Visualizador de impressão para fotos/imagens

Pessoal, eu trabalho com impressão de fotos e varias artes impressas, infelizmente eu tenho que usar o Windows para isso, mas hoje resolvi fazer o serviço de trazer tudo para o lado do Linux, na verdade é apenas isso que me falta para poder trabalhar 100% com o linux. Eu ja sou usuário de Linux há muito tempo, mais de 15 anos, e até hoje não achei nada que seja igual ao visualizador de impressão do windows. Quero ajuda de vocês para isso:

Veja, essa foto esta sendo impressa pelo KDE

Notem que não tem como eu saber como ela vai sair na impressão, eu ja fiz de tudo para imprimir por exemplo em folha inteira sem borda (sim eu sei que devo selecionar o A4 ou A3 sem bordas), mas acontece que ela sai pequena, ou sai no meio com uma borda gigante

Agora vejam se eu colocar no Gimp

A situação ja melhora, tenho a visualização de como vai sair, porém pequenas bordas. Eu não consigo fazer ele ficar inteiro como no Windows…

Agora vejam no Windows (imagem da internet)

A imagem fica inteira, eu sei que ela estica, porém as fotos/artes que faço em A4 e A3 tem uma pequena borda que pode ser perdida sem problema. E esse "esticar na verdade é um zoom que pra mim nunca fez diferença.

Alguém sabe uma maneira de ter um visualizador de impressão melhor ou igual a do Windows?
Como eu falei, falta apenas isso para eu trazer todo meu trabalho para o Linux, e não depender apenas de uma unica coisa da Microsoft!

Olá @willianholtz, tudo bem contigo?

Se você adicionar mais alguns passos no seu processo do Gimp é possível contornar essa “limitação” com alguma facilidade.

Basicamente, você só precisa garantir que a imagem a ser impressa esteja na proporção correta para o papel que será usado.

1. Defina a ferramenta de corte com proporção fixa (210:297).
  2. Na aba de impressão, ative a opção para ignorar as margens de impressão.
  3. Se necessário, utilize os controles para ajustar manualmente o tamanho da imagem na área de impressão.

Obs.: A ferramenta de corte apenas corta na proporção indicada, não afeta o tamanho real da imagem.

Espero que este seja o resultado que você estava procurando.

:vulcan_salute:

Fala @eddiecsilva , legal sua dica, mas e quando temos umas 100 imagens para imprimir? hehe é meio complicado ficar fazendo isso em todas a imagens. E eu testei aqui, algumas imagens mesmo fazendo isso, não ficam inteiras. infelizmente!

Você pode aprender a usar o script-fu do Gimp para cortar todas as imagens “automaticamente”, como as “Actions” do Photoshop. Não sei indicar como fazer isso, mas, é possível.

image

As imagens que não encaixarem automaticamente podem estar no formato errado ou basta ajustar aqui nos controles para cobrir a página toda.

Uma coisa que não entendi, você refila as imagens após a impressão? Ou tem um formato de papel maior com sobra para ficar no formato A4/A3 após a impressão?

Não não, geralmente as imagens que pego são as que fazemos, após a edição com o photoshop (por parte do meu irmão) ele me manda com uma sobra que pode ser perdida, não são todas, mas existem imagens que ao enquadrar ela pode cortar na hora da impressão, ja outras só seleciono a página inteira seja ela A3 ou A4 e mando imprimir. O fato é que no Windows, isso é super simples, seleciono as imagens sejam elas duas ou cem e mando mando imprimir tudo.

Também tem impressões que vão 4 imagens por folha que aqui no linux é chato.

Por acaso, você sabe como o usar o mesmo programa do Windows via Wine? Eu até tentei achar algo sobre, mas não conseguir encontrar …

Trocar de sistema e de programas obrigatoriamente vai gerar uma curva de adaptação, você vai precisar aprender truques novos para conseguir criar um fluxo de trabalho que chegue ao mesmo resultado. Eu precisei de quase 2 anos para migrar totalmente minha empresa para um fluxo de trabalho que me permite usar Linux 99% do tempo.

Se você realmente que tudo fique igual, meu conselho é que continue usando o Windows, ele te atende e você está totalmente adaptado ao fluxo de trabalho que ele te oferece. Não há problema nenhum nisso. :slight_smile:

Precisei mexer em muita coisa e ajustar muitos fluxos, para mim, está valendo muito a pena. Teste mais programas, veja outras possibilidades. Mesmo que demore um pouco, o aprendizado certamente será útil no longo prazo.

1 curtida

Acho que o Shotwell faz o que você quer. Por padrão ele ajusta a imagem para ocupar toda a página.

EDIT: o digiKam também parece fazer o que você quer e tem o plus de ser um app KDE. Porém, ele é mais complexo do que o Shotwell.

1 curtida

Então, estou começado a achar que não tem nada a ver com software e sim com o KDE, porque toda vez que mando imprimir, ele vem a mesma janela “seca” do KDE

Acho que vou ter que procurar algo relacionado ao driver da impressora, deve ser ele que faça isso no linux… ou não!

Você foi a Ferramentas > Criador de impressão? Por algum motivo meu digiKam está quase todo em inglês, então eu não sei se em português traduziram para Criador de Impressão mesmo.

O Shotwell não atende às suas necessidades? Ele tem previsão de impressão também.

1 curtida

Show!!! Agora sim consegui selecionar o que eu queria… Na primeira vez ele aparecia sempre o dialogo do KDE e não me adiantava nada, agora por algum motivo, antes de iniciar ele, o app me fez varias perguntas, no entanto apareceu o dialogo do digikam e agora sim consigo verificar como sairá a impressão! Muito obrigado!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.