O ChromeOS Flex é a versão do ChromeOS que você pode executar em qualquer PC, projetado principalmente para escolas e organizações que não querem mudar totalmente para um novo hardware. Agora, o Google está trabalhando em um recurso muito necessário que pode ser familiar para os fãs de desktop Linux.
O Google está trabalhando na adoção do fwupd, a ferramenta que a maior parte do ecossistema Linux usa para lidar com atualizações de firmware, para o ChromeOS Flex.
O ChromeOS regular (fornecido nos Chromebooks) já suporta fwupd, então isso é apenas para a versão “Flex” que você pode instalar em um computador não-Chromebook.
Se você precisa atualizar seu firmware, você teve que inicializar em um sistema operacional diferente, seja Windows ou uma distro Linux desktop com fwupd.
Isso será útil quando as pessoas precisarem atualizar sua placa-mãe, acessórios conectados ou outro hardware. O utilitário fwupd tem sido uma grande ajuda no desktop Linux, e é ótimo ver o Google trazendo para o ChromeOS Flex.
Não há cronograma para quando esse recurso pode aparecer em uma versão estável do ChromeOS Flex, mas as chances são de que, seguindo o cronograma de lançamento regular do Chrome, isso pode levar alguns meses.
Fonte: howtogeek