O time do KDE está produzindo sua própria distribuição Linux, imutável, baseada no Archlinux e de nome “KDE Linux”.
É um projeto totalmente novo, com uma abordagem diferente e metas ambiciosas, tanto para desenvolvedores quanto para usuários finais.
O objetivo é fornecer uma experiência perfeita e amigável, combinando a confiabilidade e a interface rica do KDE, com tecnologias de ponta.
Várias edições estão planejadas para atender a diferentes grupos de usuários, permitindo que eles escolham recursos mais recentes ou um ambiente mais estável.
Além de ficar sob responsabilidade direta do KDE, usará flatpak e systemd-sysext para facilitar a manutenção e o desenvolvimento.
Contará também com sistema de backup automático usando snapshots Btrfs com uma GUI amigável.
O KDE Linux está atualmente disponível como um arquivo RAW de 11 GB para aqueles que desejam experimentá-lo. Ele pode ser gravado em um pendrive USB ou virtualizado.
Tem horas que penso que um dos grandes motivos para o Linux não ter decolado no Desktop é a premissa de que a maioria das distros grandes usam o Gnome como padrão. Já quem adota o KDE dificilmente anda reclamando. Quem mais reclama do KDE é quem não o usa.
Meu único pé atrás com o KDE é que era a interface favorita do Tyrell Wellick… e como ele fazia umas coisas estranhas…
Mas brincadeiras à parte eu acho o KDE mais funcional que o Gnome… embora eu use os 2… acho o Gnome um pouco engessado em alguns aspectos, mas procuro tirar o melhor dos 2 mundos, mas só o tempo dirá se usarei essa distro imutável
No momento com Fedora Workstation e Fedora KDE… e dando uma estudada no Fedora Server (que sei lá o pq não tem um vídeo aqui no canal falando sobre ele, configuração e sua dashboard)