Dei uma testada nela antes de abrir o tópico, mas nem adiantou.
Bom, a primeira coisa que fiz quando peguei esse notebook foi entrar no YT e abrir um video em 4k60. Sempre usei esse video para fazer teste COSTA RICA IN 4K 60fps HDR (ULTRA HD) - YouTube e sempre rodou tranquilamente no 4k60 Fullscreen sem queda de frames (obviamente com só a aba do vídeo aberta e com nenhum programa em segundo plano, mas rodava).
Não uso o Chrome, há algum jeito de fazer pelo Firefox?
Testei todos os 4 que indicou e nenhum deu resultado.
Sim. No Firefox digite: about:config, procure por layers.acceleration.force-enable e clique duas vezes pra ficar true. Feche o Firefox e abra novamente. Digite about:support e verifique se em compositor ficou opengl.
Infelizmente não resolveu, mas de qualquer forma obrigado a todos que tentaram me ajudar!
Cara, tenta isso: Screen Tearing on Intel Graphics - Learn Ubuntu MATE
Sei que seu problema não é tearing, mas está relacionado.
Tente aumentar o clock da sua CPU: /usr/bin/cpupower frequency-set -g performance
eu tenho um notebook mais fraco que o seu e pra mim ver qualquer video tenho que usar openbox, somente ele
Fiz o que pediu, porém sem sucesso novamente.
Não sei como faço isso… Poderia explicar mais detalhadamente?
Mano olha é só uma opinião ok!
Vai por mim essas configurações voçê vai poder rodar vidéo apenas em 480p , meu PC tem praticamente as mesmas especificações e eu tambem busquei melhoras , como minha placa não tem slot PCI.express nem posso por uma placa de vidéo compativél , se voçê usa placa grafica blz vai pesquisando uma hora voçê acha uma solução, há e cuidado com hover-clorck talvez não seria bom arriscar só pra asistir vidéo em 4K com um PC assim fraquinho , principalmente essas placas com processador conjugado.
O problema no caso dele provavelmente é a falta de suporte ou o suporte parcial à aceleração por hardware mesmo. Infelizmente, o GNU/Linux tem sido historicamente problemático nesse sentido.
A falta de aceleração por hardware joga uma carga muito alta em cima do processador. Carga essa que seria pouca para uma placa de vídeo, mesmo considerando as integradas e simples, mas que pode sobrecarregar facilmente um processador de entrada… Tanto é que, conforme ele mesmo comentou, a máquina é capaz de rodar vídeos em resolução muito mais alta sem problemas ao usar o Windows 10. Isso porque há pleno suporte à aceleração por hardware lá…
Disse bem! ( "ele mesmo comentou " )
meu PC tem especificações até um pouco melhores , mas eu sair do Windows justamente por essas dificuldades , pois placas como a minha e a dele , foram descontinuadas e a microsoft nem disponibiliza mais os drives , e esse foi um dos fatores que me fez viim pro “Linux” hoje eu tenho melhor desepenho e todos os drivers instalados mas infelismente a maquina que é fraca pra exigir mais do que ela suporta.
O Celeron N3350 do computador dele é um processador recente, de arquitetura Apollo Lake, lançado no final de 2016. Ainda há suporte total de drivers no Windows 10. Segundo o site da Intel, o último driver lançado para a HD Graphics 500 corresponde à data de 19/10/2020: Support for Intel® Graphics.
Seu Atom D2550 é um processador de arquitetura Cedarview, lançado no começo de 2012. Ele realmente parece não ter mais atualizações de drivers no Windows, tendo em vista que a última listagem no site da Intel corresponde à 19/10/2010: Intel Atom Processor D2550 1M Cache 1.86 GHz Especificações do produto
Ou seja, são situações completamente diferentes. E, na realidade, o Celeron N3350 dele é muito mais rápido que seu Atom D2550. Para ser exato, mais de 260% em single core e mais de 120% ao usar todos os núcleos na média em benchmark. A diferença no chip gráfico integrado deve ser ainda bem maior.
Éeee então a culpa deve ser do “Linux” quem sabe na instalação de drivers.
Acredito fortemente que seja algum problema com a aceleração de hardware, que não está sendo habilitada nem ao forçar em navegadores. Contudo, não sei dizer a causa e nem a solução. Mas a relação com drivers é uma possibilidade sim.
Aliás… @Nocchi, você instalou quais versões dos navegadores? Li alguns comentários dizendo que as versões snap do Chromium estavam com problemas em relação a isso.
Amigo, boa noite. Desculpa a demora para responder. Realizei alguns testes aqui e realmente o Linux (estou usando o Ubuntu 20.04) não consegue lidar bem com vídeos em 4k do YouTube. Nem com todo esse poderio de hardware consigo rodar vídeos em 4k. O máximo que consegui foi em 2k (1440p).
Abaixo, segue o print com as informações do meu hardware.
Bem pensado!
E talvez nem tenha uma solução atualmente.. Vai que daqui algum tempo apareça algum driver ou alguma atualização do linux que corrija isso…
Bom… Não intendi direito sua pergunta. Mas hoje desinstalei o Firefox e passei a usar o Chrome. Baixei pelo próprio site da Google.