VGA no Linux - Qual melhor escolha? Nvidia ou AMD?

Boa noite amigos.

Acabei de comprar um PC essa semana, que seria uma maquina da Dell. Como o gabinete do mesmo é menor, só posso adquiri placas de vídeo Low Profile.

Estou na dúvida entre a Radeon RX560 4Gb ou uma GTX 1050TI 4Gb.

Hoje qual a melhor compra para não ter problemas com drivers no linux ?

1 Curtida

aparentemente os drivers da AMD parecem ter melhor suporte para o Vulkan que os da Nvidia fora que a AMD tem muito interesse comercial no Linux, mas vi uns Twitters de uma pagina sobre Nvidia mostrando interesse no Vulkan, provável que eles vão focar mais ai.

1 Curtida

e só pra lembrar, Drivers Open não é driver abandonado, AMD também investe nos proprietários e da suporte direto no projeto do Open

1 Curtida

Recomendo AMD por ser totalmente plug and play, mas para usar todo o desempenho da placa recomendo usar o Manjaro, ou se preferir o Mint trocando o kernel para o mais atual e instalando o mesa com a ppa padoka

Na verdade o suporte está excelente nos dois lados. Mas pelo plug n’ play recomendo AMD. Uso AMD e não tenho arrependimentos.

2 Curtidas

AMD é plug and play e no geral oferece uma melhor experiência, os drivers da Nvidia causam muitos problemas.

1 Curtida

Sempre ouvi dizer que NVidia é melhor pra linux que AMD. O cenário agora é outro?

1 Curtida

hehehe no Fedora eu desisti mesmo colocando o driver nouveau na black list não dava certo, No Debian e Ubuntu tinha uns passos á mais, no Arch foi até fácil, mas eu estou pensando em trocar por uma placa de vídeo AMD

No Linux as coisas mudam muito rápido :slight_smile:

1 Curtida

A única distro que os drivers da Nvidia funcionam bem e não quebram é no Ubuntu e derivados, mas mesmo assim, os drivers da Nvidia causam problemas com vários DEs. Já tive muita dor de cabeça com Nvidia, hoje utilizo apenas Intel Graphics.

4 Curtidas

Estou com uma radeon RX550 e não me arrependo.

2 Curtidas

heehehh Parece que o lado vermelho estar forte no Linux

1 Curtida

Depende o que você gosta de fazer mais diariamente e toda hora. AMD é para os processadores. NVIDIA é para as placas-vídeo. Eis os detalhes do meu novo computador:

• Processador: AMD Ryzen 7 2700X
  • Placa-mãe: Biostar Racing X370 GT7
  • Placa-vídeo NVIDIA VGA Galax GTX 1660 6GB GDDR5
  • Memória de RAM: 2 memórias RAM de 8GB Adata XPG DDR4 2666 MHz
  • Energia/Fonte: EVGA 450BT
  • Disco rígido: Seagate Barracuda 2 TB
  • SSD: Adata 480 GB

As placas-vídeos AMD Vega possui drivers de código aberto. As placas-vídeo NVIDIA Geforce possuem apenas drivers de código fechado.

Na verdade todas as AMD possuem driver de código aberto. Sendo que as mais recentes (da HD7770 em diante) são compatíveis com o “amdgpu”, enquanto as mais antigas utilizam o “radeon”. Mas ambos são de código aberto. Como alternativa tem o proprietário “amdgpu-pro”, que pelo que sei não é muito bom para jogos, e tem suporte apenas para Ubuntu.

2 Curtidas

Eu chuto que essa é a ideia que as pessoas pegaram pela razão que fiz o comentário sobre Drive Open. é difícil as pessoas aceitarem o conceito do OpenSource. fala em drive Open e vem a cabeça drive abandonado feito por alguém no desespero.

E ai amigo…roda bem os jogos ela ?

Da para quebrar um galho legal com ela ?

Olha, jogar não é a minha praia. mas jogo o CS Global Offensive, na steam, com fps variando entre 100 e 180. Com a resolução de 1920 x 1080 e gráficos em alta.

1 Curtida

Falo por mim mesmo: Intel + NVIDIA / Notebook Híbrido

Já tive desktop com uma GTX 680 + i7 3770K, uma GTX 980Ti + I7 3770k e GTX 1080 + i7 6700K: e nessa época não tive problema com NENHUMA distro, todas instalaram drivers proprietários normalmente, e os jogos que eram compatíveis funcionaram legal sem nenhum problema. (n cheguei a usar Lutris ou Protons)

Agora com um Notebook (especificamente Nitro 5 versão i5 com 1050ti “sim, importado”) tive uma experiência um tanto quanto negativa, Deepin não instalava o “Prime Solution”, Mint não instalou driver gráfico (sempre da erro) e entre outras distros que apresentaram algum problema exatamente com o driver gráfico (com, ou sem modeset) a única distro que eu instalei sem problemas algum foi Ubuntu 19.04 e derivados (Kubunto, Lubuntu, e etc) a 18.04 aceitou driver gráfico mas não ativou o prime (pra trocar entre Intel + Nvidia)

Atualmente tô usando Kubuntu 19.04 por conta da minha preferência, KDE.

Tô jogando os seguintes jogos;

• Word of Warcraft (wow)
  • League of Legends (lol)
  • The Witcher 3

Não testei os demais games, mas tenho certeza que se aparece compatível no Lutris ou Protons vai rodar tranquilamente sem percas comparado ao Windows 10

Se alguém que teve quase a mesma experiência que eu, porém com AMD, e pudesse falar o que acha, seria bacana pra você tirar suas conclusões

Depende dos jogos e que qualidade gráfica pretende jogar, mas pelo que vejo em benchmarks ela parecer ser muito boa pelo preço e econômica

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-RX-550-vs-Nvidia-GTX-750-Ti/3925vs2187
https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GT-1030-vs-AMD-RX-550/m283726vs3925

1 Curtida