Virtual Box (Dual Boot) usando o Windows já instalado no HD

Atualmente uso o Windows 11 no trabalho e quero migrar tudo para o Linux Mint. Hoje na máquina tenho o Dual Boot para escolha do sistema operacional quando ligo o PC. Gostaria de usar o Virtual Box para subir o Windows 11 que já tenho instalado no HD para transferir minhas configurações e trabalho para o Linux de forma mais fácil sem ter que ficar reinicializando o PC diversas vezes em cada sistema operacional

@KairanD sabe se é possível converter a instalação atual para uma imagem de máquina virtual? Creio que não, né? O Windows 11 ainda é um porre de instalar no VirtualBox, mesmo depois da equipe da Oracle ter atualizado o programa, pois ainda tem a dor de cabeça com o TPM/FTP e SecureBoot. Outro ponto é: caso você não tenha uma licença para o Windows, sem ser OEM, você terá apenas 30 dias de uso respeitando o EULA. Algum motivo em específico para usar o Windows 11 e não o 10?

1 curtida

Tenho o VIrtual Box e várias versões de Linux e Windows para brincar, mas neste caso específico queria tentar usar o Linux como principal e aproveitar o Windows já instalado devido aos arquivos e configurações. Sempre fico adiando usar o Linux pelo trabalho, de migrar tudo. Se conseguisse abrir o Windows dentro do Linux ia configurando conforme fosse precisando das informações no dia a dia.

@Renato_Zimmermann_To, sou desenvolvedor e estou em busca de migrar para uma DISTRO LINUX, já experimentei WSL do windows recentemente e gostei muito, porém não curtir fazer debugging do sistema como CLIENT(SSH), não encontrei outra forma de fazer isso, porém, vamos ao que interessa.

Interface do Windows,
crie um VHDX(usando Disk Management) jogue todos seus arquivos lá e você terá acesso em ambos os sistemas. Porém você só vai conseguir ler o VHDX usando o WSL. Ou seja vai ter que montar a participação e ler ele usando o WSL. Não vou me aprofundar nisso pois existe um video que irei disponibilizar que tem tudo bem detalhado.
No tempo exato do vídeo:
https://youtu.be/sjrW74Hx5Po?t=3010

Fabio Akita é um camarada gente boa que gosta de disponibilizar conteudo para galera DEV.
Nesse video você vai encontrar exatamente o que você deseja.

Interface do Linux,
abra seu terminal e digite o comando:

cd /mnt

Agora você cria um diretório para associá-lo com a partição do Windows com o comando:

mkdir windows.

Em seguida execute o seguinte comando:

mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat

*Nota*

hda1 supõe que seu HD esteja configurado como primary master e que a partição do Windows seja a primeira partição primária do mesmo. Caso não saiba qual é use o comando: cfdisk ele listará com clareza seus discos e nomes entre outras informações úteis.

1 curtida

Acredito que não. Um pessoal bem experiente lá no Clube do Hardware tentou fazer isso outro dia, a nível de desafio, e não deu certo.

Você quer criar uma VM que seja identica ao Windows que possui no HD? é isso?

Se for, você pode usar o Macrium Reflect para criar uma arquivo de backup e instalar o Windows 11 na VM. Depois, você precisa instalar o Macrium nele e pegar essa imagem de backup que você criou. Você pode colocar essa VM em modo bridge e compartilhar a pasta que contém esse arquivo via samba. Pegar o arquivo de backup e restaurar ele na VM.

Assim o Windows 11 da VM vai ser igual ao da máquina.

1 curtida

Dae @Renato_Zimmermann_To , tentou alguma coisa, deu certo?

Ainda usando o Windows para trabalho, não consegui usar a máquina virtual para acessar o windows já instalado no dual boot

Cheguei a fazer isso, mas foi com o Windows 10, acredito que o processo seja o mesmo. Deu um pouco de trabalho, mas está funcionando até hoje.

Como fiz:

1. Criei uma imagem do meu sistema (Win10) usando o Acronis True Image. Recomendo usar o Rescuezilla.
    1.1 Joguei a imagem em um HD Externo, nada impede de deixar no HD ligado a máquina
  2. Criei uma VM com as especificações para rodar o Win10
    2.1 Conectei o HD externo e configurei para ser acessado pelo VirtualBox
    2.2 Iniciei a VM pelo Acronis True Image
  3. Com o Acronis True Image, selecionei a imagem e o Disco/Partição de destino.

Verdade, isso aconteceu. No final do processo, o sistema veio pedindo a ativação, só digitei o serial e ativou numa boa.

Uma outra vez, para que a VM reconhecesse o HD externo foi necessário instalar os complementos do VirtualBox, sendo necessário passos extras:

1. Foi necessário criar duas partições dentro da VM: Uma para receber o sistema e outra para conter a imagem
  2. Tive que instalar um sistema qlq para poder reconhecer o HD externo para copiar a imagem para a outra partição
  3. Agora sim, com as duas partições existentes (uma contendo a imagem e a outra podendo ser formatada para receber a imagem) bastou iniciar pelo Acronis True Image e mandar reinstaurar o sistema.
1 curtida

Ei, isso bem podia virar um vídeo!

2 curtidas