Verificando se o PC é compatível com a arquitetura x86_64v2 para rodar o OpenSUSE

Nesse vídeo mostro como verificar se seu PC suporta a arquitetura x86_64v2 pra rodar o OpenSUSE Leap 16

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Vai descontinuar o suporte para as arquiteturas mais antigas.

/lib/ld-linux-x86-64.so.2 --help | grep x86-64

Copiou o Windows 11 será? :thinking:

Essa está sendo a tendência em distribuições comerciais. No ano passado a Red Hat anunciou que iria requerer o x86_64v3 no RHEL 10. Especialmente para tarefas que envolvem moer dados em paralelo, os ganhos de desempenho ao migrar para uma arquitetura mais nova não são desprezíveis.

Até onde eu sei, nenhuma distribuição voltada o desktop anunciou algo parecido. Quando muito, anunciam um repositório extra com binários feitos para a arquitetura nova (ex. Ubuntu ou Arch).

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O Leap é baseado no SLE, logo, ele acaba adotando o que é implementado no SLE. Mas você pode usar as outras versões do sistema, como por exemplo Tumbleweed, pois ele ainda continuará a suportar versão mais antiga.

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Na verdade está mais relacionado ao conjunto de instruções onde esses processadores mais antigos não possuem como SSE4_1, SSE4_1, SSSE3 que são necessários para sistemas mais modernos.
x86_64v2 praticamente aposenta processadores Intel Core2 Duo/Quad e AMD Phenom, Sempron e Athlon II.

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Pelo visto e a tendência nesse ponto, já e insuportável navegar e usar essas CPUs até com Linux

Nos programas de código aberto, os códigos ‘SSE’ não não necessários. Vai depender do compilador a escolha se essas instruções serão usadas nas otimizações ou não. Mas alguns programas distribuídos em binários, como da vinci resolve, podem sim ter essa limitação. Dá pra entender pois editar vídeo em um computador jurássico não dá mesmo…

Até mesmo programas open source que são fortemente otimizados quanto à arquitetura (como o ffmpeg) possuem rotinas otimizadas para essas instruções (sse ou até mesmo avx2), mas possuem rotinas padrão que funcionam mesmo nos computadores jurássicos.

Obviamente aquilo que já é custoso em termos de processamento fica mais custoso ainda no caso de usar as rotinas sem otimização num computador fraco. Chega ao ponto do vídeo 1080p ficar rodando a 5 fps no computador jurássico, mas quando a pessoa coloca na resolução compatível com a época de construção (15 anos atrás: 240p ou 360p), o vídeo roda.

Não vejo ‘sse’ como algo milagroso, mas o ‘avx’ sim tem ganho de performance impactante. Portanto percebo mais essa mudança como “não queremos dar suporte pra hardware antigo” do que ganho de desempenho com compilação otimizada para hardware mais novo. Até mesmo porque, do ponto de vista de suporte, poderia facilmente ter-se repositórios para x86-64-v1, v2 e v3 caso quisessem.

Também não vejo nenhum problema nisso, até porque a quantidade de computadores antigos somente diminuem com o tempo, tornando-se algo nichado e que apenas uma ou duas distribuições poderiam “se especializar” nelas, enquanto a maioria de computadores com hardware recente tira proveito das instruções completas suportadas.

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Pra mim tbm foi novidade, nunca vi algo assim