Tentei instalar o opera mas acho que cancelei antes da instalação estar completa. Tentei desligar o note e pedia senha. Agora tenteiatualizar o popos e apareceu esse erro, como proceder?

Acho que baixei o rpm e uso popos, tá certo isso?
Tentei instalar o opera mas acho que cancelei antes da instalação estar completa. Tentei desligar o note e pedia senha. Agora tenteiatualizar o popos e apareceu esse erro, como proceder?

Acho que baixei o rpm e uso popos, tá certo isso?
Esse erro significa que existe um outro app usando o apt/dpkg e aparentemente é um front-end. Existe algum software como o synaptic aberto? Ou algum terminal rodando algum “apt alguma coisa”?
Caso não e seja realmente um erro, de um arquivo que ficou sem ser apagado, você pode remover esses arquivos de lock do sistema.
sudo rm /var/lib/dpkg/lock
sudo rm /var/lib/dpkg/lock-fronted
Esse “lock” existe para evitar que pacotes seja quebrados quando você tentar executar duas coisas ao mesmo tempo, dependendo, o programa deixa na fila, assim que acaba uma coisa, começa outra.
Para instalar o Opera no Pop, só pesquise ele na loja e instale a versão em flatpak. Versão RPM realmente não é para o Pop, é para Fedora geralmente.
Conforme a imagem abaixo, só pesquisar pelo browser na loja.
Se quiser baixar a versão .deb, dá para baixar do site oficial também:
Só clicar em baixar que ele baixa o .deb automaticamente.
Como saber se existe algum app rodando no front? E como encerrar o processo caso esteja rodando? E o opera tá instalado e funciona. Como desinstala-lo? O apt get remove não deu certo…
Verifica se o Opera não foi instalado via snap
No terminal:
snap list | grep opera
Possivelmente você deva conseguir encontrar algum processo referente ao dpkg, ao apt ou a pkgexec no monitor do sistema, caso algo esteja rodando.
Geralmente é bem óbvio, a ponto de você literalmente ter o app aberto. Esses arquivos costumam ser apagados nos reboots, e mesmo assim eles existirem, podem ser algum outro problema, tentar remover manualmente como eu mostrei, pode ser uma solução.
Repare, inclusive, que a mensagem te erro esta te informando qual processo exatamente está “segurando” o apt, com o PID de 10481, você pode olhar no monitor do sistema, que processo é esse e finalizar se for o caso.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.