Vantagens e desvantagens em usar uma VPN no Linux

Se você usa Linux, seja para navegar na web, usá-lo como servidor VPN, ou para hackear pessoas (brincadeira!), é essencial e vale a pena entender os prós e contras de usar uma VPN.

Uma VPN eficaz funciona roteando todo o tráfego da Internet por meio de outro computador. Isso significa que, se você usar a Internet com uma VPN, o computador/servidor remoto pelo qual o tráfego está sendo roteado se tornará a fonte de dados.

Em suma, uma VPN permite proteger o tráfego entre dois locais, seja um servidor VPN que você configurou em casa ou num provedor de terceiros, ou mesmo entre sua localização e seu escritório de trabalho!

Todo o seu tráfego de dados é roteado através de um túnel virtual criptografado. Nem mesmo seu ISP ou outros podem ver quais sites você visita ou os dados que envia e recebe.

Vantagens

  • Privacidade: você pode não estar ciente de quantas pegadas deixa para trás quando navega na internet. Uma VPN disfarçará seu IP e criptografará sua conexão, tornando-a verdadeiramente anônima.

  • Segurança: quanto mais anônimo você for, mais seguro estará. Ter um novo endereço IP toda vez que você estiver online pode ser suficiente para impedir ataques de doxxing e DDoS. Além disso, se você tem o hábito de se conectar com frequência a pontos de acesso Wi-Fi, nunca terá certeza se a rede é segura.

  • Desbloquear sites: a VPN ajuda a resolver todos esses problemas. É ainda mais útil em países restritivos.

  • Torrent: os usuários do Linux dependem muito das redes P2P para trocar arquivos ISO do sistema operacional, que tendem a ser um pouco incompletas e nem sempre se sabe o que está baixando. Uma VPN ajuda você a manter a privacidade durante o download e a evitar avisos de violação de direitos autorais.

  • Evite a limitação da largura de banda: alguns ISPs impõem restrições a um tipo específico de tráfego. Se as páginas web forem carregadas quase instantaneamente, mas o download de arquivos demorar uma eternidade, o culpado pode ser seu ISP. Uma VPN disfarça seu tráfego, impossibilitando a restrição com base em seu tipo.

Desvantagens

  • Velocidade: embora algumas VPNs afirmem aumentar a velocidade da sua internet, eventualmente experimentará quedas na velocidade da sua conexão. Existem muitas variáveis quando se trata de velocidade da VPN, difíceis de mensurar.

  • Segurança e privacidade: Dependendo de qual VPN você usa, nunca haverá 100% de segurança e privacidade, principalmente se usar uma gratuita. As VPNs pagas melhor criptografia e maior segurança. Mas… mesmo assim, eles podem registrar seu tráfego, permitindo que o governo rastreie o que faz online, especialmente se você tiver intenções maliciosas.

  • Rastreamento de sites: se você estiver usando uma VPN, o rastreamento ainda é possível via cookies de sessão, que usam sua informações para login e o IP público real, em vez do da VPN.

  • Difícil de configurar: quando se trata de Linux, você fica com muitas opções esmaecidas ao usar uma VPN. É fundamental configurá-la corretamente e evitar - por exemplo - vazamentos de endereço IP e DNS.

Você precisa de uma VPN?

Depois de considerar as vantagens e desvantagens de utilizar uma VPN, você deve selecionar uma para usar os recursos de segurança e proteção que ela oferece, acessando informações filtradas, banidas e com restrição geográfica.

Depende inteiramente de você usar uma VPN comercial de alta qualidade ou uma não paga. Para evitar a restrição de largura de banda, use uma VPN que forneça uma conexão de alta velocidade e largura de banda ilimitada.

Antes de comprar uma VPN, pesquise as melhores do mercado. Isto irá ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

FONTE: aqui

3 curtidas