Veja tudo que entrou no windows 26H2

Novidades do windows 26h2

Este vídeo apresenta o lançamento oficial do Windows 11 26H2 e guia o usuário sobre como verificar a disponibilidade e instalar a atualização através do Windows Update (0:00 - 1:15). O criador explica que a atualização está sendo liberada gradualmente e utiliza um “pacote de habilitação” para usuários das versões 24H2 ou 25H2, tornando o processo rápido e sem a necessidade de uma reinstalação completa (2:14 - 3:13).

Principais novidades destacadas:

Barra de tarefas: Agora permite alterar sua posição (superior, inferior, esquerda ou direita) (4:12 - 5:14).

Windows Search: Adição de controles para desativar resultados da Web e Microsoft Store, permitindo uma busca focada apenas em arquivos locais (5:17 - 6:53).

Menu Iniciar: O menu agora possui tamanho responsivo, adaptando-se automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo (6:57 - 8:46).

Acessibilidade: Atualizações significativas no Narrador, com suporte a Braille, e melhorias na Lupa, incluindo novos atalhos para ajuste de zoom (10:11 - 11:21).

Pesquisa Inteligente: O sistema agora consegue interpretar melhor as buscas, mesmo que o usuário cometa erros de digitação (9:40 - 10:11).

Só 5 anos pra fazer o que o Windows 7 já fazia

Parecem somente pequenos ajustes e nada de muito significativo, coisa que já poderiam ser implementadas em atualizações rotineiras e não num “Service Pack” anual.

Bacana, mudou de água para water :grinning_face_with_smiling_eyes:

Dei uma olhada no site do Massgrave e parece (eu não sabia) que a versão Home virou Consumer e a Pro para Business ou Enterprise.

Alguém poderia esclarecer melhor?

Enfim, depois vou baixar para meus clientes.

Interessante ver essas novidades do 26H2 — especialmente desativar resultados da web na pesquisa local, que convenhamos, já devia ter vindo há anos!

Eu era daquele perfil clássico de usuário que sempre adorou o Linux, mas ficava com um pé preso no Windows exclusivamente por dependência profissional do AutoCAD, Photoshop e CorelDRAW.

No fim das contas, a necessidade falou mais alto: acabei criando aplicações web próprias para cobrir exatamente essas três frentes de trabalho. Uma vez resolvido esse gargalo, não teve mais volta. Hoje navego 100% no Linux, a máquina respira aliviada e não sinto a menor falta de tela de atualização do Windows na inicialização! haha :penguin::man_surfing:

Várias dessas mudanças já tinham sido implementadas antes do 26H2, bastava instalar as atualizações prévias que já ativada. Eu já podia ajustar a barra de tarefas antes do 26H2.

Instalei aqui no meu intel 6700HQ (via rufus né, pq ele não é oficialmente suportado). Notebook tá com 16GB de RAM e o Windows carregado, sem nada (dasabilitei inicio automático de nada que não fosse de driver), usa 6,2GB. MicroSlop cada vez se afundando mais…

Enquanto isso o Fedora KDE Plasma usa 2,2GB de RAM (e ainda é um dos maiores usos de distro linux que eu testei).

[]'s

Windows detecta quanto de RAM e se ajusta. Memória RAM é para ser usada…

Realmente, normal um app de previsão do tempo usar 1GB de RAM e muitos outros exemplos…

Um amigo acabou de comprar um Dell Vostro 3510 que vem com Windows 11 e 8GB de RAM. O windows usa os mesmos 6GB de RAM quando iniciado. Qualquer 3 abas de internet já dispara o uso da swap.

Basta comparar com o próprio Windows 10 IOT Enterprise LTSC que usa 2GB quando iniciado.

Sobre o tópico: o que eu mais gostei foi finalmente ter a possibilidade de se usar ícones pequenos na barra de tarefas.

[]'s

Infelizmente atualmente é meio inviável usar só 8gb de ram com Windows 11. Por isso a Microsoft está tentando melhorar o sistema para ficar utilizável em 8gb.

Não dá para comparar com o LTSC porque a proposta do sistema é diferente. LTSC é capado no bom sentido e vai utilizar menos memória, até no Windows 11 LTSC usa bem menos.

Ainda lembro da época que eu ia fazer debloated do Windows e o sistema me avisava que se eu desinstalasse o Internet Explorer o sistema teria falhas graves. Eu ficava achando graça disso até quando resolvi tirar o Snap do Ubuntu “recentemente” kkkkkkkkkkk… Canonical Saboooor Microsoft!

E esse exatamente o ponto, são mudança triviais de atualizações rotineiras, não deveriam ser o foque ou destaque da grande atualização anual, que diferente de versões anteriores, não parece trazer nenhuma grande novidade.

Fica evidente a decadência do Windows… Não precisava nem lançar o 11, era só manter suporte e ir melhorando aos poucos o Windows 10 que já era excelente. O Windows 11 não adicionou nada de relevante que o usuário queria, piorou a experiência de uso, deixou o sistema mais pesado e ainda fica minerando cada vez mais dados, só serviu para dar um fim artificial ao W10. Terrível, pior lançamento da M$, superou de longe Win ME e Vista.

Caraca bicho, mudar a barra de tarefa de posição é “novidade” em 2026… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem comentários.

Eu nem consigo adivinhar a quantidade de pessoas e seções que existem na Microsoft focadas em desenvolver o Windows, digo, deve ser algo gigantesco de manter.

Daí seus comentários me fizeram pensar em como é para um programador fazer algo que ele claramente sabe que vai dar errado, devido a toda essa parte de coleta de dados, serviços inúteis, uso de IA, etc., enfim, a galera responsável pelo bloat.

Fico imaginando que deve ser uma desgraça, e digo isso porque eu sempre busco o fazer o meu melhor no meu trabalho e o melhor para o cliente, e aí ser recompensado de acordo, e, portanto, detesto essa ideia de “vender por vender”, e tudo bem que as coisas precisam se pagar, mas o Windows já é pago, o que faz tudo ser ainda mais absurdo.

A microslop pode mudar o que for que eu não volto pro windows, já me perderam pro linux.

inclusive hoje tive que usar um notebook com windows 10 e no exato período em que usei minha rinite atacou, será uma coincidência?:joy::joy::joy::joy:

O Windows 10 x64 normal tb só usava 2GB quando inciava (o x86 usava 1,2GB). Não há absolutamente nenhuma razão pro windows 11 consumir tanta RAM assim apenas na inicialização, a não ser pelo fato dele ser um SO extremamente inchado. O windows 11 IOT Entreprise LTSC consome pouca coisa a menos que o 11 normal (foram 4,7GB quando eu testei ele em um notebook Dell Vostro 3500 - i3 370m com 8GB de RAM).

Tomara que a Microsoft consiga melhorar o windows 11, mas eu não vejo nenhuma ação nesse sentido).

[]'s

Infelizmente, mesmo eu usando Windows 11, sou obrigado a concordar com isso. É muito inchado mesmo. No meu trabalho, tem alguns computadores com Windows 11 e 8gb, que é sofrido de usar. Fica em uso de 70 a 80% de RAM o tempo todo.

O problema maior é o tempo de download e instalação pelo Windows Update