Vídeo do YouTube travado e som de zumbido alto

Boa noite pessoal! Estou com problemas no meu notebook multilaser, eu instalei o Linux cinnamon e está funcionando tudo bem mas quando eu vou assistir vídeos no YouTube, depois de uns 2 minutos o vídeo trava e começa a sair um zumbido do som e não funciona mais . Já tentei de tudo e não consigo resolver. Sou novo no Linux , primeira vez que estou usando , se alguém puder me ajudar , eu fico grato.

Nos dê mais um pouco de informações a respeito do seu sistema. Dá uma olhada nesse post:https://plus.diolinux.com.br/t/como-fornecer-boas-informacoes.

ystem:
  Kernel: 6.14.0-33-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: Cinnamon v: 6.4.8 Distro: Linux Mint 22.2 Zara
Machine:
  Type: Laptop System: Multilaser product: PC13X_DS v: 1.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: Multilaser model: PC135 v: In-S001 serial: <superuser required>
    UEFI: C116B.MULTILASER.F002 v: 5.11 date: 06/17/2021
Battery:
  ID-1: axp288_fuel_gauge charge: 57% condition: N/A
CPU:
  Info: quad core model: Intel Atom x5-Z8350 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 1692 min/max: 480/1920 cores: 1: 1680 2: 1680 3: 1862
    4: 1546
Graphics:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx
    Integrated Graphics driver: i915 v: kernel
  Device-2: Y Media USB Camera driver: uvcvideo type: USB
  Display: x11 server: X.Org v: 21.1.11 with: Xwayland v: 23.2.6 driver: X:
    loaded: modesetting unloaded: fbdev,vesa dri: crocus gpu: i915
    resolution: 1366x768~60Hz
  API: EGL v: 1.5 drivers: crocus,swrast
    platforms: gbm,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: intel mesa
    v: 25.0.7-0ubuntu0.24.04.2 renderer: Mesa Intel HD Graphics (CHV)
Audio:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series
    Imaging Unit driver: intel_atomisp2_pm
  API: ALSA v: k6.14.0-33-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.0.5 status: active
Network:
  IF-ID-1: wlan0 state: up mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 57.66 GiB used: 14.83 GiB (25.7%)
  ID-1: /dev/mmcblk1 vendor: Generic model: SCA64G size: 57.66 GiB
    type: Removable
Partition:
  ID-1: / size: 55.96 GiB used: 14.83 GiB (26.5%) fs: ext4 dev: /dev/mmcblk1p2
  ID-2: /boot/efi size: 511 MiB used: 6.1 MiB (1.2%) fs: vfat
    dev: /dev/mmcblk1p1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 5.98 GiB used: 424.5 MiB (6.9%)
    file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 65.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (rpm): N/A
Info:
  Memory: total: 2 GiB available: 1.85 GiB used: 1.55 GiB (83.5%)
  Processes: 261 Uptime: 21m Shell: Bash inxi: 3.3.34

Bom dia ! coloquei no terminal e apareceu essas informaçoes

Olá. Esse problema também acontece no player de vídeo do mint ou só no navegador?

Som travar desse jeito é geralmente o computador que travou inteiro. Depois que dá isso você consegue fechar o navegador?

Bem, não deu deixar de notar que o computador tem apenas 2GB de Ram. isso é extremamente pouco para rodar um navegador. Suspeito que o sistema fica sem memória e trava temporariamente. O kernel fica em modo de emergência e inicia OOM - emergência de fim da memória. Nesse tempo que pode demorar de 30 segundos a 2 minutos o computador parece travado, mas se deixar ele ele volta a funcionar com o processo que usa mais RAM sendo finalizado, ou seja, o navegador. A placa de som não recebe nova informação sobre o buffer pra tocar, então ela fica em loop tocando o que estava em buffer e parece um zumbido.

Olá. Acontece nois 2

Pior que consigo fechar o navegador tranquilamente , até abrir outra aba mas o vídeo fica travado e esse som alto e marca na tela que se o vídeo não reproduzir é pra reiniciar o notebook

Instala a extensão h264ify no firefox, ela bloqueia o codec vp9 no youtube e isso faz muito bem para pcs mais modestos.

qual navegador vc está utilizando?
em caso de ser o firefox ou librewolf é só baixar a extenção que o @FruTTare recomendou.
mas se for outro aí tem que ver o que causa o problema, pode ser que o navegador detectou que a ram acabou e tenha parado o vídeo pra evitar travar o sistema.

Eu te sugeriria experimentar o SlimJet Browser para máquinas mais modestas.

Baixei essa extensão mas mesmo assim continuou o problema

Abaixei mas o problema ainda persiste

Será então que não é interessante trocar de distro? Mint cinnamon eu acho que é muito pesada para um atom com 2gb de ram, usei um pc com amd sempron antigo e com 4gb e a melhor distro foi o debian com mate, era leve o suficiente e não era uma aberração de feia como bohdi e antix.

Minha sugestão pra voce tentar

Coluna 1 Coluna 2
Debian Mate Não é a mais bonita de todas, mas tem um desktop ok, não travou com youtube em 1080p e qbittorrent fazendo download em segundo plano
Mint Mate Mais bonita que o debian mate, mas travou com as duas aplicações citadas
Mint XFCE Mais leve que o mint mate, mas ainda assim travou com as duas aplicações
Debian LXQT Mais leve que todos os demais, mas o lxqt ainda parece um ambiente que não está pronto

Debian xfce também é uma opção, mas nao gosto do xfce puro

No mint, se não me engano o firefox já tem aceleração por hardware habilitada, basta instalar o h264ify.
No debian precisa ativar a aceleração por hardware no firefox e instalar o h264ify

wget https://raw.githubusercontent.com/natanael-b/my-awesome-linux/refs/heads/main/fixes/Intel_Atom.sh

Olha, esse script nesse link tem chances de resolver

Eu instalei o debian mate e agora Está funcionando tudo normal. Muito obrigado todos os que ajudaram!

1 curtida