Linglong é o NOVO empacotamento desenvolvido pela deepin., resolvendo vários problemas com dependências complexas dos pacotes deb e reduzindo os riscos de segurança com suporte ao sandboxing, atualizações incrementais e proteção de privacidade, já disponíveis na loja Linglong.
“Precisamos de outro formato de pacote? Eu não acho. Com Flatpak e Snap ao redor, não soa como nada que nunca foi feito antes. Para mim, parece que o deepin simplesmente quer ter seu próprio formato de pacote como parte de suas ofertas.”
Deepin 23: O que há de novo?
A prévia do Deepin 23 foi disponibilizada para teste. Ao contrário de sua versão anterior, esta inclui algumas atualizações fundamentais, que impactam a experiência do usuário em vários níveis.
O Deepin é uma das distribuições Linux mais bonitas do mercado. Embora a experiência do usuário nunca seja livre de problemas, certamente parece boa. Os desenvolvedores experimentaram personalizações intrigantes que o destacam da multidão.
Com o deepin 20 e seus lançamentos pontuais recentes, tivemos uma boa lista de atualizações. Agora, parece que o deepin 23 será a próxima.
Os principais destaques incluem:
- Um novo formato de pacote.
- Uma nova ideia para atualizações do sistema.
- Um novo repositório.
- Novos papéis de parede.
- Kernel Linux 5.18
Atualizações atômicas
As atualizações do sistema serão tratadas como operações atômicas, ou seja, quando os pacotes são instalados com sucesso, a atualização é concluída. Se a instalação falhar, o sistema é revertido para a versão anterior, sem alterações.
Assim, você obtém suporte à reversão do sistema após uma atualização e evita dificuldades com atualizações parciais.
Upstream independente
O deepin pretende ter um repositório separado, dos do debian, para os pacotes principais e alguns componentes opcionais. Os desenvolvedores pretendem aprender com o upstream, como Debian e Arch Linux, para melhorá-lo.
Novos papéis de parede
Como todos os outros grandes lançamentos, o deepin 23 adiciona alguns papéis de parede bonitos e um novo, padrão.