Eu queria saber se tem alguma forma mais agradavel de ver essas informaçoes, tipo no windows mesmo.

É mais de curiosidade, e pq acho util pra mim. Já que constantemente eu loto meus HDs, é mais fácil para monitorar heheh

Se alguem souber, manda dicas ai

1 curtida

Não pense em termos de “Linux”. – Pense em termos de “Ambiente”, ou “Desktop Environment” (DE).

Ao contrário do Windows – que tem só um ambiente, padronizado – as “distribuições Linux” podem utilizar vários DEs diferentes.

• Cada “ambiente” (DE) tem seu próprio conjunto de aplicativos básicos (gerenciador de arquivos, editor de textos simples etc.) – que podem já vir instalados, ou podem ser facilmente instalados, formando um conjunto coerente com aquele DE. – Você também pode instalar aplicativos de outros DEs (KDE, Xfce, MATE, Cinamon etc.), mas isso vai exigir uma pá de “bibliotecas” desses outros DEs, de modo que seu Pop!_OS vai ficar mais inchado (mais espaço usado em disco), e o comportamento não será tão coerente.

Olhando pelo Distrowatch, vi que o Pop!_OS é focado em apenas 1 DE – o Gnome (personalizado).

Pesquisando «Gnome, “disk space”» no Google (aspas para forçar a busca pela expressão exata), encontrei esta página com algumas indicações de aplicativos próprios do Gnome. – Mas faça você também essa busca no Google, pois há muitas outras páginas sobre este assunto.

Eu não uso Gnome – prefiro sempre o KDE – por isso, os exemplos que posso mostrar são diferentes.

No Dolphin (KDE), o painel esquerdo mostra o percentual de ocupação das partições:

• Veja que estamos falando de “partições” – não de “discos”, neste caso.

Tenho muitas outras partições – mas prefiro que o Dolphin mostre só algumas – caso contrário, ficaria muito confuso, e pouco prático:

No rodapé, o Dolphin também mostra a ocupação de espaço na partição escolhida:

Observe que achei mais prático exibir os dados de todas as partições na segunda coluna do Conky, do lado esquerdo da tela – pois ali posso indicar as distros, em vez de “Linux1”, “Linux2” etc. como ocorre no Dolphin.

Conclusão: – O “ambiente” (DE) vai muito além da aparência, fluxo de trabalho, painel em cima ou embaixo etc. – O DE abrange todo um conjunto (maior ou menor) de aplicativos.

Há outros aplicativos que mostram o espaço usado / livre nas partições. – Por exemplo, esse Disk Manager, que eu tinha no MX Linux em 2020:

EDIT: – Encontrei essa outra imagem do Disk Manager, de 2019, no Devuan:

Um aplicativo “KDiskFree”, que experimentei no LMDE 3 Beta em 2018:

O KDiskFree no Debian em 2016:

Não falei do gnome-disk-utility, porque não tenho familiaridade com ele. – Ele faz “coisas demais” (inclusive, algumas bem perigosas), e evito usá-lo.

Também não falei do GParted (Gnome) nem do KDE Partition Manager, pois também não são “para ficar olhando” o espaço ocupado.

No Mint Cinnamon, o “Monitor de sistema” tinha essa aba em 2016. – Acredito que seja o gnome-system-monitor. – Pois é, a turma do Mint tem essa mania de personalizar um pouco e dar “outro nome”:

Já vi a mesma coisa, no antigo “Monitor de Sistema” do KDE (KSysguard), mas não era padrão. – Em algumas distros, já vinha com essa aba extra.

3 curtidas

Opa, tudo bem, tem sim, diversas formas na verdade.

1 - Usando o monitor do sistema:

Repare na aba “Sistemas de arquivos”.

2 - Usando o software “Analisador de uso de Disco” que já vem com o sistema

Ele é bem poderoso, temos um vídeo sobre ele já: https://www.youtube.com/watch?v=-ZRiTGqk_JM

3 - Clicando o botão direito em uma pasta e indo em suas propriedades

Essa opção mostra o tamanho da pasta com seus arquivos, mas também mostra outras informações, como o espaço livre também.

4 - Por fim, pelo próprio gerenciador de arquivos, em “outros locais”

Repare que em “Computador”, ao lado você tem essas informações, espaço livre/tamanho total.

Caso você monte os demais discos, ou seja, clique neles, essas informações vão aparecer também para as outras unidades, inclusive no monitor do sistema, no analisador de uso de discos, etc.

Bônus.

Obviamente o terminal pode te dar respostas também.

Eu gosto particularmente de dois utilitários, o duf e o ncdu.

sudo apt install duf ncdu

E o resultado deles:

O NCDU é uma versão em terminal do “Analisador de uso de discos” que eu mostrei antes.

E ainda tem alguns comandos nativos, que não requerem a instalação de pacotes adicionais, como o “df -h”, que é parecido do “duf”, porém, mais simples.

Abraços!

3 curtidas

Mas por que os valores que aparecem no "Monitor do “Sistema”, da primeira imagem, é diferente do “Analisador de Disco” e também do “duf”?

Se for referente à imagens do post do Dio, eles parecem ser de pastas diferentes ou mesmo computadores diferentes.

De qualquer forma, há uma certa diferença na contagem de espaço utilizado, soma do tamanho dos arquivos, espaço livre e espaço disponível. Isso é um pouco mais complicado e depende também do sistema de arquivos utilizado, além de recursos avançados que podem estar sendo utilizados (inclusive compressão transparente de arquivos). Mantendo-se no nível básico a norma é que vai haver uma diferença, então tome os valores como aproximados. Se quiser entrar no nível detalhado, então precisa ver caso a caso.

1 curtida

Olá @Mensala95, tudo bem contigo?

Outra opção para poder visualizar facilmente a ocupação de disco é usar uma extensão no caso do GNOME ou um applet no caso do Plasma. Essa extensão vai adicionar um ícone da área de notificação com a ocupação da unidade escolhida.

https://extensions.gnome.org/extension/5805/disk-usage/

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu sou antigão, uso o Conky. :grin:

1 curtida