Boa noite, to tendo problemas pra atualizar o debian 12, vou tentar resumir.
Eu tava sem meu pc desde dezembro, domingo eu consegui pegar ele de volta e a primeira coisa que fiz foi atualizar, ele deu problema com o kernel que não queria atualizar, eu uso o xanmod, depois por fim atualizou, mas ficou dando outros problemas. Mas toda vez que eu tento o apt upgrade ele chama o vim e ficava parado la, mas sem mostrar nenhuma tela, o dpkg deu problema, mas consegui trazer ele de volta ao normal matando o processo do vim, mas se eu tento upgrade de novo ou o dpkg --configure -a quando é pedido ele volta pro mesmo problema, continua chamando o vim e não deixa o processo dar continuidade, o terminal sempre empaca com as linhas
Vim: Aviso: Saída não é um terminal
Vim: Aviso: Entrada não é de um terminal
E ele fica preso ali, pro comando ir até o fim eu tenho que ficar matando o processo do vim o tempo todo, fora isso, o arquivo grub-efi-amd64 também retorna problemas, isso nunca aconteceu antes e agora não sei como resolver, tem esse problema do grub, e o vim que o terminal fica chamando o tempo todo mas sem mostrar a janela dele e fica empacado la.
Eu pedi ajuda no fórum do viva o linux, mas nenhuma das sugestões do pessoal deu certo, também pedi ajuda no discord do psynation, mas la eles nem se quer tentaram me ajudar, só me mandaram instalar o debian 13
e eu não quero instalar outro debian, só quero resolver esse problema, porque de resto o sistema funciona normal.
Eu vou deixar o link do tópico do viva o linux, la ta tudo explicado direitinho e também postei la um video mostrando como acontece esse problema do vim.
Se alguém puder me ajudar ficaria muito grata, lembrando mais uma vez, eu não pretendo instalar o debian 13, tenho preferência por ficar no 12 por um tempo ainda, eu normalmente só uso versões pares, porque todas as vezes que usei ímpares eu tive problemas, se caso mesmo assim eu resolva mudar pro 13 vai ser só ano que vem. Desde já agradeço.