no win10 eu assisto no meu note enquanto minha mãe assiste na tv pelo hdmi ambos em 1080p mas em qualquer distro linux não consigo fazer isto um unico video em 1080p ja fica perto do 100 de todas as treads
minhas configs i3 6006u e hd grafics 520 8 gb ram ssd de 240 gb quem tiver duvidando que no windows roda melhor eu preovo
Não adianta só composição de tela, vai precisar de uma cpu descente para rodar o vídeo.
É porque não aceleração de hardware para vídeo no Linux, no Windows 10, sendo que se você olhar no seu gerenciador de tarefas, na aba de gpu, vai ver o decode sendo feito
Na verdade adianta. Por exemplo tente executar um vídeo no Firefox com a composição Básica e dps execute dnv após ativar layers.acceleration.force-enable. Vej a diferença tanto no consumo de cpu quando na suavidade da execução do vídeo. Enfim não vou explicar detalhes técnicos. Só faça o teste.
Não sei se você já tentou ou se alguém já sugeriu, mas por desencargo de consciência não custa dar uma olhada:
@Nocchi Tente alterar essas flags no Firefox (versão 80 ou superior):
layers.acceleration.force-enabled: true
gfx.webrender.all: true
media.ffvpx.enabled: false
media.ffmpeg.vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-webgl.enabled: true
Talvez resolva. Antes tarde que nunca! 
tenho o mesmo problema tenho dois monitores e no win10 assisto duas coisas ao mesmo tempo em 1080p60 mas, no linux n consigo 1080p60 nem em uma tela em alguns casos com 100% de cpu, o unico distro que eu achei que usa melhor é o ubuntu 20.10 mesmo assim n é nem de perto igual.