Caros, sou usuário de longa data do Parallels Desktop que, mais recentemente, substituí pelo VirtualBox. Isso num Mac OS. Agora, pilotando um Linux numa máquina Mac, descobri o Boxes, ferramenta com bem menos recursos de configuração, mas que rodou minhas VMs de um jeito mais liso. A questão é que eu preciso de pelo menos um Windows 10 em escala de produção e preciso saber para que lado compensa investir: alguém já passou pelo dilema de precisar escolher um virtualizador na plataforma Linux? Optou por qual? Por quê? Agradeço!
Essas escolhas acontecem no LinuxOS direto tem muitos software para se fazer a mesma tarefa.
Eu ate hoje so usei o VirtualBox na vida toda.
Sim, há muitas ferramentas para fazer a mesma coisa. Contudo, quando você opta por uma delas para trabalhar, é preciso que esteja muito certo da escolha. No meu caso, apenas percebi que o Boxes é mais rápido, então gostaria de usá-lo, mas gostaria, também, de não me arrepender de fazê-lo.
Em virtualização quem saiu na frente foi a VMware, com produtos muito bons mesmo anos atrás. O produto é código fechado e na época o VMplayer era grátis para teste.
A Oracle também entrou na onda e criou o VirtualBox. Foi o preferido pela comunidade linux por ter uma licença mais permissiva, porém ainda proprietária.
A galera opensource criou o projeto Qemu. Nessa época ele ficava bem atrás dos competidores mas já tinha algumas vantagens como por exemplo emular outros hardwares (mesmo vagarosamente)!
O tempo passou e a VMware conseguiu um bom nicho empresarial e praticamente parou de liberar novos produtos para teste. O VirtualBox chegou num ponto de boa emulação e estabilidade com interface, instalação e configuração mais fácil pro usuário final no linux. O Qemu continou em desenvolvimento e deu um pulo violento quando o projeto KVM começou a funcionar bem! O projeto KVM é a interface de virtualização direto no kernel linux (Kernel-based Virtual Machine).
Também foi crucial para a rapidez de emulação quando o hardware foi customizado com operações específicas para virtualização e essas instruções chegaram ao computador ao usuário final. É quando se precisa ativar o VT-x (Intel) ou AMD-V (AMD) na BIOS.
Nesse ponto o qemu+kvm já ficou extremamente poderoso, código aberto e começou a ser adotado em massa por empresas. Seu desenvolvimento cresceu rapidamente. Porém a configuração para inicialização ainda é bastante difícil pro usuário comum. Todos as opções para a máquina virtual eram passados por linha de comando!
Um novo projeto surgiu para facilitar a configuração da VM, era o libvirt. Ele roda como serviço na máquina e guarda as configurações em arquivos xml. Ficou bem mais fácil iniciar e parar máquinas virtuais, bem como iniciá-las já na inicialização. Facilitou muito pros admins, mas ainda difícil pro usuário final com configurações e operação em linha de comando. A virtualização já funcionava muito bem.
Chegamos na atualidade, onde temos os projetos virt-manager e o gnome-boxes, que trazem uma interface fácil e trabalham em conjunto com o libvirt. Os avanços de anos de desenvolvimento opensource finalmente se traduziram ao usuário final.
Eu não tenho dúvidas das muitas vantagens de usar o boxes ou virt-manager. O qemu+kvm+libvirt está tão bom que nem faz mais sentido a Oracle continuar o desenvolvimento do VirtualBox.
Resumo: Usa o Boxes!
O último parágrafo da sua mensagem me dá uma dica importante. Aprendi a usar o VirtualBox, mas sou aberto o suficiente para reconhecer os concorrentes. Valeu!
Eu prefiro Virtual Box pela quantidade de recursos que ele oferece e acho mais pratico para fazer copias de VMs para outras maquinas, VMWare tbm é muito bom, Utilizei pouco Boxes, pelo que percebi ele usa KVM por baixo do capô mas se vc ver nas configurações do Virtual Box em “Sistema > Aceleração” também esta disponível hipervisor KVM, faça alguns teste veja qual lhe dará mais desempenho.
Beleza. Essa eu não sabia. Aliás, estou aprendendo muita coisa, aqui.
Bela aula de história.
Gnome-Boxes e virt-manager é vida
Sou usuário dos dois softwares. Acho o Boxes mais simples para uma instalação rápida, só para testar um SO mesmo. Rápido, leve para meu i5 4300M com 8Gb de RAM, KISS do tipo smart.
Já o Virtual Box deixo para quando quero personalizar a instalação.
Eu ficaria com os dois.
Aproveitando o ensejo, confira este artigo sobre o: Boxes