https://diolinux.com.br/video/vanilla-os-nova-distro-baseada-ubuntu.html
O Vanilla OS é um sistema baseado em Ubuntu que tem algumas promessas interessantes e está gerando expectativa na comunidade. Entenda o que está por vir com mais esta opção.
Distro com muito potencial!
Caramba um conceito tão simples gerou tanto interesse assim na comunidade linux?
Uso Debian no Laptop aqui, e sinto falto de uma Distro atualizada mas estável, com GNOME em dia. O GNOME dificilmente dá problema em Rolling Release (uso Manjaro GNOME aqui, e nunca tive problema com o GNOME em si), logo, não tem muito problema em tê-lo atualizado.
To curioso!
Quem quiser aprender a deixar uma distro imutável:
Esperançoso.
To fazendo umas brincadeiras aqui pra ver como funciona mas os repositórios nem estão online. Ai enfraquece.
Mas a impressão positiva que me passou é que essa vai ser a primeira distro com gnome voltada para o usuário domestico. Isso vai ser muito bacana.
Quero testar o beta,mas da muito trabalho para gerar a ISO. Tomara que dê certo,porque estou com o fedora e os drives da NVidia sempre quebram qndo atualiza o kernel
Acho que vale a pena esperar para vemos o projeto mais maduro.
Esse é um projeto interessante, vou dar uma olhada pra conhecer.
Versão final, primeira versão estável do Vanilla OS.
Desistiram de oferecer Snap’s por enquanto, motivo: basicamente problemas difíceis de resolver…
To usando a versão estável 22.10 e até agora tudo esta fluindo perfeitamente bem
Só tem que cuidar quem tem SSD pequeno porque esse lance de containers ocupa um espaço consideravel ( no meu de 240gb é a primeira vez que uma distro ocupou mais de 50gb já com todos os programas instalados )
Lembrando que o problema é no novo mecanismo imutável deles não no snap
Não gostei dos containers, tomaram muito espaço do meu SSD. Sem contar no uso com flatpak e outras coisas… Quase não sobra espaço e isso porque tenho 240 GB de SSD, imagine se fosse 120 GB.
Creio ser mais a forma que o sistema A/B funciona, não os contêineres, não sendo tão eficiente como sistemas que usam OSTree. Pede 50gb de HD minimo, talvez não esteja usando BrfFS + recurso de compressão, que poderia poupar espaço… mesmo sem o recurso não ocupa tanto espaço para flatpaks, veja aqui.