Pessoal no KDE PLASMA como eu consigo visualizar quando os arquivos estao sendo transferidos para dispositivos externos. No meu nao aparece nada quando eu transfiro arquivos para dispositivos externos.
Aqui aparece e sempre apareceu a notificação de transferência, que fica acima das outras janelas:
Até é comum eu ocultá-la quando demora demais.
Em dispositivos USB, muitas vezes o sistema vai informar que a cópia foi finalizada - porém - na verdade, os arquivos ainda estão sendo escritos na unidade externa. Lembro que em algum post antigo aqui já houve uma discussão técnica que explica o motivo desse comportamento, mas não consegui encontrar o link.
O que eu faço para evitar problemas é usar um programa de monitoramento do sistema, como o Mission Center ou o Resources, para ficar de olho na atividade da unidade externa. Quando o processo de escrita realmente acabar, eu ejeto o dispositivo.
Neste exemplo, o Plasma demorou menos de 60 segundos para informar que a cópia estava completa. Mas a transferência real, demorou praticamente 10 minutos.
![]()
Felizmente a cópia ficou mais inteligente. Tanto que eu fiz a cópia daquele arquivo de 200 MB para um cartão SD lento (para dar tempo de capturar a tela), e ele instantaneamente bateu 100% e ficou ali travado enquanto sincronizava a cópia. De qualquer forma é sempre bom clicar no “remover com segurança” no Plasma.
E realmente pode acontecer como o @eddiecsilva falou, e demorar alguns minutos para efetivamente aparecer a confirmação de que o pendrive foi removido.
perfeito meu amigo.
Acho estranho esse comportamento no Linux. No meu script, fiz uma gambiarra para contornar isso porque, além de ele mostrar que já terminou a transferência, não mostra mais nada no terminal. O umount fica esperando os arquivos em cache serem copiados para o pendrive; quando este é muito lento, o processo demora muito, fazendo com que o usuário pense que já terminou e remova o pendrive antes da hora.
printf “\nFinalizing writes to disk (approximate progress shown)…\n”
initial_dirty=$(get_dirty_kb)
initial_dirty=$(( initial_dirty < 1024 ? 1024 : initial_dirty ))
while :; do
cur_dirty=$(get_dirty_kb)
if (( cur_dirty <= 512 )); then
printf "\r\033[KFinalizing... [99.9%%]"
break
fi
prog=$(awk "BEGIN{p=92+((1-($cur_dirty/$initial_dirty))*7.8); if(p>99.8)p=99.8; if(p<92)p=92; printf \"%.1f\", p}")
rem=$(awk "BEGIN{if($cur_dirty>1048576) printf \"%.2f GB\", $cur_dirty/1048576; else printf \"%.1f MB\", $cur_dirty/1024}")
printf "\r\033[KFlushing Cache: %s remaining [%s%%]" "$rem" "$prog"
sleep 0.1
done
umount “$USB_MOUNT_POINT” || log_error “Drive unmount failed.”
mountpoint -q “$ISO_MOUNT_DIR” && umount -l “$ISO_MOUNT_DIR”
printf “\r\033[KFinalizing… 100%% Done!\n”
printf “\nSuccess: Windows Installation Media is ready.\n”
Tudo isso para garantir que o 100% no terminal seja, de fato, o momento em que é seguro remover o pendrive.
já li que no windows é a mesma coisa.