Está marcado para este mês, o lançamento do Xfce 4.20, trazendo diversas novidades, com destaque para o suporte aprimorado ao protocolo Wayland.
Após dois anos de desenvolvimento, o Xfce 4.20 chega com o objetivo de modernizar a experiência do usuário, oferecendo um ambiente mais rápido e eficiente.
O Xfce 4.20 será um dos primeiros a oferecer suporte nativo ao Wayland. Mas para garantir a compatibilidade com sistemas mais antigos e atender às necessidades de usuários que preferem o X11, o suporte a esse protocolo será mantido.
A nova versão traz inúmeras correções de bugs e otimizações, resultando em um ambiente mais estável e responsivo.
Por enquanto, a versão está disponível apenas como código-fonte, o que significa que os usuários interessados em testá-la precisarão compilá-lo.
Acho isso ótimo. Só espero que hajam melhorias na UI em termos de deixar as coisas coesas (título centralizado e não afetado pelos botões, ícones da taskbar sempre no mesmo tamanho, etc). É uma das coisas que me desanimam um pouco dessa DE, que eu usaria se não tivesse outra opção ou se tivesse um PC fraco. Acabo indo para o KDE mesmo em pcs menos potentes por conta do que citei.
Podem dizer que Xfce é ambiente gráfico “capado”. De fato, não tem os mesmos recursos do GNOME e do KDE Plasma, como loja de aplicativos, mas tem recursos o suficiente, e é estável e muito customizável e ajustável. Gosto muito!
Acho que a edição 4.20 vai ter Wayland como opção experimental. Mas esse já será um passo decisivo rumo à compatibilidade completa.
Pô, eu montei um PC novo essa semana, e deve chegar mais ou menos na data desse lançamento. Particularmente uso um Arch com XFCE faz 2 anos, e estou extremamente empolgado que esses recursos vão chegar nessa versão. Mas, mesmo sendo algo incipiente e talvez eu nem use de cara, o XFCE atual já me surpre.
Nunca fiquei tão contente lendo uma notícia assim. Comecei com XFCE há 10 anos e nunca deixou de ser minha DE favorita. Espero que não demore tanto para lançar.
Que notícia boa! É ótimo ver o ambiente gráfico se modernizando e mantendo a compatibilidade com o X11 para quem ainda usa versões mais antigas. Com certeza, essa atualização será um grande avanço!
Considerando a velocidade com que o LXQt passou a ser full wayland, também é possível o Xfce fazer o mesmo, e já não era sem tempo. Não fosse por questões de hardware, eu diria que só existem duas DEs, Gnome e Plasma, mas o Xfce também consegue entregar um ambiente de desktop mínimo e personalizável, então tá valendo. Provavelmente instale em uma VM pra brincar, e testar se corrigiram o problema dos ícones e do título das janelas, que é o que estraga o Xfce na minha opinião.
Não gosto do GNOME. Nem do Plasma. Que situação, não é mesmo?
Ainda bem que tenho o Cinnamon e o Xfce.
Gosto também do MATE, só que me parece um projeto estagnado.
Tenho curtido o LXQt. É mesmo um ambiente gráfico que “sai do caminho”, e tenho gostado do dinamismo de seu projeto, ainda que seja pequeno. Só que o LXQt fica na faixa de leveza próxima do Xfce e tem menos recursos.
Não faço ideia de para onde vai o Budgie.
Talvez, a médio prazo, o meu grande barato passe a ser o COSMIC. Mas o bom e velho Xfce deverá ficar como boa alternativa.
Essa é a beleza do Linux: não gostar do Gnome e do Plasma é um direito que você tem, e todos podem fazer alternativas, caso quiserem.
Tenho algumas questões em particular com o LXQt que me fazem não querer usá-lo. O Mate é legal, mas também me parece incompleto, na verdade, eu até diria que é incompleto. O development é bem devagar, também.
O Cinnamon pega muitas coisas do Gnome, aí o visual fica misturado entre CSD e SSD e eu não gosto disso.
Budgie eu não consigo me acostumar. Me parece uma tentativa de trazer o Seven misturado com o Gnome, e eu não gosto. Preferia que houvesse uma DE que fosse quase uma cópia exata do Seven.
Com relação ao COSMIC, de início eu fiquei bem animado. Mas não testei fora de VMs e testei muito pouco; não me vejo indo usar ele, sinceramente. Eu me vejo mais usando um SwayFX bem feito do que ele, nesse exato momento, pra ser bem sincero.
Tentei ontem com a versao teste instalei o wayfire wm mas nao funcionou so voltava para a tela de login e o labwc nem compilou deu um erro de python que fiquei com preguica de resolver.
Gostei da sua customizacao tmb.