Vi Ubuntu numa reportagem do G1

Olha o Linux aí sendo usado no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Pela logo ali da Snap Store, parece que é o Ubuntu 24.04

Link do vídeo: g1 no Instagram: "#Tecnologia - Se você já se pegou pensando que a previsão do tempo errou e não choveu ou o sol prometido não apareceu onde você mora, isso pode estar com os dias contados. A repórter Poliana Casemiro ( @polianacasemiro_ ) conta que o Brasil tem, agora, um novo supercomputador responsável por gerar os alertas meteorológicos do país. A promessa é de um nível de precisão inédito: será possível saber, por exemplo, em quais regiões de um bairro vai chover e em que momento. E o aparelho também vai ajudar a detectar a possibilidade de desastres naturais. Veja matéria completa no #g1 #PrevisãodoTempo #meteorologia"

7 curtidas

É muito comum na área da pesquisa. Geralmente as ferramentas são desenvolvidas pelos pesquisadores, ou por instituições de pesquisa renomadas. E geralmente são de código aberto e incompatíveis com windows (ou de difícil instalação/uso). Uso um software que é desenvolvido pelo CERN. Apesar de ter versão para Windows, ela é incompleta e de difícil manipulação. Serve mais como demo do que de fato para desenvolver pesquisas. Eles mesmos aconselham utilizar a versão Linux no site.

1 curtida

Provavelmente é o 22.04, devido ao ícone da loja de apps do Ubuntu.

E parece ter o nome do app aberto na barra superior.

1 curtida

Eu tinha uma professora na faculdade que trabalhava no INPE e geral usava Ubuntu desde aquela época, deve ser política interna dos caras.

1 curtida