Videogame Retro: Raspberry ou BoxTV?

Boa noite,

Meu desejo é montar um videogame retro pra jogar tanto em casa quando no lugar para qual viajarei. Para tal, estou pensando em utilizar o RetroArch para isso (em pacote Snap/Flatpak). Estou querendo utilizar os seguintes emuladores: Nes64, Snes, PS1 e PS2.

A vantagem que vejo na BoxTV é que, ao fato de levar o sistema operacional android (Tipo Mi Box), terei as aplicações android.

Venho-lhes perguntar, qual solução utilzar? Quais são os cenários?

2 Curtidas

A Mi box é muito boa, só não vai conseguir rodar games de play 2, mais até o Dreamcast roda liso

2 Curtidas

Talvez vc já deve ter viajado e meu comentário vai acabar sendo um tanto quanto inútil mas vai que alguém acabe parando nesse tópico com a mesma duvida. bem vamos lá!

Como vc disse que ira viajar(ou já viajou no caso) eu descartaria o raspberry, pois é a solução menos pratica, pois sei lá o sistema corrompeu, deletou algum jogo ou algo do tipo, voce ira precisa de um PC/notebook pra reconfigurar ou instalar jogos, então não indico pra voce o rasp nessa situação. Além de nao ser capaz de rodar os emuladores que deseja utilizar. Pessoalmente só recomendo comprar um rasp caso tenha a intenção de fazer projetos nele, um bartop, um drone, servidor e entre varias infinitas possibilidades que oferece, mas se for apenas para jogar emulador eu acho um muito gasto pra pouco retorno, principalmente com as tv box no mercado. e como falei anteriormente, se der algum problema vai perder a folga pra ficar procurando tutorial no notebook pra resolver. (O raspberry pi 3 roda SNES, PS1 e até o 64, bem longe do ps2 que vc deseja.)

Falando em notebook, seria uma alternativa para jogatinas mais modernas, como vc nao especificou se é uma viagem de ferias ou a trabalho, nao sei se vc levaria ou nao um notebook, mas fica como uma sugestão, embora nao seja muito pratica. eu tenho um notebook gamer, as vezes conecto um controle de xbox, um hdmi e tenho uma experiência proxima de console, esse seria um caso pouco pratico, pois além de ser pesado vai precisar ficar levando notebook, cabos e etc… aff…

A MI BOX é uma boa alternativa, sistema mais amigável, fácil de baixar os apps, configurar e com tutorias de sobra na internet, porem com alguns pontos para ser observado. Você sabe das condições de sua hospedagem? sabe se tem internet lá? terá uma TV disponível pra você usar? E se for TV de tubo, como vai ligar ela no mi box? Caso esteja indo em casa de parentes, sabe iria causar algum desconforto para eles jogando na tv da sala(apenas uma suposição, pois cada família tem sua forma de tratar um videogame)? A mi box/tv box é de fato a melhor opção para jogar games antigos de forma pratica além de ter funcionalidade de smart tv e ver um netflix/youtube ou as lives do diolinux no twitch, porem deixei esses pontos para vc refletir se é uma boa ideia ou a mi box ira ficar na mala pq vc nao levou um conversor de rca/hdmi pra ligar na tv velha da casa. (Como o phaleixo citou, o mi box roda dreamcast, ps1, 64 e até psp mas depende bastante do jogo, vi rodando midnight club(psp) rodando muito mal, porem o pes(psp) rodou liso. certamente é mais potente que o raspberry.)

Que tal um celular com um controle? bem os celulares rodam bem emuladores até mesmo os mais basicos, como todos temos um celular, esta seria a alternativa mais barata de todas, poder jogar tranquilamente durante a viagem e diferente da tv box que citei acima não terá nenhum empecilho que citei, pega o celular do bolso, encaixa no controle e pronto! Caso seja um saudosista compre um daqueles PSPclones que vendem no aliexpress e gearbest. Para questão de viagem, na minha opiniao um portátil é imbativel. Pela descricao do post vc parece está procurando uma experiência de console, de jogar na TV mesmo, talvez essa ultima sugestão nao seja bem o que busca mas deixei a dica para vc e outros que procurar sobre o assunto, agora vou listar um ranking pessoal do melhor pro pior.(Os emuladores que vai rodar irá depender do seu aparelho, vi que o MI a3 roda ps2 muito mal mas roda)

1º Celular/Console portatil: mais pratico, mais barato de todos e ainda pode jogar no ônibus/avião rsrs.
2º Mi box/TV Box: tão pratico quanto o celular(mesmo sistema), não tão barato pois precisa comprar ele e tambem um controle, além de estar preso a uma tv/monitor, porem terá a melhor experiência de jogo, além de funções de uma smart tv.
4º Raspberry Pi: Barato, porem um hardware fraco e de longe o mais complicado de configurar. Posso estar parecendo injusto, mas penso que comprar um rasp somente pra emulador é um desperdício de potencial do aparelho e de seu tempo pesquisando e configurando ele.
3º Notebook: supondo que vc já tenha um, é só baixar os emulador e jogar no teclado ou no controle. a vantagem que terá melhor uso de internet mas a pior experiência em jogo, digo em relação a TV porem é bem pessoal. Além do peso e esquentar a perna.

Ufa que textão, acho que me empolguei mas espero ter ajudado(mesmo que atrasado)!

1 Curtida