Estou com problemas com downloads - estão extremamente baixos.
Estou utilizando o Qbittorrent, principalmente para baixar arquivos torrent, e a velocidade tem se mostrado baixíssima. Também usei o Transmission, mas a velocidade de download se manteve muito baixa também.
Pensei até que era o arquivo torrent ou o site, mas como estou em dual boot com o Windows 11, fui baixar o mesmo arquivo no Windows, do mesmo site e a velocidade de download ficou em 15mb/seg e até em 20mb/seg - muito boa! Mas, no Linux, mais precisamente no Fedora KDE Plasma que estou usando, não passava de 500kb/seg - a diferença é gritante!
Pensei até que era o Fedora KDE, mas removi o Fedora e instalei o Mint… a velocidade continuou baixíssima.
Existe alguma configuração de banda, Firewall ou portas, que pode ser feita para melhorar a velocidade?
Qual o seu adaptador de rede?
Você consegue descobrir rodando um “lspci“ no terminal e procurando alguma linha que mencione “network“, “ehternet“ ou “wifi“.
Eita, o Qbittorrent rodava tranquilo antes, o que eu mais vejo é o povo reclamando dele.
O Que Pode Ser?!
O qBittorrent vem com um cache de disco automático ou muito baixo (tipo 32MB ou 64MB), se sua internet for rápida, era pra tá maior.
Ele tenta falar com todo mundo ao mesmo tempo. Se deixar no padrão, ele pode abrir centenas de conexões, o roteador olha isso e diz:
Vai com calma, que rápido machuca.
Limitar as conexões globais para um valor tipo, 200 ou 300.
O uTP tá habilitado? Ele foi feito para ser “educado”: se ele percebe que alguém na rede está usando a internet, ele reduz a própria velocidade para não atrapalhar.
Mesmo se tiver em um i7, se a “porta” do torrent não estiver aberta no roteador, você só consegue baixar de quem tem a porta aberta. Pesquisa sobre “Port Forwarding”.
O Qbittorrent tem que ser configurado, se vc quiser algo mais simples e até pra testar se é ele ou outra coisa, baixa aí rapidinho o FDM (Free Download Manager) do site deles.
Mas, não sei fazer “abrir” a “porta do torrent” no roteador! Isso é feito no Linux mesmo? Modo gráfico ou via terminal?
Sobre o FDM (Free Download Manager), sempre usei ele no Windows 11, era o aplicativo padrão de download, mas instalei aqui no Fedora KDE Plasma, e simplesmente não abre. Você tem ideia do motivo de não abrir o FDM?
Nunca mexi com esse adaptador, mas você pode tentar isso:
Pode ser que o modo de powersaving do seu adaptador esteja deixando ele mais lento (ja ocorreu no meu note atual)
Abre um terminal e digita “sudo iw dev wlo1 set power_save off“ e aperta enter.
Se der erro dizendo que não existe um dispositivo “wlo1“ você tem que descobrir o nome dele, geralmente um “rfkill“ vai listar os adaptadores bluetooth e wifi que você tem, aí é só mexer no comando e trocar o “wlo1“ por “wlan0“ ou “wlan1“ etc, dependendo do nome do seu adaptador.
Aí tu testa sua conexão e vê se ainda está lenta. (To sem meu pc pra testar o código agora)
Quando você vai no browser e faz um speed test no site da ookla, a taxa de download está mais baixa do que o normal?
Se sim, sugiro dar uma olhada neste outro tópico, pois tive um problema semelhante e cheguei a abrir um bug report, mas só consegui resolver reinstalando.