VAPPI Finalmente Funcionando Bem no Pinguim

Olá a todos que visualizarem, este tópico é meu primeiro sobre noticias.

Cada atualização do Mesa Driver (ficava louco, entenderam mais a frente) pois eu havia trocado minha GPU NVIDIA por AMD e a renderização de vídeo por GPU nas AMDs no Linux até então deixava a desejar, levara quase o mesmo tempo da renderizando via software.

Quando eles anunciaram que a versão 21.0.0 do Mesa Driver viria com suporte ao HEVC (fonte: Mesa 21.0 Adds Radeon HEVC SAO Encode Support - Phoronix) fiquei animado ai logo atualizei, mas continuou na mesma, mas continuei a espera e para minha surpresa a versão 21.1.0 dev nossa esta funcionando muito bem com a minha RX 550 2gb.

Um pouco de historia, o Driver da NVIDIA já tem o suporte a HEVC já a bastante tempo o NVENC, tanto no Windows quanto no Linux. Para Windows eu não sei qual nome do componente de driver que usa o HEVC para GPU’s AMD, no Linux é VAPPI usando driver free.

A versão mais estável atualmente é a Mesa Driver 20.3.3, ela ainda tem porblemas para renderizar usando HEVC.

Gratificantemente,
Gabriel (Utherbone)

1 Curtida

Compilei a versão 21.0.0_rc3 e não funcionou direito a captura de tela com vaapi pelo obs studio. Daí nem consegui testar tempo para compactar no kdenlive. Gentoo aqui. Voltei pro estável 20.2.6.

1 Curtida

O Kdenlive é quebrado para Vappi, também no FFMPEG de certa forma, não importa qual profile usar ele sempre usa a CPU para codificar o video, já o FFMPEG CLI tive ótimos resultados um video de 30s foi codificado em 20s, entretanto a CPU acaba sendo usada junto e resolução acima de 720p engasga e o video fica travado, creio que em GPUs mais fortes como RX580 isso não deva acontecer. Lembrando que a versão que vi que esta funcionando bem é a DEV 21.1.0

Lembrando também que minha placa mãe não tem GPU nem meu processador i7-950 logo impossível usar o VAPPI para VGA Intel.

Agora no OBS o VAPPI realmente usa só a GPU com picos de performance ainda não é estável mas a saída é perfeita. Isso esta sendo muito bom que jogo e gravo a tela do PC.

1 Curtida