Versão para testes do GIMP 2.99.2 está disponível para download

Uma nova versão estável do GIMP, a 3.0, é esperada para o ano que vem (2021) mas até lá podemos testar uma “instável” de testes e assim ajudar os devs a darem os devidos ajustes até a chegada da versão estável 3.0.

A nota de release foi feita na sexta-feira passada (06/11/2021) no blog oficial do projeto, com algumas novidades que serão testadas. O pessoal do GIMP deu a seguinte declaração sobre essa versão 2.99.2 do app:

“Queremos lançar a versão 3 do GIMP com a solidez de uma rocha e precisamos prestar muita atenção aos detalhes. Estamos agora aqui para isso e o por que de estarmos lançando esta primeira versão de desenvolvimento.”

A versão 3.0 do GIMP tem um “peso” muito grande, pois é nela que teremo a implementação do GTK3 no app, possibilitando uma aparência mais moderna de widgets, caixas de diálogos e barras de ferramentas com uma decoração mais “compacta”, além do suporte aprimorado em monitores HiDPI e temas baseados em CSS.

As principais novidades nesta versão são:

  • Interface do usuário baseado em GTK3, com suporte nativo para Wayland e Monitores HiDPI.

  • Maior refatoração e cleanup

  • Nova API para plug-in.

  • Plugins agora são possíveis nas linguagens como Python 3, JavaScript, Lua, e Vala

  • Renderização em cache disponível, permitindo melhor performance.

Uma novidade que merece destaque é a “space invasion”, codinome interno para um trabalho que começou em 2018, cujo objetivo era dar o suporte adequado do color space durante o processamento do core pixel.

A Release completa você confere aqui e os procedimentos para instalação da versão Beta tanto para Linux (via Flatpak) quanto para Windows você pode conferir aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 Curtida

Muito bom excelente postagem