Velocidade de download diferentes

Bom dia a todos. estou enfrentando um problema estranho no meu notebook. Tentei resolver com GPeto, mas eles me deu apenas algumas causas prováveis. Eis o problema: “ vou deixar aqui o prompt que usei para explicar o problema, seguido do link da resposta.

PROMPT:
analise o seguinte cenário: Minha internet, normalmente, tem uma taxa de download de 6,5 MiB/s. No entanto, tenho percebido que essa taxa tem se mantido nos 1.5 a 2.0 MiB/s e algumas vezes a conexão no meu notebook cai, mas no celular continua normal. Notei que, se remover o roteador da tomada, por alguns instantes, e reconectá-lo, a velocidade volta ao normal (6,5MiB/s). Uma pesquisa na rede me mostrou que isso tem a ver com “limpeza de cashe”. Pensei em comprar um repetidor de sinal e colocá-lo mais próximo do notebook, uma vez que ele não tem entrada RJ-45 para uma conexão mais estável. Isso poderia resolver o meu problema?

GPeto – > Resposta: https://chatgpt.com/share/69b28554-9348-8003-80f3-6266bbc4bdb9

qual modelo do seu roteador wifi?

É esse aqui. Agora mesmo eu consegui trazer a velocidade normal (6,9MiB/s). É como se o reteador ficasse renegociando as rotas. Hora ele traz a velocidade normal, hora ele despenca.

Pode ser um bug no roteador.

Já tentou restaurar para configuração de fábrica?

1 curtida

Uma coisa que pode afetar e a configuração automática de seleção das redes Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz no roteador.

Quando conecta na rede 2.4 GHz a velocidade cai bastante, verifica como está essa configuração. Se possível configura como redes separadas.

2 curtidas

Foi o que eu fiz. Fui nas propriedades do REALTEK e alterei:
Modo wireless = automático – por incrível que pareça, deixar no (AUTO) resolveu o problema.
Preferred band = 5Ghz

1 curtida

Não precisou. Mas obrigado pela dica.