Versão alpha Orion browser chega ao linux 🌐

:test_tube: Orion Browser chega ao Linux com sua primeira versão alpha

O Orion Browser, navegador baseado em WebKit desenvolvido pela empresa de busca focada em privacidade Kagi, acaba de lançar sua primeira versão alpha para Linux, abrindo caminho para uma nova opção nativa no ecossistema Linux.

:rocket: O que isso significa

Até agora, o Orion estava disponível apenas para macOS e iOS, onde já conquistou uma base de usuários por sua abordagem leve, desempenho rápido e foco em privacidade — tudo sem usar motores como Chromium ou coletar telemetria.

Com o novo build para Linux:

• Usuários podem testar navegação básica, como abas, menus, favoritos e sessões.

• A versão é ainda inicial e instável — indicada para testes e feedback, não para uso como navegador principal.

• Recursos avançados ainda não estão presentes, como suporte a extensões completas e sincronização entre dispositivos.

:light_bulb: Disponibilidade e acesso

Por enquanto, a versão alpha é restrita a assinantes do Orion+, que recebem os links por e-mail para baixar e usar o pacote (geralmente via Flatpak).

Essa limitação é temporária: a expectativa é que uma versão beta aberta seja lançada em fevereiro de 2026, com acesso expandido para quem se inscreveu na newsletter ou em canais da comunidade.

:magnifying_glass_tilted_left: Como o Orion se diferencia

O Orion tenta se destacar de outros navegadores por:

• Zero telemetria e bloqueio de rastreadores.

• Uso do motor WebKit em vez do dominado Chromium/Blink.

• Suporte a WebExtensions, incluindo extensões populares do Firefox e Chrome (no futuro, quando totalmente integrado).

• Integração opcional com o Kagi Search, presente para assinantes.

Essas escolhas o colocam como uma alternativa especialmente interessante para quem se preocupa com privacidade e quer fugir ao padrão imposto por gigantes que dominam o mercado de navegadores.

:brain: O futuro do Orion no Linux

Os desenvolvedores já têm uma lista de prioridades para os próximos meses:

• Polimento da interface de troca de abas e estabilidade geral.

• Suporte a APIs de extensões completas, para que usuários possam instalar add-ons populares.

• Sincronização de dados entre dispositivos (baseada no sistema de sincronização aberto do Firefox).

Esses passos serão importantes para tornar o Orion competitivo com navegadores já estabelecidos no Linux, como Firefox, Chromium, Brave ou forks focados em privacidade.

4 curtidas

Eu tô na expectativa!

1 curtida

Parece promissor. Qualquer navegador que fuja de Chromium pra mim é algo a se ficar de olho.
Só acho que podiam deixar o navegador open source, como quase toda empresa focada em privacidade faz.
Dizer que não tem nada de telemetria qualquer um pode dizer, então poder verificar os códigos seria uma garantia disso.
No mais, vou ficar de olho para quando sair a beta aberta. Fiquei mais interessado ainda por usarem GTK e libadwaita, vai ficar lindo no GNOME. Sempre quis um navegador que mantivesse o visual da DE, mas o único que realmente faz isso é o Epiphany, e ele foi bem ruim pelo tempo que testei.

4 curtidas

Também estou esperançoso, apesar de ser um feliz usuário do Vivaldi. Quando tive Mac e iPhone eu usei o Orion por um tempo e achei bacana. Não apresentava nenhum problema com carregamento de páginas.

1 curtida

Boa notícias. Mas espero que seja multiplataforma numa versão posterior, pois caso contrário não me atende.

1 curtida

Usa o Firefox com o Add Water e seja feliz

1 curtida