O GNOME Shell, popular no mundo Linux, está chegando aos smartphones e Cassidy Blaede, membro da equipe de desenvolvimento, postou um vídeo mostrando como a interface gráfica está ficando em um celular OnePlus 6T.
A interface busca unir a experiência desktop e smartphone e pretende-se que o usuário possa conectar mouse, teclado e uma tela ao celular para usar como um PC. Dessa forma, por ora, ela não mantém um padrão de funcionamento, com janelas abrindo em formatos estranhos, misturadas a outras que ocupam a tela toda corretamente (ou não), mas que às vezes podem ser ajustadas pelo usuário.
Apesar de todos os bugs, algo natural durante o período de desenvolvimento, vemos que os menus da interface funcionam bem, o multitarefas é ágil e você consegue acompanhar em tempo real as aplicações em segundo plano. O sistema de gestos e a fluidez do sistema estão sendo o foco do desenvolvimento no momento, e vemos que nisso, o GNOME já é competente.
A versão em desenvolvimento do GNOME shell mobile está disponível através do GNOME OS e do Postmarket OS e você pode testá-la, inclusive em máquina virtual. Segundo Cassidy, a interface detecta automaticamente o tipo de dispositivo que está sendo utilizado e adapta sua exibição e modo de uso, sendo conversível entre tablet, smartphone e desktop.
Será que o GNOME conquistará espaço no mercado se smartphones? Sua base Linux pode facilitar o uso de Apps Android e ele representa um passo open source em direção a um sistema operacional único para todas as plataformas.