Vantagens e desvantagens de usar o Linux

Linux é uma palavra da moda. Ouve-se sobre ele aqui e ali; comenta-se sobre ele nos fóruns de tecnologia; faz parte do currículo do curso; seus YouTubers de tecnologia favoritos ficam animados ao mostrar sua versão do pinguim. Os desenvolvedores que você segue no Twitter são todos fãs.

Basicamente, o Linux está em toda parte e todo mundo continua falando sobre isso. E isso lhe dá FOMO. Então, você se pergunta sobre as vantagens do Linux e se realmente vale a pena tentar.

Vantagens de usar Linux

Considerando que esteja curioso sobre o Linux como um sistema operacional alternativo, faz sentido que conhecer suas vantagens, para nunca se arrepender de sua decisão, se ela se destacar no que você quer que ela faça.

Não há necessidade de comprar uma licença

Você precisa possuir um dispositivo Apple para usar o macOS, como seu driver diário e uma licença do Windows para usar o Windows da Microsoft. Portanto, você precisa de um pouco de investimento com essas opções. Mas, com Linux? É inteiramente grátis.

Existem muitos softwares disponíveis gratuitamente, quando comparados ao Windows e ao macOS. Pode-se experimentar as principais distribuições Linux, sem pagar por uma licença. Claro, é possível doar para apoiar o projeto, se você realmente gosta.

O Linux é totalmente de código aberto. Qualquer pessoa pode inspecionar o código-fonte quanto à transparência.

Pode ser executado com recursos mínimos do sistema

Quando os usuários pensam em tentar outro sistema operacional, é porque estão frustrados com o desempenho de seu sistema, ou para reviver um antigo laptop ou um sistema que está defasado.

As distribuições Linux rodam em hardware decente. É desnecessário ter o mais recente e melhor. Além disso, existem distribuições Linux leves para rodar em hardware mais antigo, sem problemas.

Assim, há maiores chances de reviver umsistema antigo ou obter um computador de desempenho rápido em pouco tempo, com o Linux.

Menos exposto a malware

Nenhum sistema operacional está a salvo de arquivos ou scripts maliciosos. Se você baixar e executar algo de uma fonte desconhecida, não poderá garantir sua segurança. No entanto, as coisas são melhores para o Linux. No desktop ainda não é algo para se preocupar.

Atores maliciosos visam plataformas que são mais populares, e o Linux não tem uma grande participação no espaço de desktop, para atrair esse tipo de atenção. Tudo o que você precisa fazer é seguir os pacotes de software oficiais e ler as instruções antes de fazer qualquer coisa.

Como uma vantagem extra, você não precisa necessariamente de um programa antivírus para obter proteção contra malware.

Costumização

Com um código-fonte aberto, você tem a liberdade de personalizar sua experiência Linux o quanto quiser.

Claro, necessita-se de um pouco de conhecimento técnico para usá-lo melhor. Mesmo sem nenhuma experiência, obtém-se mais recursos de personalização em seu sistema operacional, quando comparado ao macOS e ao Windows.

Quem gosta de personalizar sua experiência e está disposto a fazer um esforço extra, consulte o guia de personalização do KDE e as opções de encaixe para obter ideias básicas.

Algo para todos

Com o macOS ou Windows, você fica limitado às opções de design/preferência finalizadas pela Microsoft ou pela Apple. No Linux, há várias distribuições Linux com focos distintos.

Você pode obter algo que parece bonito fora da caixa ou algo que oferece opções de personalização malucas. Você não ficará sem opções com o Linux. Pode-se começar com as opções que oferecem a melhor experiência do usuário .

Ambiente de Desenvolvimento Completo

Para um desenvolvedor de software ou estudante aprendendo a codificar, o Linux definitivamente tem uma vantagem: muitas das ferramentas de compilação estão disponíveis e integradas ao Linux. Com o Docker, você pode criar facilmente um ambiente de teste especializado.

A Microsoft sabe sobre essa parte e é por isso que criou o WSL, dando aos desenvolvedores acesso a ambientes Linux dentro do Windows. Ainda assim, o WSL não chega nem perto da experiência real do Linux. O mesmo vale para usar o Docker no Windows.

O mesmo não pode ser dito sobre web design, porque as cobiçadas ferramentas da Adobe ainda não estão disponíveis no Linux. Mas se você não precisa da Adobe para o seu trabalho, o Linux é uma boa escolha.

Aprender Linux é uma habilidade que você deve ter!

Há uma curva de aprendizado para usar o Linux, mas ele fornece informações sobre várias coisas. Você aprende como as coisas funcionam, em um sistema operacional, explorando-o e personalizando-o, ou apenas usando-o.

Nem todo mundo sabe como usar o Linux. Portanto, pode ser uma grande habilidade ganhar e expandir seu conhecimento de software e computadores.

Linux é uma habilidade de trabalho em demanda

Você pode trabalhar para se tornar um administrador de sistema Linux ou um especialista em segurança e preencher várias outras funções de trabalho, aprendendo os fundamentos do Linux. Então, aprender Linux abre uma série de oportunidades!

Amigável à privacidade

Atualmente, não se pode usar o Windows sem uma conta da Microsoft. E, ao configurar o Windows, você descobrirá que ele tenta rastrear os dados de vários serviços e aplicativos, desrespeitando sua privacidade por padrão.

Esse não é o caso do Linux. Embora alguns aplicativos/distribuições possam ter um recurso opcional para compartilhar informações úteis com eles, isso nunca foi um grande problema. A maioria das coisas oferecem privacidade máxima por padrão, sem a necessidade de configurar nada.

A Apple e a Microsoft, por outro lado, têm táticas inteligentes para coletar dados do seu computador. Ocasionalmente, eles registram sua atividade na loja de aplicativos e, enquanto você está conectado, por meio de sua conta.

Projetos de bricolage e auto-hospedagem

Tem um artífice em você? Se gosta de fazer projetos eletrônicos ou de software, o Linux é o seu paraíso. Você pode usar o Linux em computadores de placa única como o Raspberry Pi e criar coisas legais, como consoles de jogos retrô, sistemas de automação residencial etc.

Pode-se implantar software de código aberto em seu próprio servidor e mantê-lo. Isso é chamado de auto-hospedagem e tem as seguintes vantagens:

  • Reduza os custos de hospedagem
  • Assuma o controle de seus dados
  • Personalize o aplicativo/serviço de acordo com suas necessidades

Claramente, você fará tudo isso diretamente com o Linux ou ferramentas construídas em cima dele.

Desvantagens do Linux

Linux não é uma escolha perfeita. Assim como tudo, existem algumas desvantagens no Linux também. Esses incluem:

Curva de aprendizado

De vez em quando, não se trata apenas de aprender uma nova habilidade, mas de sentir-se confortável o mais rápido possível. Se um usuário não conseguir realizar a tarefa que pretende fazer, não é para ele. Isso vale para todos os sistemas operacionais.

Alguns usuários entendem mais rápido do que outros. Mas, em geral, quando você entra no mundo Linux, você precisa estar disposto a se esforçar um pouco, para aprender as coisas que não são óbvias.

Variedade

Escolher uma das melhores distribuições Linux adaptadas para iniciantes pode ser difícil no início. Então experimente várias, vendo a melhor para você, o que pode ser demorado e confuso.

É melhor se contentar com uma das distribuições Linux. Mas, se você permanecer confuso, pode ficar com o Windows/macOS.

Participação de mercado no espaço de desktop

Linux não é um sistema operacional de desktop popular. Isso não é motivo de preocupação. No entanto, sem ter uma presença significativa no mercado, você não pode esperar que os desenvolvedores de aplicativos criem/mantenham ferramentas para Linux.

Claro, existem muitas ferramentas essenciais e populares disponíveis. Mas continua sendo um fator que pode significar que nem todas as boas ferramentas/serviços funcionam no pinguim.

Falta de software proprietário

Como mencionei acima, nem todos estão interessados ​​em trazer suas ferramentas/aplicativos para o Linux. Você pode não encontrar todas as boas ofertas proprietárias para Windows/macOS. Claro, pode usar uma camada de compatibilidade para executar programas destes SO’s.

Mas isso não funciona o tempo todo. Por exemplo, você não tem suporte oficial do Microsoft 365 para Linux e ferramentas como o Wallpaper Engine.

Não é um sistema operacional voltado para jogos

Se você quiser jogar em seu computador, o Windows continua sendo a melhor opção para oferecer suporte aos mais novos hardwares e tecnologias.

Quando se trata de Linux, existem muitos “se e mas” para uma resposta clara. Você pode consultar o guia de jogos para Linux para explorar mais, se estiver interessado.

Falta de suporte técnico profissional

Existem opções de suporte técnico que podem orientar os usuários/corrigir problemas remotamente em seu laptop ou computador. Pode-se buscar ajuda da comunidade, mas nem sempre é simples, quanto alguns serviços profissionais de suporte técnico.

Você ainda terá que fazer a maior parte do hit e tentar coisas por conta própria; e nem todo mundo gostaria.

FONTE: aqui

4 curtidas

Interessante!

Agora, quanto as desvantagens não vejo que cabe inserir a questão “não é um sistema operacional voltado para jogos”.

Se pensar bem, Windows e macOS também não são sistemas operacional voltados para jogos. São sistemas de propósito geral e assim como sistemas com LInux podem ser otimizados para jogos.

Agora, diferentemente do Windows e macOS há distros específicas ootb para jogos com base Linux. Valve está ai mostrando isso como uma plataforma comercial, com suporte, garantias e tudo mais. Pensando em alternativos tem zilhões de variantes de consoles chineses tipo steamdeck que trazem também um sys base Linux.

Enfim, só pondero isso estar elencado como uma desvantagem enquanto que isso não é vantagem nem em Win nem em macOS. E não estou falando pelo fato de que quase todos jogos de pc são feitos pensando em Win primeiro, mas porque a própria MS tem o Windows e não o Windows Game, rs. Tipo isso.

Então, ao invés de colocar isso como uma desvantagem do sistema Linux é melhor colocar isso invertido como uma vantagem de sistema Linux sobre os demais, afinal temos plataforma comercial especializada em jogo e com finalidade final de jogos no mundo Linux, independente se é para rodar jogo nativo linux ou de windows ou emuladores…

Uma perspectiva diferente.

7 curtidas

Eu creio que vantagens e desvantagens são muito relativas em todo tipo de sistema operacional, pois o que é vantagem para alguns em um sistema operacional X, é desvantagem para outros que usam um sistema operacional Y e vice-versa.
Isso sem contar que ninguém, em sã consciência, usa algo por causa das desvantagens.

1 curtida

Concordo plenamente com isso ! e pq ?
Nem todo mundo gosta ou quer ser escravo da Steam ou qualquer outro serviço que dependa de uma conexão para se jogar, e eh aí que surge o problema
Tem usuário que prefere a mídia física, ou adquirir o jogo de outra forma, seja download ou com amigo, e nisso surge o problema da instalação e configuração
O Wine nao eh perfeito, e mesmo com diversas configurações oferecidas por Lutris, Bottles entre outros, nao eh garantia do jogo rodar, ja no Windows eh soh clicar no install e next next

2 curtidas

A versatilidade de fazer oq quiser pra mim é a melhor coisa que há.
Bem legal o texto.

Entendo o seu ponto de vista.
Mas há tempos eu sequer tenho comprado jogos desenvolvidos excluisavamente para Windows.

O estúdio que quiser focar e lançar um AAA apenas para esta plataforma, beleza. Prefiro gente que tem mais foco em diversidade e que me propicia tanto ou mais diversão numa plataforma que jogo mais.

Digo isto hipoteticamente, claro, porque depois que fui pai não sei mais o que é jogar kkk

Steam always online para jogar? Só usar o modo Off-line

Ué, o a Steam faz o que? Baixa um jogo, né. Se a pessoa pretende praticar pirataria aí tem que se lascar mesmo.

Quem ainda usar CD/DvD em 2022 para um jogo moderno? Se for falar de jogo da época de DOS e Windows 98, nem no Windows roda-se direito.

O modo offline da steam não é tão bonito assim, já aconteceu de eu levar um notebook para uma chácara para jogar com a minha família e deixar minha steam em modo offline, depois de alguns dias a steam simplesmente pediu para logar e eu tive que caçar uma internet para conseguir logar novamente.

GOG, um exemplo de plataforma de venda que não depende de estar online para jogar, apenas para instalar os jogos.

Steam ou Epic não são as únicas plataformas de distribuição digital de jogos que existe.

Não é porque você não conhece ou não gosta que não exista quem goste. Edições de colecionador costumam vir com cópia física do jogo, alguns vêm apenas uma caixa com um código de ativação, mas outros jogos, como Deathloop, enviaram cópias físicas do jogo que dependem da internet para instalar (principalmente por conta de atualizações) mas o jogo em si vem com uma cópia física.

3 curtidas

Me referi à instalação; Na Steam, sem conexão vc nao instala e consequentemente nao joga :roll_eyes:

E quem está falando de pirataria cara pálida ? Posso comprar o jogo em mídia fisica original junto com outros 2 ou 3 amigos e depois instalar no PC de cada. Quem quiser piratear, vai da consciência de cada, não sou caxias pra apontar o dedo na cara de ninguém

Eu uso CD/DVD/Bluray ateh hoje ! São os tipos de mídia mais confiáveis para quem não quer perder algo. HD/SSD e Pendrives podem queimar do nada, alem de terem uma vida útil, ja uma mídia ótica bem armazenada, pode durar a vida inteira

3 curtidas

Em momento algum disse que não existia outra plataforma digital. Meu ponto é dizer que a Steam instala um jogo e não existem “soluções” como um console da 7a geração, onde bastava por o dvd e sair jogando

Então me diz um jogo aí que tenha o instalador no BluRay ou um jogo moderno que o Wine e afins não façam rodar que esteja no DvD/Cd? Se o seu ponto for armazenamento em geral, o que o azul tem haver com o rosa? Nunca disse que Linux não funciona com mídias desse tipo…

Jogadores ocasionais e donos de computadores modestos estão muito bem servidos com os jogos para Linux.
Lembro do tempo em que eu tinha um computador com Windows XP e Linux, mas meu computador era modesto. Preferia jogar no Linux, pois não havia tanta opção de jogos para meu computador modesto, e vários deles rodavam melhor no Linux.
Na época, alguns jogos eu mudava do KDE para o Fvwm, objetivando mais memória para o jogo, e assim conseguia rodar alguns jogos no Wine melhor do que nativamente no Windows.

1 curtida

Olha a Minha Solução cara,foi abandonar Steam da minha vida,pra mim a Steam é outro Gnome,Hoje Jogo a Pá de Jogos de Emulador(não vou entrar no mérito da questão pra não ter polemica).E Jogos Nativos do Linux,tudo bem que a Steam tambem tem Nativos do Linux Excelentes.Eu acho curioso que os Fãs de Mac Não reclamam de Falta de Games,estão felizes com seus Sistemas.Hoje em dia Com a Quantidade Absurda de Aplicativos de Código Aberto e Livres,com um nivel de excelência,não devendo a software proprietário,está bom pra mim.O Problema do Linux apenas continua sendo Microsoft,Nvidia e Adobe,e algumas empresas que insistem e produzir o aplicativo pra essas duas plataformas.Mas o Gap Tecnológico no Geral no Linux está muito menor