Virtualização do Debian (QEMU/KVM): rede não configurada

Pessoal, saudações.

Instalei o Debian 10 em VM usando o Virt Manager (QEMU/KVM) no Ubuntu 20.04 mas estou com problema para configurar o wifi.

Consegui realizar a instalação completa do sistema por uma ISO Non-Free (o firmware da placa de rede é proprietário) por compartilhar o acesso à internet com o host mas não consigo configurar a rede wi-fi.

O que acontece é que a placa de rede PCI sequer é encontrada quando rodo o lspci.

Minha suspeita é que talvez seja alguma falha de configuração no virtmanager já que uso linux nativamente no meu laptop (Ubuntu) e não houve problema para reconhecer a placa de rede wifi.

Alguém suspeita de como resolver?

ps.: meu laptop é um Dell Inspiron 5490. Core i5 10th gen, Placa NVIDIA MX230 com driver proprietário
ps2: quando rodo o lspci no ubuntu o sistema encontra minha placa wifi, apenas não tenho resultado no Debian virtualizado.

Resultado da pesquisa da placa de rede com lspci (Ubuntu):

00:14.3 Network controller [0280]: Intel Corporation Wireless-AC 9462 [8086:02f0]
Subsystem: Intel Corporation Wireless-AC 9462 [8086:42a4]
Kernel driver in use: iwlwifi
Kernel modules: iwlwifi

Resultado completo da pesquisa com lspci (Debian em VM):

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82G33/G31/P35/P31 Express DRAM Controller
00:01.0 VGA compatible controller: Red Hat, Inc. QXL paravirtual graphic card (rev 04)
00:02.0 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.1 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.2 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.3 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.4 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.5 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.6 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:02.7 PCI bridge: Red Hat, Inc. QEMU PCIe Root port
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801IB (ICH9) LPC Interface Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801IR/IO/IH (ICH9R/DO/DH) 6 port SATA Controller [AHCI mode] (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 02)
01:00.0 PCI bridge: Red Hat, Inc. Device 000e
02:01.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8100/8101L/8139 PCI Fast Ethernet Adapter (rev 20)
03:00.0 USB controller: Red Hat, Inc. QEMU XHCI Host Controller (rev 01)
04:00.0 Communication controller: Red Hat, Inc Virtio console (rev 01)
05:00.0 SCSI storage controller: Red Hat, Inc Virtio block device (rev 01)
06:00.0 Unclassified device [00ff]: Red Hat, Inc Virtio memory balloon (rev 01)
07:00.0 Unclassified device [00ff]: Red Hat, Inc Virtio RNG (rev 01)

A placa de rede presente na sua VM é um modelo antigo que funciona de modo virtualizado. Vc não vai configurar o wifi nesse guest / convidado / VM. O próprio virt-manager, qemu e kvm vão criar uma interface de rede também virtualizada para fazer a comunicação entre o host (sistema operacional instalado no hardware real) e o guest.

Então, o procedimento correto é simplesmente conectar a rede wifi no seu host (ubuntu) e a partir do momento que vc ativar a rede para o seu guest, ele vai se conectar como se tivesse conectado um cabo de rede naquele computador, via aquela placa de rede virtualizada.

1 curtida

Então no caso eu to tentando algo impossível?

Não dá para conectar ao wifi pela máquina virtualizada?

Dá sim, mas na máquina virtualizada vai parecer que a placa de rede RTL-8139 está conectada via cabo. A vm não consegue ver se o host (ubuntu) está conectado via cabo, wireless, fibra ótica, etc…

1 curtida

Putz, acho que entendi. Vou continuar estudando mais aprofundadamente sobre o assunto.

Agradeço pela ajuda!

Só lembrando que a virtualização é um tema bastante grande e complexo. Existe também uma possibilidade de vc passar o hardware do host para a VM, e nesse caso sim seria possível gerenciar uma conexão com a rede wifi apenas para a VM. Claro que é bem complexo e vc também não conseguiria usar o mesmo adaptador no host, ou seja, no ubuntu vc teria que conectar à internet por outro adaptador (via cabo ou outra placa wifi usb)

2 curtidas

Sim, tenho noção de que é realmente complexo! Por isso mesmo que vou procurar estudar o assunto com mais profundidade.

Sou apenas um interessado em computação (não sou profissional da área) mas não tenho medo de ler e estudar sobre o assunto. Vc tem bons materiais (escritos ou em qualquer meio) para me indicar e que me ajudem a estudar com profundidade esse tema?