Vem aí o Linglong!

Linglong é o NOVO empacotamento desenvolvido pela deepin., resolvendo vários problemas com dependências complexas dos pacotes deb e reduzindo os riscos de segurança com suporte ao sandboxing, atualizações incrementais e proteção de privacidade, já disponíveis na loja Linglong.

“Precisamos de outro formato de pacote? Eu não acho. Com Flatpak e Snap ao redor, não soa como nada que nunca foi feito antes. Para mim, parece que o deepin simplesmente quer ter seu próprio formato de pacote como parte de suas ofertas.”

Deepin 23: O que há de novo?

A prévia do Deepin 23 foi disponibilizada para teste. Ao contrário de sua versão anterior, esta inclui algumas atualizações fundamentais, que impactam a experiência do usuário em vários níveis.

O Deepin é uma das distribuições Linux mais bonitas do mercado. Embora a experiência do usuário nunca seja livre de problemas, certamente parece boa. Os desenvolvedores experimentaram personalizações intrigantes que o destacam da multidão.

Com o deepin 20 e seus lançamentos pontuais recentes, tivemos uma boa lista de atualizações. Agora, parece que o deepin 23 será a próxima.

Os principais destaques incluem:

• Um novo formato de pacote.
  • Uma nova ideia para atualizações do sistema.
  • Um novo repositório.
  • Novos papéis de parede.
  • Kernel Linux 5.18

Atualizações atômicas

As atualizações do sistema serão tratadas como operações atômicas, ou seja, quando os pacotes são instalados com sucesso, a atualização é concluída. Se a instalação falhar, o sistema é revertido para a versão anterior, sem alterações.

Assim, você obtém suporte à reversão do sistema após uma atualização e evita dificuldades com atualizações parciais.

Upstream independente

O deepin pretende ter um repositório separado, dos do debian, para os pacotes principais e alguns componentes opcionais. Os desenvolvedores pretendem aprender com o upstream, como Debian e Arch Linux, para melhorá-lo.

Novos papéis de parede

Como todos os outros grandes lançamentos, o deepin 23 adiciona alguns papéis de parede bonitos e um novo, padrão.

7 curtidas

Não seria melhor seguir com o Flatpak que já é consolidado (me refiro a suportar oficialmente na loja)? Acho que teremos versões atrasadas dos programas dessa forma.

2 curtidas

Acho que seria mais uma questão geopolítica/ideológica para se desvencilhar de influência/dependência norte-americana.

5 curtidas

Acredito que esse tal de Linglong aí é furada. Temos diversos empacotamentos que funcionam muito bem e que já estão muito consolidados no mercado. A ascensão do flatpak é clara também como dito pelo diegons

Não existe nenhum motivo forte ou mercadológico para se criar um “novo tipo de pacote”, só vai criar mais confusão. Então vão se tornar, deb, rpm, tar, snap, flatpak, appimage e ainda por cima linglong?

Bom, posso estar errado, mas sei lá, não curti essa ideia.

Possivelmente

acho que eles querem criar pacotes proprios sem dependencias externas nas atualizações. um flatpak xingling.

1 curtida

Cara, vai por mim, esse é o melhor formato de pacotes até o momento, o grande ponto do LInglong é que ele é o que o Linux sempre precisou, ele tem a portabilidade de um AppImage combinado com o isolamento do Flatpak, a integração de um empacotamento nativo e o compartilhamento de bibliotecas do Snap… em suma ele é o .exe do Linux com um sistema de repositório, você efetivamente não precisa se preocupar com isso:

Na prática é deb, rpm, tar, Snap, Flatpak, Appimage (que pode ter extensão .uab)

Enfim, ele não tem nada a ver com Flatpaks ou Snaps, assim como os Orbital apps ele é apenas mais uma especificação AppImage só que com a possibilidade de usar repositórios e conectar eles como acontece no nos Snaps

2 curtidas

Então ele não faz nenhum isolamento como faz o Flatpak e nem consigo imaginar como ficaria as permissões disso.

Flatpaks, snaps e o próprio Appimage vem melhorando muito e me parecem que se encaixam muito bem no ecossistema que temos hj.

1 curtida

causou murmurio na comunidade?
já gostei!

2 curtidas

Acho sempre legal a criação de novos projetos, indica que o Deepin quer ir muito além de ficar só no visual (coisa que já faz, por ter aplicações própria).

2 curtidas

Basicamente o isolamento do Flatpak é usando namespaces, você consegue fazer isso manualmente usando o unshare pra qualquer comando no sistema, por exemplo, negando ao ls o acesso a pasta /usr/share:

# Primeiro crie uma pasta vazia, ela vai ser nosso /usr/share na sandbox
export vazio=$(mktemp -d)
# Inicie uma instância do unshare no / com permissões com seu usuário sendo um
# root falso (necessário pra ligar diretórios) isolando o mapa dos pontos de montagem :
unshare -mrR /
# Ligue o diretório em ${vazio} para /usr/share
mount --bind "${vazio}" /usr/share
# Agora liste o diretório /usr/share
ls /usr/share
# Saia da sandbox
exit
# Liste novamente
ls /usr/share

É exatamente o mesmo isolamento dos flatpaks só o jeito de fazer que é diferente

A questão é que a UnionTech foi a empresa que o governo Chinês escolheu pra substituir a MS então qualquer coisa que ela faça tem que se encaixar no ecossistema Linux e Windows

2 curtidas