O projeto KDE está desenvolvendo uma nova ferramenta de configuração inicial para tornar a experiência de primeiro uso do ambiente de desktop Plasma muito mais amigável e intuitiva, especialmente para novos usuários. Atualmente, a primeira inicialização do KDE pode ser um pouco avassaladora, com muitos elementos e opções que podem confundir quem não está familiarizado com o sistema.
A ideia central é simplificar e guiar o usuário desde o primeiro momento em que o KDE Plasma é iniciado, assemelhando-se ao tour inicial ou assistente de configuração oferecido pelo Windows, macOS e algumas distribuições Linux, como o Ubuntu.
A nova ferramenta será modular e permitirá ao usuário conectar-se a uma rede Wi-Fi ou configurar outras opções de rede sem dor de cabeça. Além disso, facilitará a integração com contas online, como Google, Microsoft e Nextcloud, para sincronização de dados e serviços. O usuário também poderá escolher entre diferentes layouts e configurações de área de trabalho de forma simples.
Ela também apresentará opções para otimizar o uso de energia. Também será possível controlar como as notificações são exibidas, reduzindo distrações ou garantindo que informações importantes sejam vistas. Outras duas opções “importantes” são a ativação do modo escuro e a escolha correta do fuso horário.
Os desenvolvedores creem que estas mudanças diminuirão a curva de aprendizado para novos usuários, tornando o KDE mais acessível; garantirá que a experiência inicial seja positiva e convidativa, pois os usuários configurarão o sistema de acordo com suas preferências mais rapidamente.