bom dia/boa tarde/boa noite,
eu fiz uma instalação do ubuntu 24.04 LTS, o meu notebook tem 500gb em ssd nvme e 1tb em hd. E fiz o seguine particionamento de disco:
|repartição | tamanho | comentários |
|— | — | — | —|
/boot | 1 GB | |
/boot/efi | 1.13 GB | gerados automaticamente |
/tmp | 5 GB | |
/var | 5 GB | |
swap | 16 GB | 2x a ram do note, seguindo umas recomendações que li |
/‘root’ | 100 GB | |
/home | 1.371 TB | |
eu criei as repartições pensando em usar o computador para estudar programação. Eu fui lendo e seguindo algumas recomendações, mas imagino que não esteja mt perto do ideal já que é a primeira vez que faço isso.
Assim sendo, devolvo a pergunta para vocês da seguinte forma: 1) a repartição foi mal feita? e porque ?; 2) no caso especifico do /var, que esta dando esse sinal de pouco espaço, a causa é a má alocação de espaço ? ou é uma questão de fazer limpezas mais constantes ?
agradeço de antemão toda ajuda que me for dada, e peço desculpa caso seja algo absurdamente trivial
aproveito para deixar aqui o print do /var
Não precisa de todo esse particionamento fragmentado. Basta fazer um /boot/efi de 1GB (algumas distros já criam esse automaticamente), uma partição swap e caso vc for dividir sua /home da / fazer uma / de 40 a 60GB e o resto pra /home.
Em resumo:
/boot/efi - Tamanho 1GB
Swap - 4 a 8GB
/ - Resto do espaço em disco
/boot/efi - Tamanho 1GB
Swap - 4 a 8GB
/ - 40 a 60GB (pode ser ate 100GB)
/home - Resto do espaço em disco
Agora respondendo suas perguntas:
- A repartição foi mal feita? e porque?*
Foi e sem necessidade!
- no caso especifico do /var, que esta dando esse sinal de pouco espaço, a causa é a má alocação de espaço?
Exatamente.
- Ou é uma questão de fazer limpezas mais constantes?
É uma questão mau particionamento.
2 curtidas
po, aproveitando o gancho. A única forma de arrumar isso é formatando o linux novamente ?
Sim porque vc provavelmente teria que refazer a /root toda. As partições que tu criou vem antes dela. Logo pra evitar perda de dados durante um redimensionamento o indicado seria formatar realizando um melhor particionamento.
1 curtida
Atente que os pacotes flatpak instalados no sistema vão para a pasta var, e facilmente eles vão crescendo. Aqui meu /var tem 75GB, principalmente pelos 2.5GB do flatpak, 9GB de banco de dados e 35GB de discos das máquinas virtuais.
Tecnicamente não precisa reinstalar o sistema, mas precisa sim iniciar em modo live se quiser fazer a alteração. Segue a dica:
- Entrar modo live
- Montar as partições raiz e var
- Copiar todos os arquivos da partição var para a partição raiz, diretório var (copie como root preservando as permissões - cp -ar)
- Editar o arquivo da partição raiz/etc/fstab e comentar a linha que monta o var da partição.
- Iniciar o sistema e deve estar funcionando belezinha
- Depois de alguns dias, sequiser recuperar o espaço em disco, dá pra apagar a antiga partição var e redimensionar os sistemas de arquivos adjacentes.
Claro, talvez seja mais fácil instalar novamente, mas só pontuando que tecnicamente não precisa reinstalar jamais!
3 curtidas
Não entendi o motivo de você querer criar a partição de var e tmp separadas. Caso o sistema inteiro esteja em BTRFS e você quisesse deixar tudo mais separado, dentro do volume @ você criaria subvolumes, no caso, @var e @tmp mas dentro do mesmo volume do root compartilhando mesmo tamanho em disco e criaria outro volume @home separado. Caso não seja esse intuito, como mencionado pelos colegas, basta apenas criar a /boot/efi(1GB é o suficiente e em formato FAT32 ou VFAT), / (Uns 60 a 100GB) e /home(O restante do disco). Para os formatos da partição root você escolhe o formato se vai ser BTRFS, EXT4, XFS e assim por diante e assim como para a /home também. Para a SWAP você tem 3 alternativas: Criar uma partição física no disco, utilizar o swapfile ou utilizar em modo zram. Finalizando, se você não tem nada mega importante, eu formataria e instalaria tudo do zero novamente.
2 curtidas
evite esse tipo de particionamento. menos é mais. um /boot/efi, / e swap de 2GB tá d muito bom tamanho.
1 curtida
acabei optando por realizar instalar novamente o OS, entendi que não era necessário. Porém foi mais fácil. Muito obrigado a todos tanto pelas dicas quanto pelos ensinamentos!
Fiz a reinstalação apagando toda as repartições, e deixando o próprio linux arrumar as repartições internas do ssd, pq eu preciso do pc no curso que estou fazendo . Mas no futuro voltarei a fazer os particionamentos, até para poder aprender a mexer melhor no OS, até pq percebi que ele não deu uso ao hdd de 1tb no processo, ele só formatou e usou o sdd.
ps: percebi tb que vou precisar aprender mais sobre os formatos de memoria (ext4, btrfs, xfs, fat32, vfat) e utilidades delas dentro do sistema linux.
2 curtidas