Veja como fazer todos os Metal Slug versão Steam funcionar no Linux

Nenhum Metal Slug versão Steam oferece suporte nativo ao Linux, mas, observando os relatórios no ProtonDB, pude perceber que todos eles funcionam perfeitamente, desde que você cole/substitua três arquivos de DLLs na pasta de instalação do jogo e aplique uma configuração muito simples com Proton, que será explicado mais abaixo.

Clique nos links para baixar as DLLs necessárias:

libEGL.dll 32bits 1.3.0.0
libGLESv2.dll 32bits 1.3.0.0
D3dcompiler_46.dll 32bits 9.30.960.9200

Provavelmente, após extraí-los, os três arquivos DLLs estarão com todas as letras minúsculas, então será necessário renomeá-los, para que possam respeitar algumas letras maiúsculas, assim substituindo as DLLs originais da pasta de instalação do Metal Slug.

Cole os DLLs em …/steamapps/common/METAL SLUG/

Feito isto, agora resta uma última configuração, escolha apenas uma das opções abaixo, o que achar melhor:

1. Forçar o uso do Proton 4.11-13 para todos eles, ou…
  2. Continuar usando Proton 5 (ou superior), com o seguinte comando de inicialização: PROTON_USE_WINED3D=1 %command%

Esta solução se aplica aos jogos Metal Slug, Metal Slug 2, Metal Slug X e Metal Slug 3 no Steam.

Para mim, apenas Metal Slug XX não houve necessidade de mexer com DLLs, pois o jogo funcionou como Platinum usando Proton 5 e Controle Xbox 360.

5 curtidas

Nessa mesma linha, o Spelunky 2 precisa de uma versão customizada do Proton, o Proton-TkG (sim, o mesmo TkG do kernel do Garuda Linux). Depois de instalá-la e forçar a versão do Proton (tenho a versão 5.18), o jogo funcionou aqui sem nenhuma outra configuração. Questão é que é difícil chegar muito longe nos meus testes…

O Wine/Proton-TkG é feito para funcionar no Arch/Manjaro, no entanto, fica o aviso.

Bônus: Desenvolvedor do jogo também tem corrigido bugs no Linux/Proton para melhorar a compatibilidade.

3 curtidas