Vim executando sozinho ao dar apt upgrade, travando o terminal

Boa noite, to tendo problemas pra atualizar o debian 12, vou tentar resumir.
Eu tava sem meu pc desde dezembro, domingo eu consegui pegar ele de volta e a primeira coisa que fiz foi atualizar, ele deu problema com o kernel que não queria atualizar, eu uso o xanmod, depois por fim atualizou, mas ficou dando outros problemas. Mas toda vez que eu tento o apt upgrade ele chama o vim e ficava parado la, mas sem mostrar nenhuma tela, o dpkg deu problema, mas consegui trazer ele de volta ao normal matando o processo do vim, mas se eu tento upgrade de novo ou o dpkg --configure -a quando é pedido ele volta pro mesmo problema, continua chamando o vim e não deixa o processo dar continuidade, o terminal sempre empaca com as linhas

Vim: Aviso: Saída não é um terminal

Vim: Aviso: Entrada não é de um terminal

E ele fica preso ali, pro comando ir até o fim eu tenho que ficar matando o processo do vim o tempo todo, fora isso, o arquivo grub-efi-amd64 também retorna problemas, isso nunca aconteceu antes e agora não sei como resolver, tem esse problema do grub, e o vim que o terminal fica chamando o tempo todo mas sem mostrar a janela dele e fica empacado la.
Eu pedi ajuda no fórum do viva o linux, mas nenhuma das sugestões do pessoal deu certo, também pedi ajuda no discord do psynation, mas la eles nem se quer tentaram me ajudar, só me mandaram instalar o debian 13 :frowning: e eu não quero instalar outro debian, só quero resolver esse problema, porque de resto o sistema funciona normal.
Eu vou deixar o link do tópico do viva o linux, la ta tudo explicado direitinho e também postei la um video mostrando como acontece esse problema do vim.
Se alguém puder me ajudar ficaria muito grata, lembrando mais uma vez, eu não pretendo instalar o debian 13, tenho preferência por ficar no 12 por um tempo ainda, eu normalmente só uso versões pares, porque todas as vezes que usei ímpares eu tive problemas, se caso mesmo assim eu resolva mudar pro 13 vai ser só ano que vem. Desde já agradeço.

Salve, tudo bem contigo?

Sugiro que leia esta resposta toda antes de testar qualquer sugestão.

Essa situação do seu PC é bem complexa, quando o Debian quebra um fluxo de atualização normalmente as coisas só vão se complicando mais e mais. Já passei por isso algumas vezes e geralmente, fazer uma instalação limpa acaba sendo mais rápido e deixando a máquina mais estável.

Então, mesmo que seja para reinstalar o Debian 12, o caminho que eu recomendo é a reinstalação.

Teste 1

No kernel XanMod as versões Mainline normalmente quebram com o driver da Nvidia no Debian por conta da versão do compilador que não é compatível, mas as LTS funcionam normalmente. Você pode tentar forçar o sistema a ignorar a checagem do compilador exportando a variável abaixo:

export IGNORE_CC_MISMATCH=1

É só colar isso no terminal, dar um enter e tentar fazer uma atualização novamente. Provavelmente o erro do VIM vai continuar acontecendo, mas se tudo correr bem vai resolver o problema do kernel.

Teste 2

Partindo da premissa que você ainda quer tentar salvar essa instalação, você vai ter que dar uma de detetive tentando fazer o dpkg te apontar quais pacotes estão inconsistentes para você possa corrigi-los manualmente.

O comando abaixo vai listar todos os pacotes parcialmente instalados ou com resquícios de configuração no sistema. Você vai precisar trabalhar em cima dessa lista, para limpar pacotes possivelmente problemáticos.

dpkg -l | grep -E "^r|^i[^i]"

Teste 3

Para tentar resolver outros problemas de pacotes, além de investigar a lista gerada no teste 2, você pode tentar forçar a reinstalação da seleção de pacotes originais do Debian usando o comando abaixo.

sudo apt install standard^

Recomendações

Caso você decida pela formatação, eu sugiro algumas mudanças no seu setup:

• Ao invés de usar o kernel Xanmod, use o backports para ter acesso aos kernels mais recentes.
  • Não use o .run da Nvidia para instalar o driver - esse script é péssimo porque ele injeta os arquivos no sistema sem se comunicar com o DPKG o que torna ele invisível para o sistema de gestão de pacotes. A Nvidia tem um repositório compatível com o Debian 12 e você pode adicionar ele no sistema para ter o driver mais recente. Você pode consultar os passos no meu guia de pós-instalação ou usar o LinuxToys para instalar o driver correto.

Boa sorte. :vulcan_salute:

Links com informações úteis: