Vazamento de corrente pode danificar meu Setup?

Olá, pessoal, espero que vocês estejam bem.

Sou novo por aqui, se eu tiver cometido algum erro, peço que me perdoem.

Antecipo agradecimentos. :oncoming_fist:t2:

Minha dúvida é sobre choques leves que as vezes o gabine dá quando encostamos neles.
Meu desktop estava dando, fiz um esquema improvisado pra desviar esse vazamento para uma parede e diminuiu.

Acredito que esse vazamento, se não desviado, pode danificar o monitor, mas eu queria saber a opinião de vocês.
Lembrando também que essa corrente pode passar pelo cabo de vídeo (VGA ou HDMI).

Um outra dúvida é se usar uma caixinha de som, alimentada por uma fonte de 5v pode causar algum problema. É uma fonte daqueles celulares antigos, ela faz um chiado, mas como só tinha ela tive que usar.

:yellow_square: Resumo:

• Vazamento de corrente pode danificar meu setup (componentes do meu desktop)?

• Um caixinha de alimentação externa, conectado ao meu PC pode dar algum problema?

• Um última dúvida. Fazer um esquema de aterramento não convencional, pode trazer algum problema pro PC? Não convencional seria conectar o fio terra numa parede que sei que absorve a energia (uma parede aterrada).

2 curtidas

Na minha cabeça, choque no gabinete é falta de aterramento, é isso mesmo?

1 curtida

Os choques que você sente no gabinete podem, com o tempo, danificar seu monitor e outras peças do PC. É como um “vazamento” de energia que estressa os componentes, diminuindo a vida útil deles ou até queimando-os em casos extremos. Seu truque de desviar a energia para a parede ajuda você a não levar choque, mas a energia ainda está vazando por onde não deveria.

Isso pode ser devido a fonte não ser boa, ou ainda estar ligado aos choques do gabinete, especialmente se o problema for a falta de um aterramento adequado. Quando você conecta a caixinha de som no PC, ela se torna parte desse sistema. Se o aterramento do PC (e da casa) não está bom, essa “sujeira” elétrica pode viajar pelo cabo de áudio (ou até mesmo pela alimentação USB da caixinha, se ela for USB) e chegar na caixinha de som.

Conectar o fio terra na parede para “aterrar” o PC não é o ideal e pode trazer problemas. Funciona como um quebra-galho pra você não levar choque, mas não é um aterramento seguro e eficaz. Isso pode:

• Não proteger direito: Em caso de um problema elétrico sério, seu PC pode não estar protegido e você pode levar um choque mais forte.
  • Causar ruído: Pode até piorar alguns chiados no som, por exemplo.
2 curtidas

Meu PC está conectado a um equipamento de som e também tinha chiado irritante.
Como resolvi o problema ?
Peguei um vaso de flores de PVC, coloquei terra molhada, criei um cabo com fios de cobres enterrados na terra molhada ligando nos cabos P10 da mesa de som e o P2 no PC
Resolvido o problema.

Repare na setinha da direita, o fio “branco” esse é o aterramento que está ligado no vaso de PVC com terra molhada e a setinha da esquerda é o cabo do PC.

E esse é o meu “MC10” de 10 canais que nada mais é que um poderoso filtro de linha que impede qualquer vazamento de entrada e saída de corrente elétrica que protege meus equipamentos de som incluíndo o PC

2 curtidas

Sua rede elétrica é monofásica? Se sim, muito provavelmente a causa do problema é a polarização invertida na tomada. Esta é a polarização correta:

Vale a pena ressaltar que, mesmo se a polarização na tomada estiver correta, o uso de adaptadores do tipo “T” pode facilmente invertê-la e causar esse problema.

6 curtidas

Que mal pergunte, qual seria o problema de inverter a polaridade? Corrente alternada tanto faz o lado que você mete na tomada.

1 curtida

Muitas pessoas acham que, por ser corrente alternada, não faz diferença o lado da polarização… E esse raciocínio está errado. As normas elétricas (tanto no Brasil quanto em outros países) descrevem a correta polarização com motivo.

Sim, é verdade que, na absoluta maioria das vezes, o equipamento vai “funcionar” mesmo ligado em uma tomada invertida (em alguns equipamentos, como certas lâmpadas fluorescentes, podem ocorrer mal funcionamento e danos, mas isso é mais raro). Contudo, existem consequências graves por inverter a polaridade, especialmente em termos de segurança.

O padrão apresentado na ABNT NBR 14136 tem dois objetivos principais:

1. Garantir a existência de um pino de aterramento;
  2. Garantir que esse pino de aterramento só encaixe de um lado, para impedir que equipamentos polarizados sejam conectados de forma invertida em tomadas monofásicas.

Ao inverter a polarização, é criada uma situação que favorece bastante a ocorrência de choques elétricos, curto circuito, danos em equipamentos e até mesmo incêndio. E a razão é simples: diversos equipamentos são projetados tendo em mente a existência de um fio “vivo” (fase) e um fio neutro quando conectados a redes monofásicas.

Em uma instalação monofásica de 127V, o potencial elétrico da fase é de… 127V. O neutro, por sua vez, estará com o mesmo potencial do aterramento. Ou seja, não passa corrente se alguém tocar apenas no fio neutro (exceto em caso de falhas elétricas). E vários equipamentos são fabricados com isso em mente.

Em determinados circuitos, como lâmpadas e torradeiras, por exemplo, a parte do socket (ou as bobinas de aquecimento da torradeira, no segundo caso) só fica energizada quando a chave está na posição “on”. Contudo, se o “eletricista” fizer um péssimo trabalho e inverter a polarização da tomada, o aparelho estará sempre energizado, mesmo com a chave desligada. Temos aí um belo risco de segurança.

Fontes de computador são fabricadas com isso em mente. Elas possuem caixa metálica, chave de liga/desliga e diversos componentes de proteção (fusíveis, varistores, etc.) que partem do pressuposto de que um dos fios será “vivo” (ou “quente”) e o outro neutro em uma instalação monofásica. Portanto, esses componentes são instalados em torno da proteção desse fio “vivo”. Se inverter a polarização, você pode ter “vazamento” de energia, como o colega autor do tópico.

Já estou acostumado a ver tópicos sobre computador dando choque… Muitas pessoas apontam para a falta de aterramento, mas na maioria esmagadora dos casos o problema está sendo causado por uma instalação elétrica mal feita - que inverteu a polarização da tomada - ou a utilização de algum adaptador do tipo “t” (ou “benjamin”), que pode inverter a polarização mesmo em uma tomada instalada corretamente. :wink:

8 curtidas

Quer resolver todos os seus problemas compre um nobreak, mesmo que a rede elétrica falha ou oscila ele continua funcionando seus dispositivos eletrônicos.

Obrigado pela resposta.
Sim, é monofásico, mas verifiquei e a polaridade está como você mostrou na imagem.

Estou usando um filtro de linha da Clamper, comprei justamente por sofrer com danos elétricos nos meus computadores a anos.

Não sei como são as ligações internas desse filtro de linha. Um fato interessante é que quando coloco a chave teste (pra verificar), mostra que o pino do terra está energizado. Não sei se isso é normal.

Muito obrigado pela explicação detalhada.

Realmente, um aterramento correto é necessário e importante.

E uma dúvida me surge. Um PC que está vazando corrente, mas conectado a um aterramento, está gastando mais energia?

Sobre a importância da polaridade, eu entendi, mas mesmo conectando na posição correta, o computador não estaria ainda energizado?

Na questão da polaridade estar certa, pra mim faz sentido na hora de desligar na chave (de liga e desliga, da fonte), que se não estiver na posição correta ainda vai continuar mandando corrente pra máquina.

Kkkkkk, achei curiosa sua solução. Já vi uns improvisos desse jeito.
Obrigado por compartilhar.

A maioria dos ruídos em sistemas de som é causada por vazamento de corrente e são chatíssimos, eles aparecem até nas gravações de áudios.

1 curtida

Eu estava quase fazendo isso.
Obrigado por dar a ideia :oncoming_fist:t2:

1 curtida

É importante reforçar que no-break só deve ser comprado se for online, senoidal e de dupla conversão. O preço costuma ser proibitivo para aplicações residenciais.

“No-breaks” baratos na realidade são estabilizadores com baterias de moto, e causam todos os males que um estabilizador comum causaria.

Para aplicação doméstica, o bom e velho filtro de linha com DPS tende a ser a melhor solução.

Você está usando algum adaptador do tipo “T”? Se sim, verifique se todas as tomadas do próprio filtro estão com a polarização correta. Esses adaptadores invertem a polarização de um ou mais equipamentos ligados neles, a depender da posição da conexão.

Não é normal. Existe algum equipamento como ventilador ligado na mesma fiação compartilhada por essa tomada? Ou algum aparelho qualquer que possa estar operando com a polarização invertida?

Você está tendo uma fuga de corrente, então me parece que sim.

As proteções da fonte são projetadas partindo do pressuposto de que, ao operar em rede monofásica, um fio será “vivo” e outro será neutro. E o projeto considera exatamente qual é qual. Mesmo com a máquina ligada, a polarização invertida prejudica ou anula o funcionamento desses sistemas de proteção.

3 curtidas

Antigamente descalço levava um coice de choque até usando um teclado no 486.
Hoje você leva um coice até calçado com chinelos havaianas kkkk
Digo isso por anos de experiência usando o K6-2 500

Obrigado por essa explicação detalhada.
Já tinha ouvido que um filtro de linha de qualidade era o suficiente. Depois de ver uns reviews, adquiri um da Clamper.

Possivelmente a tomada do monitor.

Faz sentido. Muito obrigado pelas explicações.

Aliás muito obrigado pela atenção de todos.

Vou testar mudar o lado da pra ver se a polaridade interfere.

A maioria das casas que foram contruidas por pessoas doa anos 90 pra tráz, não foram contruidas com um cabeamento pra aterramento. É um conceito de segurança relativamente novo. Mas como antigamente existiam muitos incendios, equipamentos queimando, etc, hj é adotado pelos eletricistas que estudaram a NR-10, como padrão de seguraqnça pras casas.

Então o melhor é fazer como o @KairanD sugeriu e passar um cabo nas mesmas dimensões do faze e do neutro do quadro até essa tomada em questão (mas seria mais seguro pra sua vida colocar em todas da casa). E lá no Quadro de Energia vc faz esse aterramento com o Neutro que vier entrando da concessionária. Porquê o Neutro que vem do poste é aterrado. Mas se vc ligar juntando O Neutro do poste, O Terra da casa, e O Terra que vc tá querendo levar até a tomada, é melhor pra drenar a corrente que é fugindo.

Antes, é bom é vc ver com alguém que tenha um multmímetro pra c ver de quanto é essa fuga de corrente, medindo do PC pra o NEUTRO. E do Neutro, pra parede. Pq se a fuga de corrente for muita e vc ligar um atarramento, pode ser que queime o aparelho na hora.
Se a fuga de corrente for de uma tensão alta (acima em torno dos 90v) é bom dar uma manutenção no seu aparelho pra ver aonde é a fuga, e ver se não dar pra corrigir antes de ligar no terra e possivelmente queimar o aparelho.

ISSO NÂO È ATERRAMENTO, isso é um MEME, CUIDADO!!!
O que vc criou foi uma massa.
Tanto que se o equipamento gerar um som alto, vc vai ver que o chiado volta por um leve instante.
Isso só dá um pouco mais de tempo do capacitor do filtro conseguir filtar o chiado.
Se o filtro do som não já tiver ficando ruim, é bom dar uma testada.
E corre o risco de que se tiver um surto de energia aonde vc for usar o som, queimar ele.

Porquê “o que tira o choque, não é o barro da terra” num aterramento, e sim porquê o poste de energia da rede tem um cabo na terra (ligado no barro) ligado no neutro do de onde vem a fase.

Um choque acontece pq o nosso corpo trabalha com energia pr se movimentar, por isso ele conduz melhor a eletricidade pra o chão (terra) que uma parede, por exemplo.
Mas como um fio conduz melhor que o noso corpo… Se esse fio estiver já conectado AO Terra (NÂO Á UMA TERRA), a energia vai passar pelo fio, ao invéz do nosso corpo.

E é por isso que a gente não toma choque no chuveiro elétrico (SE ELE TIVER ATERRADO)

1 curtida

Fala aí rapaz, beleza ?
Pois é eu sempre faço isso, não que eu quero mas por enquanto meus equipamentos estão bem isolados.

Cada componente ligados em seus devidos canais independentes, se caso ocorrer sobrecarga de energia o fusível queima somente no interruptor do canal onde está o dispositivo.