Velocidade do link

Gente estou tendo um problema com a velocidade da minha internet, recentemente contratei um plano de 300 megas porém quando faço os testes de velocidade está entregando penas 100 megas via cabo, vi nas configurações de rede que a velocidade do link atualmente é de 100 Mb/s.
Tentei alterar isso via terminal usando o ethtool e quando eu uso o comando que deveria fazer a alteração ele me retorna essa mensagem :
netlink error: Operation not permitted

Eu não tenho a menor ideia de como conseguir fazer essa alteração ou como conseguir essa permissão .

Pergunta básica:
TODOS os seus equipamentos envolvidos são, com certeza, gigabit (incluindo o cabo)?
Se mesmo assim não tá conectando em gigabit, primeira coisa é trocar o cabo, para ver o que pode fazer.
Se o cabo for 5e, ele pode funcionar gigabit, mas com certas limitações. Em geral, só é algo a se aplicar quando ele for bem curtinho, e preferencialmente fabricado (não crimpado).

1 curtida

Então eu real não sei, na verdade não sei nem como verificar isso, a minha placa de rede até onde eu sei (informação da caixa e do sistema) suporta mas o cabo já não tenho certeza.

Esse limite de 100 Mbps também aconteceu comigo. A rede era “onboard” na placa, e não permitia mais do que isso ─ confirmei pelo Manual da placa.

Bastou comprar uma placa Gigabit (1000 Mbps), e minha conexão foi para 200 Mbps, conforme o contratado na época.

Aqui, minhas anotações sobre isso:

Bom eu acredito que pode ser algo assim também, se for isso vou providenciar outra placa.

No link tem um resumo da instalação da nova placa de rede. É coisa muito simples. O importante é desligar tudo da tomada. E no Linux, nem precisa procurar driver. Todas as distros reconheceram automaticamente.

Antes de sair providenciando outra placa, verifique se o modelo suporta (via de regra, só máquinas muito antigas não suportam gigabit por padrão.
Como disse, qualquer elemento no meio da rede que não suportar gigabit fará com que a rede baixe de velocidade. Pode ser só o cabo.

E mesmo verificar se o equipamento fornecido pelo provedor suporta gigabit.

2 curtidas

Então acabei de verificar os equipamentos e eles são /1000 então acredito que pode ser essa mensagem de permissão, como se meu perfil não tivesse permissão pra fazer esse tipo de alteraçã.

Verifica seu modelo de roteador o meu era um dlink DIR-819 , tinha um plano de 250 mb e ele entregava 100 mb. a tecnologia 10/100/1000 já é bem antiga, pra ter uma ideia meu note tem 9 anos e já é/1000