VIM - O que você acha?

Prefiro o Gedit

3 curtidas

Como disse, raramente preciso usar o vi / vim – e para essas raras ocasiões, já imprimi e plastifiquei um resumo dos comandos… já coloquei nos favoritos do celular algumas páginas com os comandos… e já anotei na 1ª página do meu caderno os comandos básicos de “salvar” e “sair”, por via das dúvidas.

Em geral, uso o editor interno do Midnight Commander (mc), que facilita encontrar, abrir, editar, salvar, sair com um Esc.

Como segunda opção, uso o nano, que é simples de usar.

2 curtidas

Gosto bastante do Xvim (tanto o vim quanto o neovim), mas quando eu começei no linux a aprender de verdade, acho que li no reddit, uma coisa que eu concordo demais até hoje, normalmente a pessoa fica no primeiro editor de texto que ela conheceu. E no meu caso foi o nano, por causa do video de instalação de arch do Dio, que eu vi quando eu estava entrando no linux de vez. Hoje eu uso os dois, para coisas mais complicadas, prefiro o Xvim, porque ele mostra informações a mas que o nano, por exemplo um contador de linha facil, que pra identificar erros é uma maravilha, mas se for só pra configurar algo rapido, ou escrever um “oi” no editor eu prefiro o nano que foi o que eu me adaptei mais facil.

3 curtidas

:wave:t2:

No mundo Linux, eu comecei usando editor de textos gráficos, que para mim na época de Kurumin e Ubuntu eram o “Bloco de Notas” do Linux, devido a minha inexperiência :joy:. Não imaginava que um Sistema Operacional é a união de um monte de software, programas, trabalhando juntos e que cada pode ter o seu próprio nome :sweat_smile:. Seria um paradigma Windows, pensar que um Sistema Operacional é um único software, programa? :thinking:
No Ubuntu 8.04 LTS e depois o 10.04 LTS (Quando eu usava o Ubuntu, eu só atualizava para versões LTS até o 18.04 LTS), eu acredito que o editor de textos gráficos sempre foi Gedit. No terminal raramente eu usava oque já vinha embutido, geralmente eu usava o terminal para atualizar, manutenções, etc.

Eu comecei a ficar fan de editores de texto de terminal, depois que mudei para o Arch Linux. Meu primeiro contato foi com o Nano. No meu antigo serviço, já usei o Vi pois era oque o pessoal do TI usava. Mas comparando com o Nano, achei “muito para pouco” de acordo com o meu tipo de uso. Então o Nano, na minha opinião, é muito mais ágil para tarefas padrões.

Comparando com automóveis, o Nano é como se fosse um Carro com 4 lugares e o Vi como se fosse uma Van com 16 lugares. Para transportar 2 pessoas o Carro é mais ágil e econômico, mas para transportar 10 pessoas daí o carro iria ter de fazer 3 viajens, então a Van é a melhor escolha.

Hoje eu treino C e Python, sou newbie ainda mas irei chegar lá. Como hoje minha filosofia é baseada em Cloud e Minimalismo, significa que, no meu laptop eu continuo usando meu carro Nano para tarefas mais padronizadas e simples e quando o assunto são as complexas, eu alugo uma Van que é o AWS Cloud 9 IDE do Amazon, por causa do curso CS50. Já usei o Goorm IDE também, quando eu estava mais focado em Web Dev. Mas ele tem mais input lag que o Cloud 9, claro o Goorm é na Korea. E por fim usei um pouco o Geany que gostei muito.

Essas são minhas opiniões de acordo com minha filosofia de uso :innocent:.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Notepadqq chad

5 curtidas

A post was split to a new topic: Micro Editor - Suas experiências