Os vídeos no Youtube mostram algumas faixas coloridas quando passo o mouse sobre o vídeo e quando executo qualquer ação no vídeo por meio das teclas, como avançar e retroceder.
Isso só acontece no navegador Chrome, e no 2o monitor.
Quando acesso os vídeos no 2o monitor usando o Firefox, essas faixas não aparecem.
Quando acesso os vídeos no 1o monitor usando o Chrome ou Firefox, as faixas também não aparecem.
Torcendo para que alguém já tenha passado por isso e resolvido. Fiz várias buscas no Google usando português e inglês, e não encontrei nada.
Desde já, obrigado!
Estou usando POP OS na versão mais recente, 20.10.
@leoteodoro Desde a instalação. Formatei a máquina e instalei o Pop OS ontem, e desde então, todos os vídeos que assisto mostram essas faixas.
Ressalto que só acontece no segundo monitor, e quando uso o Chrome.
Se estiver usando o Firefox no segundo monitor, as faixas não aparecem.
E quando uso o Chrome no primeiro monitor as faixas também não aparecem.
Até então eu usava Windows 10 e isso nunca aconteceu. Tenho essa máquina já tem uns 4 anos, e o segundo monitor tem um ano, aproximadamente.
Olá André. Caso não tenha testado, desabilita a opção de “aceleração por hardware quando disponível” salva, reinicia o Chrome e faz um teste para ver se resolve.
Amigos, acabei descobrindo porque estava tendo problemas com essa questão do youtube, o que de fato não era a questão da aceleração do hardware configurada no Chrome. Sim, ao desativar a aceleração do hardware no Chrome o problema com os vídeos do youtube foi mesmo resolvido.
No entanto, o que de fato estava causando o problema era que o POP OS usa o XORG como padrão no ambiente gráfico.
Ao pesquisar o motivo pelo qual o sistema estava travando quando eu pressionava as teclas de volume, eu descobri aqui mesmo no fórum que eu deveria alterar para WAYLAND, apenas comentando a linha WaylandEnable=false no arquivo sudo nano /etc/gdm3/custom.conf. Fonte: Wayland no Pop!_OS - #5 by IgorM
Ao fazer isso, eu reiniciei a máquina. Na tela de login, no canto inferior direito apareceu a engrenagem para eu mudar de POP para POP WAYLAND.
Bastou fazer isso e o sistema ficou mais rápido, fluído, sem travamentos ao usar as teclas de volume, e os vídeos estão lisos, mesmo com a aceleração de hardware ativada no Chrome.
Espero que essa informação seja útil para mais pessoas.
PS.: O pessoal do POP OS deve estar atrapalhando muita gente ao manter o Wayland desativado.
Wayland realmente soluciona muitos problemas. Uso o Fedora Workstation e trabalho com o Wayland já faz um tempo, logo fico feliz que o mesmo consiga satisfazer suas necessidades
@Yofiel eu já estava com o pen drive na porta da máquina para instalar justamente o Fedora.
Muita gente fala bem dele.
Apesar de ter resolvido o meu problema com o pop os, ainda estou curioso em relação ao Fedora.
Infelizmente mudar do Xorg para Wayland criou outro problema.
Ao usar o OBS ou qualquer outro programa para gravar a tela, fica tudo preto.
Só grava o cursor do mouse e o áudio, mas não grava a tela. Para gravar a tela eu preciso trocar para o Xorg, e aí funciona perfeitamente.
Caramba! Não imaginei que sair do Windows e ir para o Linux fosse tão desafiador.
Obrigado @Rodrigo_Chile. Encontrei somente uma versão do OBS no Flathub, e não menciona ser exclusiva para Wayland.
Procurei pelo Green Recorder e ainda não encontrei, mas vou continuar.
Ele recebe versões mais novas frequentemente, mas a noção de estabilidade é relativa. Para uso doméstico, nem sempre é um problema, para uso corporativo, pode dar maiores dores de cabeça pela menor previsibilidade das atualizações. O Fedora que as pessoas instalam não é o que poderíamos chamar de um “ambiente de testes” ainda (mas é possível partir para ele, se o usuário tiver certeza do que está fazendo ou se divertir resolvendo problemas).
Fedora Workstation é um sistema operacional da Red Hat que surgiu para substituir o falecido Red Hat Linux — não confundir com o Red Hat Enterprise Linux. É um sistema voltado para estações de trabalho.
Inovações tecnológicas, principalmente encabeçadas pela Red Hat, costumam ser adotadas primeiro pelo Fedora na medida que são julgadas como ideais, mas isso não é um problema, já que o sistema é muito bem curado e não é simplesmente um campo minado que pode ou não funcionar. O Fedora Workstation é construído para que você possa confiar o seu trabalho a ele.
Eu utilizo o Fedora Workstation desde sua versão 31, entre indas e voltas de testes de outros sistemas, mas mesmo assim ele nunca me falhou e sempre esteve presente em meu hardware. Só reinstalei ele na versão 33 para poder tirar proveito das novas tecnologias implementadas que, sinceramente, fazem falta em outros sistemas, como o controle inteligente de RAM, o sistema cuidando de seus recursos para que o mesmo não trave e você possa vir a perder e prejudicar o seu trabalho. Ademais, mesmo adotando o Wayland como padrão, ele identifica placas da NVIDIA e faz com que o usuário use o Xorg caso seja esse o caso, assim como possibilita o usuário trocar entre Xorg e Wayland quando bem querer.