Visual Studio Code não localiza o SDK do .NET

Visual Studio Code não localiza o SDK do .NET

Estou utilizando o Debian e a interface gráfica GNOME, e desejo criar projetos .NET utilizando o vscode. Porém, sempre que clico em “Create .NET Project” o vscode me retorna o seguinte erro:

The .NET Core SDK cannot be located: Error running dotnet --info: Error: Command failed: dotnet --info /bin/sh: linha 1: dotnet: comando não encontrado /bin/sh: linha 1: dotnet: comando não encontrado . .NET Core debugging will not be enabled. Make sure the .NET Core SDK is installed and is on the path.

Aparentemente meu vscode não conseguiu localizar o SDK do .NET, porém, quando executo dotnet --info, meu console me retorna as informações perfeitamente, o que significa que realizei a instalação corretamente.
Segui os passos listados em:

Tentei adicionar o .NET ao PATH manualmente, da seguinte forma:
which dotnet - Para localizar onde o .NET foi instalado, e ele me retorna o caminho.

nano ~/.bashrc
export PATH=$PATH:/usr/bin/dotnet - Adicionei o caminho retornado pelo comando which dotnet e após isso salvei o arquivo com ^O.

E para finalizar, editei o arquivo settings.json (arquivo de configurações do vscode) e adicionei as linhas:

“dotnet.coresdkPath”: “/usr/bin/dotnet”,
“omnisharp.sdkPath”: “/usr/bin/dotnet”,
“omnisharp.sdkVersion”: “8.0.303”,
“dotnetAcquisitionExtension.sharedExistingDotnetPath”: “/usr/bin/dotnet”,
“omnisharp.dotNetCliPaths”: [
“/usr/bin/dotnet”
],

É possível corrigir este erro? Ou devo sempre utilizar o terminal para criar projetos? Isso me causará problemas futuros?

É costume sempre ao fazer estas configurações, reiniciar o VSCode e também seu sistema, para validação das configurações. Se não fez isso é provável,um hipótese,digo eu,em que o VSCode pode não estar reconhecendo as alterações no seu .bashrc. Tente adicionar o caminho do dotnet ao PATH no arquivo de configuração do shell que o VSCode utiliza. No Debian, o VSCode geralmente usa o shell /bin/sh ou /bin/bash, então você pode tentar adicionar ao .profile ou .bash_profile.

echo 'export PATH=$PATH:/usr/bin/dotnet' >> ~/.profile
source ~/.profile

Como lhe disse, depois de adicionar o caminho ao .profile, reinicie o VSCode e o sistema para garantir que as alterações sejam aplicadas.

Dê uma olhada na configuração do VSCode, veja se as configurações no settings.json do VSCode estão corretas porque geralmente quando está tudo em ordem,o modelo da configuração aparece assim:

{
    "dotnet.coresdkPath": "/usr/bin",
    "omnisharp.sdkPath": "/usr/bin",
    "omnisharp.sdkVersion": "8.0.303",
    "dotnetAcquisitionExtension.sharedExistingDotnetPath": "/usr/bin",
    "omnisharp.dotNetCliPaths": [
        "/usr/bin"
    ]
}

Veja se a extensão C# do VSCode está instalada e atualizada, ela é necessária para a integração com o .NET SDK. Veja também se você tem permissões para acessar e executar o dotnet no diretório /usr/bin e caso não dê certo,teste com outro shell, tipo assim, se você esteja utilizando ou se já usou um terminal diferente, verifique se o problema persiste ao mudar para um shell padrão como /bin/bash.

Se estas dicas não der certo,o problema, é que pode haver uma configuração específica do Debian que tem de ser configurada manualmente,ou algum bug no VSCode. Nesse caso, cidadão @NicolasCoiado, experimenta criar seus projetos .NET via terminal é uma solução válida até mais alguém chegar com dicas a mais para você aqui, e eu imagino que não deva causar problemas mais tarde,mas o show correto mesmo é a integração com o VSCode.:coffee::crossed_fingers:

1 curtida