Virtualbox/WSL2/QEMU

Pessoal queria opinião de vocês, sou desenvolvedor mobile recebo projeto da equipe no adobe ilustrator por esse motivo devido ausência da adobe no Linux sou obrigado trabalhar no Windows, já tentei usar dual boot mas acabei não me adaptando porque preciso ficar reiniciando conforme os trabalhos chegam acaba sendo uma péssima experiência.

qual vocês acham ser melhor opção?

Olá!

O WSL2 é um bom pedido pela facilidade e integração com o Win. Ainda com a questão de utilizar a parte gráfica e lançar apps com gui em modo integrado ao desktop do Win facilita em algumas coisas. Por outro lado, justamente pelas integrações e customização sobre kernel e outras que a MS faz na versão da distro dentro do wsl2 preferem virtualizar independentemente.

Nesse caso o Virtualbox é uma boa pedida agora que ele também tem suporte backend kvm e permite uma performance melhor do que anteriormente junto a kernel linux. Daí precisa ver sua configuração de máquina e capacidades de liberar recursos para a VM. Vale verificar a versão e ativação modo kvm. Ainda, a vantagem da ui do virtualbox para gerenciamento é uma mão na roda.

#sucesso

1 curtida

No caso você quer virtualizar o Windows dentro de sua máquina Linux?

Eu estou utilizando o Cassowary, tem funcionado bem pra mim, basicamente você vai criar uma VM Windows bem básica, e vai configurar um acesso remoto via RDP nele, e o Cassowary vai integrar os programas no seu sistema, então você vai conseguir abrir os programas como se fossem nativos, é uma alternativa ao Winapps que o Dio fez um vídeo um tempo atrás (vídeo). Eu optei pelo Cassowary, pois o Winapps não funcionou muito bem com o Wayland (utilizo Fedora 39).

eu iria com wsl2, realmente é a forma mais facil, vms não ficam com performance exepcional no windows, acaba sendo uma esperiencia bem meme.

tem a opção, mas é bem mais complexo, de criar uma vm windows dentro do linux, e utilizar gpu pass throug, funciona mt bem, mas da uma trabalheira botar pra funcionar.

Eu tentei fazer um tempo atrás e falhei miseravelmente, queria tentar pq Windows estava mt instável na minha máquina, dando tela azul o dia inteiro, mas dps de formatar umas 5 vezes ele resolveu funcionar normalmente

1 curtida

tem algum material de como fazer?

Olá, a ideia de fazer o GPU pass throug é muito interessante ainda mais quando se trata de softwares de design, uma pena que meu processador não tem vídeo integrado(APU) mas indicaria param todos que tem essa possibilidade seria minha escolha.

No próprio github do Cassowary tem o passo-a-passo da criação da VM e de como instalar tudo e deixar rodando. Deixando o adendo que o projeto não tá sendo mais atualizado, então tem vários bugs, se utiliza o X11, melhor ir de Winapps.

eu não indico o Cassowary , como nosso amigo falou está há anos sem update.

Pessoal, não tem solução fácil realmente os pacotes ADOBE são um problema sem solução fácil para quem é usuário de Linux, no meu caso que é ferramenta essencial de trabalho, eu optei pelo Kali linux com WSL2, ele oferece um pacote chamado Win-KeX que oferece um acesso ao desktop “xfce”

eu tentei trocar para gnome mas parece ser bem complicado.