Vanilla OS ubuntu based

Tem uma nova distro sendo lançada parece bem promissora, Vanilla OS.
Ainda vão lançar o beta, vou ficar companhando.

4 curtidas

Legal essa distro. Ela esta sendo desenvolvida por um membro da Fundação Gnome e criador do programa Bottles. Seu nome é Mirko Brombin e esse é o twitter dele :@brombinmirko .Curti a proposta da distro e vou acompanhar mais de perto. Valeu!

1 curtida

Vou testar esse Vanilla OS quando sair a versão estável. É a primeira vez nesses 3 anos em que uso Linux, que fico realmente empolgado com uma nova distribuição; acho que porque essa agrega algo, não é simplesmente mais uma “flavour” do Ubuntu (na verdade, é sim, Ubuntu “sabor” baunilha kkkk)

3 curtidas

gostei de proposta, os recursos de usar contêiner parece sem bem legal.

Achei interessante. Acredito que o conceito de imutável é o futuro do desktop, pois dessa forma o usuário leigo só utilizará o computador e pronto, nada de correr o risco de quebrar o sistema.
Pelo visto, a vantagem dessa distro é permitir instalar Snaps, já que as outras distribuições similares só permitem instalar Flatpaks e alguns poucos outros softwares.

Finalmente alguém fazendo um Ubuntu com gnome puro, só não gostei da ideia de ser imutável eu gosto de compilar emuladores não sei como eles se saem em uma base imutável. era algo que eu via que faltava na base ubuntu algo mais puro igual as outras flavours fazem com as variadas interfaces. algo que não se repete na versão ubuntu padrão onde temos um sistema todo custom.

Parece que o Vanilla OS é mais flexível do que outros sistemas imutáveis como o Steam OS e Fedora Silverblue. Terá como desligar essa “imutabilidade” se você quiser, em um painel de controle que estão desenvolvendo:

1 curtida

Eu entendi que o usuário vai poder definir se a distro será imutável ou não, isso com um simples clicar de botão.

1 curtida